loader image
21.02.17 às 0:00

Walmart passa a vender hortifrútis só de produtores inseridos em seu programa de gestão de risco

O sistema prevê auditoria de fornecedores e análise de resíduos de agrotóxicos, além da rastreabilidade de frutas, legumes e verduras

Desde janeiro, somente produtores rurais inseridos no Programa 3P de Qualificação de Fornecedores de Hortifruti do Walmart fornecem à rede de supermercados.

O sistema prevê auditoria de fornecedores e análise de resíduos de agrotóxicos, além da rastreabilidade de frutas, legumes e verduras. Mais de 550 fornecedores já fazem parte do programa.

No Programa 3P, as auditorias acontecem no campo e são baseadas em Boas Práticas Agrícolas (BPA) e outros requisitos de sistemas de gestão de segurança dos alimentos voltados à produção primária. Dessa forma, o processo também reduz outros perigos físicos, químicos e microbiológicos, e não só os agrotóxicos não autorizados ou acima do limite máximo permitido.

O Programa de Qualificação de Fornecedores de Alimentos do Walmart segue o modelo GFSI (Global Food Safety Initiative), padrão de segurança de alimentos.

As amostras são coletadas nos Centros de Distribuição do Walmart ou nas lojas. As análises são realizadas pela WQS, empresa parceira do Walmart, responsável também pelas auditorias. Os produtos são analisados para identificação de resíduos de agrotóxicos em laboratórios reconhecidos pela NBR ISO/IEC 17025 e pelo Ministério da Agricultura (Mapa) e habilitados pela Anvisa.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também