Ministério do Meio Ambiente lança campanha pela redução das sacolas plásticas

Iniciativa tem apoio do Wal-Mart e pretende sensibilizar consumidores brasileiros sobre os danos do consumo exagerado do material

O Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com entidades privadas, entre elas a rede Wal-Mart (parceiro estratégico do Instituto Akatu), lançou no dia 23 de junho a campanha nacional “Saco é um saco” com objetivo de incentivar os consumidores a reduzir o uso de sacolas plásticas.

Com a iniciativa, o MMA pretende enfrentar o impacto ambiental do consumo exagerado de sacolas plásticas, conscientizando e incentivando os consumidores a usarem alternativas para o transporte das compras e acondicionamento de lixo domiciliar.

Veja aqui a entrevista sobre a ...

O futuro sustentável nas nossas mãos

Ações do consumidor, tanto no seu cotidiano como na mobilização da sociedade, são fundamentais para preservação ambiental

Durante a Semana Mundial do Meio Ambiente, diversos dados que denunciam a degradação ambiental foram lembrados com o objetivo de sensibilizar as pessoas para a necessidade de preservação e da busca de um modelo de desenvolvimento mais sustentável.

Mas, se a semana dedicada ao meio ambiente costuma ser mais de lamentos do que de comemorações, há pelo menos indícios de que é possível frear esse avanço devastador sobre os recursos naturais dos quais dependemos para viver. E o consumidor tem um papel fundamental nesse processo em que todos são importantes, desde os que praticam pequenas ...

Os 4 As do estilo de vida no mundo sustentável

O Instituto Akatu propõe que se reflita sobre a possibilidade de contribuição de cada um, indivíduo ou empresa, à construção da sustentabilidade da vida no planeta

Ao olhar para o mundo em busca de novos caminhos, nada mais natural do que cada indivíduo ter seus próprios objetivos e trilhar rumos que julgue corretos. Nem todos precisam seguir a mesma direção, mas existem consensos. Um deles é que o cenário ambiental está precisando de atenção. E o período é oportuno para tratar o tema.

O Dia do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, é uma data importante como emblemática das preocupações mundiais. E o Consumo Consciente é certamente uma forma de abordagem voltada a ações positivas em favor da ...

“Mudança Geral”, novo reality show do Fantástico, tem apoio do Instituto Akatu

Objetivo é levar empresas a refletir sobre as transformações nos negócios provocadas pela evolução do consumo consciente

Com o apoio do Akatu, estreou no dia 3 de maio, o reality show “Mudança Geral”, no Fantástico, exibido aos domingos à noite pela Rede Globo. O programa acompanha o cotidiano de uma família de São Paulo. A participação do Akatu vai mostrar como as escolhas de consumo afetam não só a família, mas toda a sociedade. A proposta é não apenas listar dicas e conselhos, mas refletir junto com a família — e com o público — sobre os desafios e os benefícios de mudar o comportamento na direção de uma vida mais ...

O quinto poder está nas mãos do consumidor

Informações e opiniões dos consumidores divulgadas na internet baseiam cada vez mais as decisões de compra e a atuação das empresas

No colégio, estudei sobre os três poderes: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. Algum tempo depois, já na faculdade, falava-se no quarto poder, o da imprensa, no sentido de proteger os direitos do cidadão denunciando abusos, injustiças e má administração governamental sob a bandeira de defesa da democracia.

Atualmente, na era da informação, catalisada pela internet e seus zilhões de páginas, imagens, vídeos e redes sociais, acordo pensando num quinto poder. O poder do consumidor e seu conteúdo colaborativo.

Em julho de 2005, Jeff Jarvis teve uma experiência negativa com seu notebook Dell. ...

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...