loader image
nossa história
DA IDEIA À FUNDAÇÃO
2000
2000

2000

Em setembro, surge o embrião do Instituto Akatu dentro do Instituto Ethos

2001
2001

2001

No Dia do Consumidor (15/03), o Instituto Akatu é fundado oficialmente.

FOCO INICIAL
2001
2001

2001

Lançamento da cartilha “Sou + Nós”, que mostra o poder transformador do consumidor e os impactos de suas escolhas.
MÉTRICAS, CONTEÚDOS E PEDAGOGIAS
2002
2002

2002

Akatu dá início a sua linha de pesquisas para mensurar o grau de consciência dos consumidores.

2003
2003

2003

Lançamento do Teste do Consumo Consciente, ferramenta on-line de autoavaliação do grau de consciência do consumidor.

2004
2004

2004

Criação da Metodologia Pedagógica do Akatu, com estratégias próprias que norteiam todos os conteúdos e atividades do instituto.

CONSOLIDAÇÃO DAS ÁREAS DE ATUAÇÃO
2005
2005

2005

Atividades do Akatu passam a ser direcionadas a duas áreas principais: comunicação e educação.

BUSCA POR IMPACTO
2006
2006

2006

Lançamento dos 12 Princípios do Consumo Consciente.
2006
2006

2006

Lançamento das Dicas Akatu.

2007
2007

2007

Akatu começa a participar de eventos, realizar campanhas publicitárias e aumentar sua presença junto à imprensa para dar visibilidade à causa do consumo consciente.

AKATU 2.0
2011
2011

2011

Akatu completa 10 anos, lança novo site e inaugura perfis nas redes sociais.
2012
2012

2012

Lançamento e apresentação na Rio +20 do Decálogo da Produção Responsável e do Consumo Consciente (mais tarde atualizado para os 15 Caminhos para a Sustentabilidade).

A SOCIEDADE DO BEM-ESTAR, COM ESCALA
2013
2013

2013

Lançamento do Edukatu, rede de aprendizagem para o consumo consciente on-line e gratuita voltada a professores e alunos do Ensino Fundamental 1 e 2.

2014
2014

2014

Lançamento das 6 Perguntas do Consumo Consciente, roteiro prático para orientar os hábitos do dia a dia.

MERGULHO NO DIGITAL
2016
2016

2016

Akatu intensifica sua presença nas redes sociais Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, por meio de campanhas de sensibilização do consumidor.

2017
2017

2017

Akatu atua junto ao poder público para a inclusão do consumo consciente da sustentabilidade da BNCC, Base Nacional Comum Curricular.
2019
2019

2019

Realização da primeira edição do Desafio Escolas Sustentáveis, concurso que financiou cinco planos de ação para promover a sustentabilidade em escolas públicas.

2020
2020

2020

Akatu, Rede Globo e Conservação Internacional lançam a campanha Menos é Mais. No mesmo ano, Akatu lidera a renovação da Casa+Sustentável.

2021
2021

2021

Akatu completa 20 anos e lança seu novo site oficial e o guia online Primeiros Passos, nas temáticas água, alimentos, biodiversidade, crise climática e resíduos.

2022
2022

2022

Akatu realiza 1º workshop para influenciadores digitais e amplia a atuação junto à indústria em iniciativas com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati) e com a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe).