loader image
09.05.23 às 13:34

Akatu publica seu Relatório de Atividades 2022

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Publicação reúne os projetos em destaque e apresenta o time de especialistas e porta-vozes responsáveis pela realização das campanhas do ano passado

O Instituto Akatu, ONG referência na sensibilização e na mobilização da sociedade para o consumo consciente, divulgou recentemente seu Relatório de Atividades 2022. Entre as principais realizações estão importantes ações em influência em redes, instrumentação e transparência da informação, assessoramento empresarial, educação em sustentabilidade e políticas públicas e ambiente regulatório.

O relatório também apresenta em detalhes as atuações do Akatu junto a entidades públicas e privadas. “Empresas e governo são essenciais para viabilizar a prática do consumo consciente e catalisar mudanças rumo à sustentabilidade. É por isso que o Akatu também trabalha lado a lado com esses atores”, destaca Helio Mattar, fundador e presidente do conselho.

Entre os destaques estão o projeto Reuse, iniciativa de economia circular desenvolvida em parceira com Dow e Indústria Fox, o guia do consumo consciente de bebidas alcóolicas construído coletivamente com a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) e, a nova versão da Pesquisa Vida Saudável e Sustentável, trazendo diferentes olhares sobre as percepções dos brasileiros em parceria com a GlobeScan. O instituto também participou ativamente do Programa de Informação ao Consumidor para a Produção e o Consumo Sustentáveis (CI-SCP) junto à ONU Meio Ambiente.

O relatório completo, que traz um resumo dos principais marcos do ano de 2022 e conta com uma série de textos, imagens, dados e depoimentos que reforçam a missão, os valores e o propósito da instituição, está disponível para download.

Para realizar tantas atividades bem-sucedidas, o Instituto Akatu conta com um time de especialistas e porta-vozes. Conheça um pouco mais sobre cada um:

Beatriz Pacheco, Diretora Executiva do Instituto Akatu, com 30 anos de experiência profissional em Estratégia de Sustentabilidade e Recursos Humanos.

Fala sobre: consumo consciente, ESG, sustentabilidade corporativa, responsabilidade socioambiental, estratégias de sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, ODS, entre outros.


Bruna Tiussu. Gerente de Comunicação e Conteúdos do Instituto Akatu, jornalista formada pela UFSC e com pós-graduação em Inovação Social pelo Instituto Amani. 

Fala sobre: consumo consciente e sustentabilidade, ESG, perfil do consumidor brasileiro, comunicação para a sustentabilidade, pesquisas Akatu, ODS, Agenda 2020, crise climática, gestão de resíduos, entre outros.


Bruno Yamanaka. Analista de Conteúdos e Metodologias do Instituto Akatu, engenheiro ambiental (Unesp) e pós-graduando em Meio Ambiente e Sustentabilidade pela FGV. 

Fala sobre: consumo consciente e sustentabilidade, comportamento do consumidor brasileiro, estilos de vida saudáveis e sustentáveis, pesquisas Akatu, resíduos, economia circular, crise climática, alimentação, entre outros.


Caroline Dibe. Gerente de Projetos do Instituto Akatu, administradora com MBA em Inovação, Gestão de Negócios e Empreendedorismo pela FIA.

Fala sobre: consumo consciente e sustentabilidade, sustentabilidade corporativa, ESG, economia circular, desenvolvimento sustentável, equidade racial e de gênero, entre outros.


Felipe Seffrin, Coordenador de Comunicação do Instituto Akatu, jornalista formado pela UFSC, com especialização em cultura e comportamento com viés socioambiental. 

Fala sobre: consumo consciente e sustentabilidade, perfil do consumidor, meio-ambiente, crise climática, sobrecarga da Terra, ODS, ESG, economia circular, gestão de resíduos, alimentos, entre outros. 


Fernando Martins. Coordenador de Projetos de Educação do Instituto Akatu, biólogo formado pela PUC Minas.

Fala sobre: consumo consciente e educação, ESG, educação ambiental e para a sustentabilidade, entre outros. 

Sobre o Instituto Akatu

Criado em 15 de março de 2001, o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos pioneira no trabalho pela conscientização e mobilização da sociedade para a prática do consumo consciente e a adoção de estilos mais sustentáveis de vida. As atividades do Instituto estão focadas na mudança de comportamento do consumidor por meio do desenvolvimento de campanhas, conteúdos, pesquisas e atividades edcacionaisO Akatu também atua junto a empresas que buscam caminhos para uma nova economia, ajudando a identificar oportunidades que levem a novos modelos de produção e de consumo — modelos que respeitem o ambiente e o bem-estar, sem deixar de lado a prosperidade. Confira.

Contato com a imprensa:
InPress Porter Novelli – akatu@inpresspni.com.br

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também