De olho nas crianças

MMA desenvolve ações para disseminar o consumo consciente entre aqueles que formarão as futuras gerações

A secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC) do Ministério do Meio Ambiente, Samyra Crespo, no cargo desde 2008, fala, em entrevista, sobre os temas prioritários da sua gestão. Consumo consciente com foco nas crianças é o diferencial deste ano, com campanha de conscientização da população sobre a importância do tema prevista para 2013. As ações do Plano de Ação para a Produção e o Consumo Sustentáveis continuam. Separação do lixo e uso de sacolas retornáveis são prioridade nas ações promovidas pela SAIC.

Samyra Crespo adianta o lançamento, no ...

Uso compartilhado de produtos mais do que a posse e o uso individual*

"Não é preciso necessariamente possuir os produtos, mas sim ter acesso a uma dada função de bem-estar que eles promovem"

A solução para o contexto de insustentabilidade em que vivemos, para o qual o excesso e o desperdício no consumo contribuem fortemente, não virá pelo esforço de um único agente social, sejam organizações multilaterais, governos nacionais, corporações ou sociedade civil. Será necessário um processo de cooperação mundial para criar a percepção de que apenas mudanças coletivas levarão à escala e à velocidade necessárias a caminharmos para um futuro sustentável – e desejável.

Uma das dificuldades principais nesse processo é dar clareza e concretude à ...

Como o consumo colaborativo pode revolucionar uma cidade

A arte de compartilhar e seus impactos nas relações urbanas

É bem provável que você tenha uma furadeira em casa. O que talvez não saiba é que o uso médio de uma furadeira, em toda a sua vida útil, é de aproximadamente 40 minutos. Aí vem a pergunta: você precisa da furadeira ou do furo? Muitas vezes não é preciso possuir um bem para usufruir dos benefícios que ele pode te trazer – e esse é o princípio do Consumo Colaborativo. Para entender melhor como esse modelo de consumo funcionava, a administradora Camila Haddad estudou o assunto no Devellopment Planning Unit ...

Você tem medo de quê?

Consumo desenfreado e competição: por que seguimos repetindo esse modelo?

Três informações me chamaram a atenção na última semana e me levaram a escrever esse texto. A primeira delas foi a queda de um menino do quinto andar do Colégio São Bento, no Rio, tradicional escola de classe média alta. As primeiras informações parecem apontar para o fato de que, talvez, o menino tenha se jogado.

A outra foi a informação sobre o índice do medo do desemprego (eu nem sabia que isso era medido!), que cresceu 0,8% em relação a junho, somando 75,3 pontos. O levantamento revela que as pessoas que ganham mais de cinco salários mínimos são as ...

Dia das Crianças sustentável

Campanha que estimular o sentido do desapego, o não acúmulo e o não consumismo, pilares da sustentabilidade

Neste 12 de outubro, Dia das Crianças, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) lança a ação “Ganhou, Doou”. O objetivo é estimular nas crianças o sentido do desapego, o não acúmulo e o não consumismo, pilares da sustentabilidade – uma das principais bandeiras do MMA. A ação faz parte da campanha Criança e Consumo Sustentável, que contará com várias outras ações, e acontece no Zoológico de Brasília e no Parque da Cidade Sarah Kubitschek – onde se estende até sábado.
    
"Sabemos que é quase impossível pedir aos pais que não deem mais brinquedos aos filhos, mas é urgente que ...

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...