loader image
20.08.21 às 10:43

Relatório da UNEP e Akatu mapeia iniciativas em prol da extensão de vida útil de produtos

Conheça políticas públicas e regulatórias adotadas ou em tramitação em diferentes países

Já parou para pensar que muitas vezes descartamos um produto antes da sua via útil terminar? Ou ainda que muitos produtos poderiam durar mais do que de fato duram? Com base nessas reflexões e para estimular uma produção mais sustentável e um consumo mais consciente, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), em parceria com o Akatu, lançou a publicação em inglês Policy Instruments on Product Lifetime Extension (PLE). Ela apresenta iniciativas políticas e regulatórias que buscam promover a extensão de vida útil dos produtos e estão sendo desenvolvidas ou foram implementadas em países como Brasil, França, China, Índia, México e União Europeia.

O objetivo do relatório é divulgar boas práticas de instrumentos que visam estender a vida útil de produtos e  proporcionar uma experiência global sobre o tema, uma vez que  compila leis já aprovadas ou projetos de lei ainda em tramitação que abordam questões como obsolescência programada, durabilidade mínima, conserto de produtos, garantia de produtos e direitos do consumidor. 

“O mapeamento se concentra exclusivamente em políticas que visam estender a vida útil dos produtos, projetando produtos mais duráveis, estendendo seu uso por meio de manutenção e atualizações, recuperando produtos quebrados através de reparo, reforma ou remanufatura”, comenta Fernanda Iwasaka, analista de pesquisa e conteúdos do Akatu.

A extensão da vida útil de um produto é o adiamento da fase final desse produto por meio de uma intervenção nos processos de produção e de consumo. Ou seja, é possível projetar itens mais duráveis para que os consumidores possam usá-los por mais tempo. A prática gera impactos positivos como a economia de recursos naturais e a redução nas  emissões de gases poluentes associados à produção de novos produtos, além de diminuir a geração de resíduos.

As políticas e regulamentações têm um papel fundamental para a promoção da extensão da vida útil de produtos, incentivando empresas e consumidores a adotarem os princípios da economia circular. 

O relatório Policy Instruments on Product Lifetime Extension (PLE) é um produto do grupo de trabalho “Using Product Lifetime Extension to Advance Circular Economy”, liderado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP) e pelo Akatu, e que faz parte do Consumer Information Programme (CI-SCP) da One Planet Network, desenvolvido pela UNEP e pelo International Trade Center em 2017.

Para acessar a publicação na íntegra, clique AQUI.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também