Rede Argentina pelo Consumo Consciente tem apoio do Instituto Akatu

Objetivo é ajudar a construir processos de sensibilização, educação e comunicação para o consumo consciente como um piloto para uma expansão para todo o país

O Instituto Akatu está buscando expandir o movimento do Consumo Consciente para outros países, iniciando pela Argentina. Entre os dias 28 e 30 de maio, o diretor presidente do Akatu, Helio Mattar, participou de atividades que buscaram fomentar o desenvolvimento de uma rede voltada à disseminação do Consumo Consciente nas cidades de Buenos Aires e Mendoza, na Argentina. A viabilização deste projeto vem sendo articulada desde 2008 e suas ações contam com o apoio e a participação da Fundação Avina (parceira apoiadora do Akatu).

A principal atividade foi uma reunião de trabalhos com a

Carlos Minc: é preciso pensar antes de consumir

Ministro do Meio Ambiente fala ao Instituto Akatu sobre a campanha “Saco é um saco”, que pretende mobilizar o consumidor para reduzir o uso de sacolas plásticas no Brasil

A campanha “Saco é um saco” é a primeira que o Ministério do Meio Ambiente faz sobre sacolas plásticas?

Carlos Minc: Em 2008, o Ministério fez uma campanha, nessa mesma linha, sobre redução de embalagens de um modo geral. É um exagero a quantidade de embalagens produzidas hoje em dia em todos os setores de produção e consumo. Na maior parte dos países desenvolvidos, há políticas bem estruturadas para a chamada logística reversa, ou seja, a responsabilidade sobre o lixo gerado pós-consumo. Aqui, estamos avançando muito devagar nisso, e essa é uma agenda pela qual ...

Ministério do Meio Ambiente lança campanha pela redução das sacolas plásticas

Iniciativa tem apoio do Wal-Mart e pretende sensibilizar consumidores brasileiros sobre os danos do consumo exagerado do material

O Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com entidades privadas, entre elas a rede Wal-Mart (parceiro estratégico do Instituto Akatu), lançou no dia 23 de junho a campanha nacional “Saco é um saco” com objetivo de incentivar os consumidores a reduzir o uso de sacolas plásticas.

Com a iniciativa, o MMA pretende enfrentar o impacto ambiental do consumo exagerado de sacolas plásticas, conscientizando e incentivando os consumidores a usarem alternativas para o transporte das compras e acondicionamento de lixo domiciliar.

Veja aqui a entrevista sobre a ...

O futuro sustentável nas nossas mãos

Ações do consumidor, tanto no seu cotidiano como na mobilização da sociedade, são fundamentais para preservação ambiental

Durante a Semana Mundial do Meio Ambiente, diversos dados que denunciam a degradação ambiental foram lembrados com o objetivo de sensibilizar as pessoas para a necessidade de preservação e da busca de um modelo de desenvolvimento mais sustentável.

Mas, se a semana dedicada ao meio ambiente costuma ser mais de lamentos do que de comemorações, há pelo menos indícios de que é possível frear esse avanço devastador sobre os recursos naturais dos quais dependemos para viver. E o consumidor tem um papel fundamental nesse processo em que todos são importantes, desde os que praticam pequenas ...

Os 4 As do estilo de vida no mundo sustentável

O Instituto Akatu propõe que se reflita sobre a possibilidade de contribuição de cada um, indivíduo ou empresa, à construção da sustentabilidade da vida no planeta

Ao olhar para o mundo em busca de novos caminhos, nada mais natural do que cada indivíduo ter seus próprios objetivos e trilhar rumos que julgue corretos. Nem todos precisam seguir a mesma direção, mas existem consensos. Um deles é que o cenário ambiental está precisando de atenção. E o período é oportuno para tratar o tema.

O Dia do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, é uma data importante como emblemática das preocupações mundiais. E o Consumo Consciente é certamente uma forma de abordagem voltada a ações positivas em favor da ...

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...