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25.11.21 às 15:00

Akatu e GlobeScan apresentam resultados públicos da Pesquisa Vida Saudável e Sustentável 2021

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O Instituto Akatu e a GlobeScan apresentam os resultados públicos da edição 2021 da Pesquisa Vida Saudável e Sustentável: Um estudo global de percepções do consumidor. Realizada globalmente, em 31 países, contou com mil entrevistados no Brasil, todos maiores de 18 anos. 

Entre os resultados, há descobertas sobre mudanças de comportamento do consumidor no período da pandemia, expectativas para a vida pós-pandemia, barreiras e gatilhos para a prática de uma vida mais saudável e sustentável e o que os consumidores esperam das empresas. 

Todas elas podem auxiliar a tomada de decisão de empresas, além de mostrar oportunidades para aquelas que desejam contribuir em temas urgentes, como a pandemia e a crise climática, impulsionar a adoção de estilos de vida mais sustentáveis por parte dos consumidores e construir uma relação de confiança e compromisso com seus stakeholders.

Confira os destaques:

Barreiras para uma vida saudável e sustentável 

→ Em comparação com os demais países da média global, os brasileiros sentem maior necessidade de apoio do governo (cerca de 60%) e das empresas (cerca de 50%). 

→ Com o mesmo percentual da média global, cerca de 50% dos brasileiros consideram muito caro viver uma vida saudável e sustentável. 

O que ajudaria na compra de produtos mais saudáveis e sustentáveis 

→ Para mais de 55% dos respondentes, o que ajudaria na compra de produtos saudáveis e sustentáveis seria obter informações sobre como encontrar um produto de baixo custo, a existência de versões mais baratas e de produtos mais duráveis.

Percepção de cumprimento das responsabilidades socioambientais 

→ Entre 2020 e 2021, houve uma queda generalizada na percepção de cumprimento das responsabilidades socioambientais de todos os setores produtivos no Brasil. Além disso, os setores registraram um saldo bem abaixo do que a média global. 

Mudanças feitas na vida para privilegiar a economia, o meio ambiente, o social no ano passado 

→ Um dos destaques positivos é a mudança nas opções de compra para 57% dos consumidores, percentual similar ao de 2020, indicando muito provavelmente que a adoção de compras on-line se manteve de um ano para o outro, consolidando esta forma de comprar.

Mudanças no estilo de vida 

→  Entre 43% e 46% dos respondentes afirmaram mudar moderadamente seus estilos de vida, tanto ambientalmente, como do ponto de vista da saúde e de ser útil aos outros. 

Atitudes de uma vida saudável e sustentável

→ 77% dos brasileiros afirmam que o que é bom para um indivíduo nem sempre é bom para o meio ambiente, contra 43% na média mundial

→ 86% dos brasileiros declaram desejar reduzir seu impacto individual sobre o meio ambiente e a natureza, contra 73% da média mundial. 

Percepções sobre a mudança do clima 

→ No Brasil, 8 em cada 10 respondentes veem os eventos climáticos extremos como incomuns e 5 consideram que tais eventos são muito incomuns e alarmantes.

→ Quase 70% dos respondentes consideram que o Brasil deve ter um papel de liderança, com metas ambiciosas para combater as mudanças climáticas o mais rápido possível.

Percepção sobre seriedade dos problemas globais 

→ Em comparação com a média mundial, os brasileiros percebem maior seriedade nos problemas globais, com 15 a 30 pontos percentuais acima da média global. Tendência semelhante à de anos anteriores, com destaque para pobreza extrema, poluição da água e a pandemia de COVID-19.

→ Seguindo o mesmo padrão de 2019 e 2020, os problemas ambientais predominam como os mais sérios para os brasileiros, sendo 8 dos 11 principais problemas apontados

Como a pandemia de COVID-19 afetou a sua vida 

→ Para 56% dos brasileiros, a relação com a natureza e meio ambiente foi afetada positivamente pela pandemia, possivelmente pela pandemia ter evidenciado a importância da preservação da natureza e do meio ambiente.

→ 48% dos respondentes se declaram negativamente afetados em sua saúde mental e bem-estar pela pandemia, provavelmente pela interrupção abrupta e mudança obrigatória no seu modo de viver. Além disso, 62% declaram ter a situação financeira afetada negativamente.  

A Pesquisa Vida Saudável e Sustentável 2021 foi desenvolvida pela parceria entre Instituto Akatu e a GlobeScan e teve o patrocínio de: Ambev, Globo, Mcdonald’s, Mercado Livre, Natura, Nespresso, Nestlé, Tetra Pak, Unilever e Vedacit. 

Confira todos os resultados públicos aqui.

Sobre o Instituto Akatu

Criado em 15 de março de 2001, o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para um novo jeito de viver com consumo consciente e mais bem-estar para todos. As atividades do Instituto estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos e metodologias, pesquisas, jogos e eventos. O Akatu também atua junto a empresas que buscam caminhos para a nova economia, ajudando a identificar oportunidades que levem a novos modelos de produção e consumo – modelos que respeitem o ambiente e o bem-estar, sem deixar de lado a prosperidade: akatu.org.br.

Sobre a GlobeScan

Consultoria de insights e estratégia focada em ajudar clientes a construir relacionamentos de confiança de longo prazo com seus stakeholders. Oferece serviços de pesquisa especializada e consultoria e faz parceria com empresas, ONGs e organizações governamentais para atender aos objetivos estratégicos de reputação, sustentabilidade e

propósito. Estabelecida em 1987, tem escritórios na Cidade do Cabo, Hong Kong, Londres, Paris, São Francisco, São Paulo e Toronto. É membro do UN Global Compact e uma Certified B Corporation: globescan.com/

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