Emoções, ideias e experiências: novos produtos para o século XXI

O mundo líquido de hoje confunde consumo com felicidade. Pior: ilude ao relacionar o consumo com a felicidade.

Executiva do setor financeiro, a madrinha chega atrasada e estressada à festa de aniversário do afilhado. Envergonhada, ela se desculpa com os pais do menino por não ter tido tempo de comprar um presente. O avô materno testemunha a cena e tranquiliza a madrinha: “Esqueça o presente. Presença é o que importa!”.

Quantas vezes cada um de nós já ouviu esta frase: “a presença é o que importa”? Mas, qual o significado mais profundo desta expressão? Indica que o convívio presencial, o encontro pessoal é o que realmente ...

Por uma longa vida útil dos produtos

Olhe ao seu redor. Há tantas coisas úteis, cumprindo bem seu papel, atendendo suas necessidades, preservando seus alimentos, protegendo e dando conforto ao seu corpo, fazendo a sua conexão ao mundo digital.

No entanto, no dia a dia, a satisfação no uso dos produtos e com o fato deles poderem continuar úteis por muito tempo é atropelada por vários estímulos que nos convidam a comprar substitutos irresistíveis. A reação é natural numa sociedade em que se deixou de pensar na real necessidade e onde a novidade ...

Desafio "De Onde Vêm as Coisas?" é prorrogado

Campanha do Edukatu, que foi prorrogada até 6 de junho, estimula debates nas comunidades escolares sobre o consumo consciente e o ciclo de vida dos produtos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O prazo para participar do Desafio “De Onde Vêm as Coisas?” foi prorrogado. Agora, as equipes têm até 16 de junho para se inscrever e participar do Desafio, que busca estimular discussões nas comunidades escolares sobre o consumo consciente e o ciclo de vida dos produtos a partir de objetos do seu cotidiano.

Escolas do ensino público e privado de Oiapoque ao Chuí, integrantes do Edukatu, estão participando da campanha que quer estimular debates nas comunidades escolares sobre consumo consciente e o ciclo de vida dos produtos. “A ideia é que as atividades do desafio ...

Produção e consumo responsável

É crescente o número de consumidores que cobram atitudes diferenciadas e empresas engajadas na perspectiva do consumo consciente

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A produção e o consumo são grandes impulsionadores da economia e, quando feitos com foco em responsabilidade socioambiental, têm grande contribuição para o desenvolvimento sustentável.

Produzir de maneira mais responsável envolve novas formas de pensar produtos e serviços, inovando em soluções de menor impacto ambiental e maior valor social. Neste cenário, é crescente o número de consumidores que cobram atitudes diferenciadas e empresas engajadas nesta nova perspectiva, dando preferência produtos e serviços sustentáveis.

Em entrevista ao Centro Sebrae de Sustentabilidade, na Semana do Meio Ambiente, Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu, fala sobre exigências de mercado ...

Mata Atlântica: 10 atitudes de consumo consciente para preservá-la

Dicas de como consumir sem degradar este rico bioma

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Mata Atlântica já cobriu 15% do território brasileiro, mas hoje ocupa 1% apenas, segundo a SOS Mata Atlântica, organização não governamental sem fins lucrativos dedicada à preservação deste bioma.

O Instituto Akatu fez uma lista de 10 atitudes de consumo consciente que ajudam a preservar a Mata Atlântica, uma das áreas mais ricas em biodiversidade e mais ameaçadas do planeta,  decretada Reserva da Biosfera pela Unesco e Patrimônio Nacional, na Constituição Federal de 1988.

  1. Compre produtos artesanais de comunidades indígenas, caiçaras e quilombolas, valorizando a sua cultura.
  2. O que entra na floresta deve sair: não jogue ...

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...