loader image
nossa história
DA IDEIA À FUNDAÇÃO
2000
2001

Em setembro, surge o embrião do Instituto Akatu
dentro do Instituto Ethos

No Dia do Consumidor (15/03), o Instituto Akatu é fundado oficialmente
FOCO INICIAL
2001
Lançamento da cartilha “Sou + Nós”, que mostra o poder transformador do consumidor e os impactos de suas escolhas
MÉTRICAS, CONTEÚDOS E PEDAGOGIAS
2002
2003
2004

Akatu dá início a sua linha de pesquisas para
mensurar o grau de consciência dos consumidores

Lançamento do Teste do Consumo Consciente,
ferramenta on-line de autoavaliação do grau de
consciência do consumidor

Criação da Metodologia Pedagógica do Akatu, com estratégias próprias que norteiam todos os conteúdos e atividades do instituto
CONSOLIDAÇÃO DAS ÁREAS DE ATUAÇÃO
2005

Atividades do Akatu passam a ser direcionadas a duas
áreas principais: comunicação e educação

BUSCA POR IMPACTO
2006
2006
2007

Lançamento dos 12 Princípios do Consumo Consciente

Lançamento das Dicas Akatu

Akatu começa a participar de eventos, realizar campanhas
publicitárias e aumentar sua presença junto à imprensa para
dar visibilidade à causa do consumo consciente

AKATU 2.0
2011
2012
Akatu completa 10 anos, lança novo site e inaugura perfis nas redes sociais

Lançamento e apresentação na Rio +20 do Decálogo da
Produção Responsável e do Consumo Consciente (mais tarde
atualizado para os 15 Caminhos para a Sustentabilidade)

A SOCIEDADE DO BEM-ESTAR, COM ESCALA
2013
2014
2014

Lançamento do Edukatu, rede de aprendizagem para o
consumo consciente on-line e gratuita voltada a
professores e alunos do Ensino Fundamental 1 e 2

Lançamento das 6 Perguntas do Consumo Consciente,
roteiro prático para orientar os hábitos do dia a dia

MERGULHO NO DIGITAL
2016
2017
2019

Akatu intensifica sua presença nas redes sociais Facebook,
Instagram, Twitter e LinkedIn, por meio de campanhas de
sensibilização do consumidor

Akatu atua junto ao poder público para a inclusão do consumo consciente da sustentabilidade da BNCC, Base Nacional Comum Curricular

Realização da primeira edição do Desafio Escolas Sustentáveis,
concurso que financiou cinco planos de ação para promover a
sustentabilidade em escolas públicas

nossa história
DA IDEIA À FUNDAÇÃO
2000

Em setembro, surge o embrião do Instituto Akatu dentro do Instituto Ethos

2001
No Dia do Consumidor (15/03), o Instituto Akatu é fundado oficialmente
FOCO INICIAL
2001
Lançamento da cartilha “Sou + Nós”, que mostra o poder transformador do consumidor e os impactos de suas escolhas
MÉTRICAS, CONTEÚDOS E PEDAGOGIAS
2002

Akatu dá início a sua linha de pesquisas para mensurar o grau de consciência dos consumidores

2003
Lançamento do Teste do Consumo Consciente, ferramenta on-line de autoavaliação do grau de consciência do consumidor
2004
Criação da Metodologia Pedagógica do Akatu, com estratégias próprias que norteiam todos os conteúdos e atividades do instituto
CONSOLIDAÇÃO DAS ÁREAS DE ATUAÇÃO
2005

Atividades do Akatu passam a ser direcionadas a duas
áreas principais: comunicação e educação

BUSCA POR IMPACTO
2006

Lançamento dos 12 Princípios do Consumidor Consciente

Lançamento das Dicas Akatu

2007

Akatu começa a participar de eventos, realizar campanhas publicitárias e aumentar sua presença junto à imprensa para dar visibilidade à causa do consumo consciente

AKATU 2.0
2011
Akatu completa 10 anos, lança novo site e inaugura perfis nas redes sociais
2012

Lançamento e apresentação na Rio +20 do Decálogo da Produção Responsável e do Consumo Consciente (mais tarde atualizado para os 15 Caminhos para a Sustentabilidade)

A SOCIEDADE DO BEM-ESTAR, COM ESCALA
2013

Lançamento do Edukatu, rede de aprendizagem para o consumo consciente on-line e gratuita voltada a professores e alunos do Ensino Fundamental 1 e 2

2014

Lançamento das 6 Perguntas do Consumo Consciente, roteiro prático para orientar os hábitos do dia a dia

Akatu passa a integrar o Programa de Informação ao Consumidor e o Programa de Estilos Sustentáveis de Vida e Educação da UNEP

MERGULHO NO DIGITAL

2016

Akatu intensifica sua presença nas redes sociais Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, por meio de campanhas de sensibilização do consumidor

2017

Akatu atua junto ao poder público para a inclusão do consumo consciente da sustentabilidade da BNCC, Base Nacional Comum Curricular

2019

Realização da primeira edição do Desafio Escolas Sustentáveis, concurso que financiou cinco planos de ação para promover a sustentabilidade em escolas públicas

Quer ouvir essa página? É só dar o play abaixo!