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23.09.09 às 20:01

Mais é Menos

Campanha mostra os impactos negativos do consumo acima do necessário

Em 22 de setembro de 2009, quando se comemorava o Dia Mundial Sem Carro, o Instituto Akatu lançou a campanha Mais é Menos. A campanha teve objetivo de sensibilizar e mobilizar os brasileiros para o consumo mais consciente, a partir da comunicação sobre os impactos negativos – sobre o meio ambiente, a sociedade e o próprio indivíduo – do consumo acima do necessário.

Para isso, a agência Lew’Lara\TBWA, que trabalha de forma pró-bono como parceira institucional do Akatu, desenvolveu a campanha que inclui peças produzidas para mídia impressa, eletrônica e também um hotsite (desenvolvido pela agência Brancozulu, também parceira institucional do Akatu).

A iniciativa da campanha Mais é Menos surgiu da constatação de que é necessário massificar a compreensão dos conceitos e práticas do consumo consciente, estimulando as pessoas a refletirem sobre o seu atual padrão de consumo e sobre a forma como as mudanças de comportamento podem ajudar na construção da sustentabilidade da vida no Planeta.

Além das peças e do hotsite, ações interativas em espaços públicos, como por exemplo a exposição do protótipo inflável do carro no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, permitiram uma interação mais concreta entre o público e a mensagem da campanha.

A linguagem das peças utiliza ilustrações de objetos infláveis para transmitir a idéia de que Mais é Menos, acompanhadas com uma mensagem de consumo consciente. Como exemplo, em uma delas, um edifício se “infla” enquanto uma árvore se “esvazia”, retratando as consequências, para a natureza, do consumo exagerado de energia elétrica e água nas habitações. A imagem vem acompanhada da mensagem “Bem-estar e consumo podem conviver em perfeita harmonia na sua casa”.

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