loader image
21.10.21 às 20:14

Akatu lidera projeto inovador de consumo consciente e gestão de resíduos de poliuretano em Hortolândia (SP)

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Iniciativa é uma parceria com a divisão de poliuretanos da Dow e a Prefeitura de
Hortolândia e tem como objetivo recuperar colchões e sofás e evitar seu acúmulo em
aterros sanitários

O que acontece com os colchões e sofás após o descarte? Como é a gestão desses materiais nos aterros sanitários e quais seus impactos para o meio ambiente? Foi pensando em desenvolver um modelo para incentivar o descarte correto e a reciclagem desses produtos com potencial de ser replicado pelo país que nasceu o projeto Reuse, atualmente em fase de testes na cidade de Hortolândia (SP). Cerca de 2 mil sofás e colchões já foram recolhidos do meio-ambiente e encaminhados para cooperativa de reciclagem pelo projeto-piloto que espera superar 2,5 mil unidades até o fim do ano.


O Instituto Akatu, principal ONG do país dedicada à sensibilização e à mobilização para o consumo consciente, é o responsável pela implementação do projeto, em parceria com a multinacional Dow e a Prefeitura de Hortolândia. O Reuse inclui: o recolhimento e o encaminhamento para a reciclagem de sofás e colchões que estavam sobrecarregando aterros sanitários da região; ações educacionais em mais de 30 escolas da rede de ensino municipal para a sensibilização e a mobilização de cerca de 3 mil alunos, educadores e familiares para o descarte correto desses itens; a adequação de Pontos de Entrega Voluntária de Entulho e Outros Materiais Recicláveis (PEVs) da cidade; e a implementação de uma logística para o encaminhamento dos produtos para recuperação em uma cooperativa.


“A gestão de resíduos é um tema urgente e o Projeto Reuse traz ações de sensibilização e mobilização dos consumidores e também a participação do poder público, com a revitalização da coleta seletiva e infraestrutura necessária para o descarte e o recebimento adequados dos materiais”, destaca Denise Conselheiro, gerente de educação do Akatu.
“Nossa expectativa é que essa experiência identifique e sistematize soluções para serem replicadas em outras localidades.”


“Queremos promover a economia circular por meio da sensibilização e da educação, enfatizando os benefícios ambientais, sociais e econômicos da reciclagem de materiais”, explica Leonardo Censoni, diretor comercial do negócio de Poliuretanos da Dow para a América Latina.


A Prefeitura de Hortolândia também é uma parceira estratégica na iniciativa, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Serviços Urbanos, Educação, Ciência e Tecnologia e Inclusão e Desenvolvimento Social. “O trabalho desenvolvido colabora para o fechamento do ciclo da espuma, tão comum em móveis estofados e colchões descartados pela população e tem os moradores como principais aliados”, valoriza Eliane Nascimento, secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.


Entre as próximas etapas do projeto-piloto estão a implantação de uma campanha de engajamento direcionada à população para divulgar pontos de coleta seletiva, além de canais de informações e de atendimento para dúvidas e agendamento de retirada de sofás e colchões em domicílio. Todo o material recolhido será destinado a uma cooperativa local para a reciclagem e gestão adequada de espumas, madeira, molas e tecidos, evitando o impacto negativo desses resíduos e estimulando o desenvolvimento sustentável.


Mais informações sobre o projeto e os endereços dos PEVs do município estão disponíveis no hotsite: https://bit.ly/reuse-hortolandia. Os moradores de Hortolândia que não tiverem condições de levar seus sofás e colchões para descarte em um desses pontos podem solicitar a coleta desses itens na própria residência até o dia 30/11, através dos canais
abaixo:

Website – bit.ly/reuse-agendamento
WhatsApp – (19) 99908-9747
Telefone – 0800 555 1717
Fotos de divulgação: acesse aqui
?

Sobre o Instituto Akatu

Criado em 15 de março de 2001, o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para um novo jeito de viver, com consumo consciente e mais bem-estar para todos. As atividades do Akatu estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos e metodologias, pesquisas, jogos e eventos. O Akatu também atua junto a empresas que buscam caminhos para a nova economia, ajudando a identificar oportunidades que levem a novos modelos de produção e consumo que respeitem o ambiente e o bem-estar, sem deixar de lado a prosperidade. Saiba mais: akatu.org.br

Sobre a Dow

A Dow (NYSE: DOW) combina alcance global, escala e integração de ativos, inovação focada e liderança em frentes de negócio diversificadas para alcançar crescimento lucrativo. Sua ambição é se tornar a empresa de ciência dos materiais mais inovadora, centrada no cliente, inclusiva e sustentável do mundo. O portfólio diferenciado de plásticos, intermediários industriais, revestimentos e silicones da Dow oferece uma grande variedade de produtos e soluções de base científica a clientes em segmentos de mercado de alto crescimento, como embalagens, infraestrutura e cuidados do consumidor. A Dow opera 109 unidades fabris em 31 países e emprega aproximadamente 36.500 pessoas. Em 2019, gerou aproximadamente US$ 43 bilhões em vendas. Referências à Dow ou à Companhia significam a Dow Inc. e suas subsidiárias. Para obter mais informações, acesse www.dow.com ou siga @DowNewsroom no Twitter.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também