loader image
07.06.23 às 17:43

Vibra fortalece portfólio de energias renováveis

Relatório de Sustentabilidade da empresa traz metas e principais avanços nos âmbitos ambiental, social e de governança
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

A Vibra lança seu Relatório de Sustentabilidade, que traz as principais decisões e caminhos para solidificar a pauta ESG na estrutura de negócios e os resultados obtidos em 2022, além de algumas das ações realizadas no primeiro trimestre de 2023. O carro-chefe da estratégia da companhia é utilizar sua força de liderança no setor e experiência e capilaridade para mobilizar o seu portfólio de energias renováveis, na composição de soluções para uma economia de baixo carbono capazes de atender a demanda da transição energética e ajudar na descarbonização de seus clientes.

Pela primeira vez, o documento apresenta a Agenda ESG da Vibra, com planos de ação e metas específicas para indicadores ambientais, sociais e de governança, desdobradas para várias áreas da empresa. A Agenda ESG tem como foco os temas transição energética, mudança do clima, gestão ambiental e segurança, diversidade e inclusão, investimento social, relacionamento com as comunidades, governança corporativa, gestão de riscos ESG e transparência.

“A nossa visão é de longo prazo e estamos empenhando esforços para fortalecer o nosso core business e desenvolver o alicerce do futuro, que é agregar à distribuidora de combustíveis um portfólio de energias renováveis. Queremos ser protagonistas na transição energética sem correr o risco de minimizar o presente, mantendo nossa liderança e eficiência na distribuição de combustível”, conta o CEO da Vibra, Ernesto Pousada.

No tema mudança do clima, por exemplo, estão os planos de neutralizar as emissões de escopo 1 e 2 até 2025, com foco na redução de emissões das unidades operacionais e administrativas. O compromisso firmado pela Vibra é reduzir as emissões do escopo 1 e 2 em 67%, até 2026, e compensar o restante com a compra de créditos de carbono. Em 2022, reduzimos em 12% nossas emissões de escopo 1 e 2 (em relação ao ano base de 2019), superando a meta de 4% estabelecida inicialmente. Já são $3,9 bilhões investidos em parcerias estratégicas para promover a redução de emissões.

Foram definidos também o compromisso de neutralizar as emissões de escopo 3 até 2050. Para isso, a consolidação de um portfólio de energias renováveis, um conceito inovador no qual a companhia vem trabalhando intensamente nos últimos três anos. Já foram realizados importantes investimentos, na ordem dos R$4 bilhões, para agregar parceiros e negócios que despontam em qualidade nas suas áreas de atuação e garantir a liderança da Vibra nessa caminhada. “Estamos fortalecendo a oferta de um portfólio em soluções em energias renováveis aos nossos clientes, entre elas etanol, biocombustíveis, energia elétrica, gás biometano, diesel verde e eletromobilidade”, explica Pousada. Também vale destacar as iniciativas de descarbonização da cadeia da distribuição, como soluções de transporte e combustíveis mais amigáveis.

“Junto à Copersucar, criamos a maior plataforma de etanol do Brasil, a Evolua Etanol; adquirimos 50% da Zeg Biogás para desenvolver o mercado de biometano; por meio da Comerc, da qual lideramos o bloco que detém 50% de participação acionária, nos tornamos uma das maiores comercializadoras de energia renovável do país; com a EZVolt vamos criar corredores de postos com estações de recarga elétrica em rodovias e espaços urbanos. A Vibra quer ter um papel ativo na descarbonização dos clientes e voz ativa na discussão do mercado regulado de carbono no país”, explica Pousada.

Premiações e reconhecimentos em ESG

No que diz respeito a reconhecimentos da atuação em ESG, pelo 4º ano consecutivo, a Vibra foi selecionada para participar do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 (ISE B3), segue avaliada entre as 10% melhores empresas do setor Varejo no Corporate Sustainability Assessment (CSA) – análise que fundamenta a listagem do índice de sustentabilidade Dow Jones da Bolsa de Nova Iorque. A empresa permanece listada no índice FTSE4Good do FTSE – Financial Times Stock Exchange Russell, uma divisão da bolsa de valores de Londres, e na avaliação da MSCI ESG Research, uma das principais agências de rating ESG globais, a Vibra manteve sua pontuação A, registrando avanços no desempenho das dimensões social e de governança.

O Sustainalytics, outra das maiores agências globais de rating independente de ESG, reconheceu a Vibra com o selo “Industry Top Rated”, na indústria Refiners and Pipelines. Esse selo é concedido para as empresas que superam o desempenho ESG em comparação a outras de seus setores e representa nossa evolução no gerenciamento de riscos de sustentabilidade. Além do selo, a Vibra melhorou o desempenho no rating ESG da Sustainalytics diminuindo o grau de risco no ESG Risk Rating e aumentando a performance em gestão de risco no ESG Risk Management.

A Vibra foi reconhecida no Guia Exame Melhores do ESG 2022 com o Prêmio da categoria Combustíveis, Químicos e Derivados da Revista Exame; está entre as 20 empresas mais inovadoras do Brasil, de acordo com estudo conduzido em 2022 pelo MIT Tecnology Review; está entre as 20 primeiras colocadas (2ª colocada na categoria Varejo e Distribuição) no TOP 100 Open Corps 2022, que seleciona as empresas que mais fazem open innovation com startups no Brasil; foi eleita a “Melhor Empresa no setor de Óleo e Gás da América Latina” por mais de 900 investidores e analistas de todo o mundo, que participaram da pesquisa feita pelo Institutional Investor. Além disso, a empresa também conquistou o primeiro lugar em todas as categorias dentre as Mid Caps, incluindo a de “Melhor ESG” e “Melhor Gestão de crise na Covid-19”.

Governança

A Vibra fez investimentos consistentes para aprimorar a governança corporativa. Entre as ações realizadas em 2022, foram aperfeiçoadas a gestão das áreas que suportam a governança corporativa da companhia, criando um Sistema de Gestão de Integridade que congrega dados e ações das áreas de Ouvidoria, Governança, Controles Internos, Riscos, Conformidade e Ética, em uma plataforma tecnológica amigável, de fácil acesso e fácil compreensão.

Atuamos com um modelo de governança baseado em integridade, ética, transparência e as melhores práticas de compliance, tendo constantemente sua “Governança” reconhecida pelos mais diferentes indicadores e plataformas nacionais e internacionais de avaliação de ESG (ISE B3 e S&P Global).

Aumentou o nosso score da Dimensão Governança Corporativa e Alta Gestão em: Engajamento, Diversidade e Inclusão dos Funcionários; Práticas de Governança Corporativa; Ética nos Negócios; Gestão dos Ambientes Legal e Regulatório; Sustentabilidade do Modelo de Negócio; Práticas de Venda e Rotulagem de Produtos; Segurança de Dados; Impactos Ecológicos; e Qualidade do Ar.

Acesse a versão completa aqui.  

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também