O canal Futura vai exibir com exclusividade, a partir de 8 setembro, uma série de interprogramas produzidos pelo Instituto Akatu em parceria com a HP.
Os dez episódios de animação da série “Consciente Coletivo” serão exibidos nos intervalos da programação e são direcionados a crianças e jovens, para sensibilizá-los e incentivá-los a escolhas conscientes na hora de consumir.
Cada episódio de “Consciente Coletivo” terá cerca de um minuto e meio e abordará como o estilo de vida de cada um contribui nas mudanças climáticas, no consumo de água, energia e recursos naturais.
Cada filme tem uma mesma abertura. Todos começam num ônibus cheio e em movimento, em que o personagem, o Consumidor – feito com desenho estilizado e cores fortes –, está em pé e carrega muitos objetos. O narrador é um observador externo e usa elementos contidos na cena (dentro ou fora do ônibus) como ponto de partida para a reflexão. A partir de então tem início a ponderação em torno do consumo, de acordo com o tema do episódio. Os vídeos trazem ainda uma dinâmica de narrativa circular, que simboliza processos contínuos e interdependentes de produção, distribuição, consumo e renovação.
“Quanto mais cedo a criança perceber que suas atitudes têm influência direta no mundo em que vivemos, mais chances temos de reverter o quadro de consumo exagerado e de destruição do planeta”, comenta Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu. “A exibição dos vídeos no canal Futura vai complementar nosso ciclo de sensibilização dos jovens, iniciado pelo Akatu nas escolas com o auxílio da HP”, conclui.
Hoje o consumo é excessivo e desigual. Apenas 16% da população do planeta consomem 78% dos recursos extraídos. Se todo mundo consumisse como essa elite, seriam necessárias cinco Terras.
Além dos vários programas exibidos pelo Futura, a maleta contém um caderno de atividades, um livro a respeito do tema, o anuário de programação do Futura e uma “caixa de inventar”, com atividades lúdicas focadas em cada tema tratado pelo projeto.
Projeto começou nas escolas
Vale ressaltar que esta atividade é uma continuidade do projeto “Escolha Consciente”, trabalho do Akatu em parceria com a HP Brasil, lançado em 2008, com o objetivo de mobilizar alunos do Ensino Fundamental 2 nas redes estaduais de ensino, para questões ligadas ao Consumo Consciente. O projeto já capacitou 200 professores em cinco estados brasileiros e atinge mais de 2.000 alunas.
Sobre o Instituto Akatu pelo Consumo Consciente
Criado em 15 de março de 2001 (Dia Mundial do Consumidor) no âmbito do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, é uma organização não governamental sem fins lucrativos que mobiliza a sociedade para o consumo consciente. Para o Instituto Akatu, o ato de consumo deve ser um ato de cidadania, por meio do qual qualquer consumidor pode contribuir para um mundo melhor. O consumidor consciente busca o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal, a preservação do meio ambiente e o bem-estar da sociedade. Ele reflete antes de consumir; busca consumir menos e diferente; premia as empresas comprometidas com a responsabilidade socioambiental e pune as não comprometidas.
Se você quiser seguir o Akatu no Twitter, clique aqui