loader image
15.10.14 às 19:24

Água pede água

Movimento convocou o consumidor a acessar dicas de economia de água e a compartilhar experiências bem sucedidas contra o desperdício

Em meio à grave crise hídrica sofrida pelo estado de São Paulo em 2014, o Akatu elaborou uma estratégia de mobilização de pessoas com o suporte da agência Taterka, apoiador institucional do Akatu. O movimento #águapedeágua convocou as pessoas a acessarem dicas de economia e uso consciente de água em um portal para compartilhar experiências bem sucedidas que tenham realizado contra o desperdício. Lançado em outubro de 2014, o #águapedeágua do Akatu apoia e participa de iniciativas que estão sendo realizadas pela sociedade civil em torno do tema.

Para chamar atenção para o movimento, a Taterka criou em caráter pro-bono uma campanha publicitária com peças para tevê, rádio, cinema, veículos impressos e online, além de mídias alternativas e redes sociais com o mote “Sem água somos todos miseráveis”, em que objetos que dependem da água para funcionar foram espalhados pela cidade clamando por água. Com uma fórmula equilibrada entre o trágico e o cômico, a campanha chamou atenção da população para a urgência do tema.

A campanha alcançou 121 milhões de pessoas. No dia 24 de outubro ela teve grande visibilidade, quando foi exibida em reportagem do Jornal Nacional, da Rede Globo, sobre desperdício do recurso no consumo e na produção – só nesta ocasião, o impacto foi de 4,6 milhões de pessoas.

Além da Taterka, Estilingue Filmes, Olivas Digital e Samba Photo apoiaram a realização da estratégia de mobilização com a produção de vídeos, estrutura digital e licenciamento do uso de fotos. A mobilização contou em 2014 com o apoio ainda das organizações The Nature Conservacy (TNC), Instituto Socioambiental (ISA), Rede Nossa São Paulo, Programa Cidades Sustentáveis e Fundação Armando Alvares Penteado (Faap).

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também