loader image
21.07.21 às 15:07

Conheça a Casa + Sustentável

Casa modelo em Americana (SP) foi totalmente modernizada com o apoio do Akatu para promover o consumo consciente e a sustentabilidade

Na dia 22 de julho foi realizado o lançamento da nova Casa + Sustentável, espaço educativo localizado em Americana (SP). O projeto é uma iniciativa do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) em parceria com a CPFL Energia e o Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (PEE/Aneel), e revitalizado recentemente com apoio do Akatu. Assista o evento de lançamento:

A Casa + Sustentável passou por um projeto de modernização ao longo do ano passado e coube ao Akatu liderar a reforma estrutural e pedagógica do local. A Casa agora possui 12 ambientes, com instalações interativas que convidam o público a aprender sobre o uso racional de recursos naturais, sobre a gestão de resíduos e sobre o consumo sustentável de alimentos, entre outros temas.

O novo projeto arquitetônico, liderado pelo Akatu e seus parceiros, incluiu reparos estruturais e uma reformulação completa para o espaço se adequar às novas propostas pedagógicas. Foram criados, por exemplo, uma horta didática, uma sala de cinema e ambientes interativos que exploram por meio de jogos e atividades lúdicas temas como fontes de energia, sistemas de conversão de energia, desperdício zero e uso racional de água. A modernização contemplou ainda a reformulação elétrica, hidráulica e do sistema de separação de resíduos e compostagem.

“A Casa + Sustentável é fruto de uma grande e bem sucedida parceria que uniu nove instituições de diferentes áreas em torno de um objetivo comum: transformar esse espaço educativo e a experiência que ele oferece aos visitantes, proporcionando uma aprendizagem mais plural, lúdica, interativa, significativa e duradoura”, conta Fernando Martins, coordenador de projetos de educação do Akatu. 

Para o projeto de revitalização, o Akatu contou com a expertise de parceiros importantes como a CW3 Consultoria Organizacional, a Dentro da História, a Agência GR8 e a Morelli & Lima Construtora e Arquitetura e Engenharia, sem os quais a realização do projeto não seria possível.

Inaugurada em 2009 com o nome de Casa Modelo, a instalação fica situada dentro da sede do Consórcio PCJ em Americana, a cerca de 130 km de São Paulo. Ela foi construída com a intenção de apresentar novas formas de construção mais sustentáveis e agora é capaz de receber até 88 pessoas por dia, em uma imersão em educação socioambiental. 

“São muitas atrações, novas e interativas, que certamente vão chamar a atenção de crianças e adolescentes, assim como de outros públicos, como, por exemplo, os interessados em construção e decoração sustentável”, destaca Jussara Cordeiro, subsecretária executiva do Consórcio PCJ.

Devido à pandemia, por enquanto só é possível visitar a Casa + Sustentável de forma virtual. A expectativa, caso as projeções de vacinação se confirmem, é iniciar as visitas presenciais em janeiro de 2022.

Quer saber mais sobre a iniciativa? Acesse agua.org.br/casamaissustentavel e faça um tour virtual. E, se tiver qualquer dúvida, entre em contato com o time da Casa + Sustentável pelo e-mail casamaissustentavel@agua.org.br

Fotos: Consórcio PCJ / Yvan Yamamoto

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também