loader image
16.08.21 às 9:30

Conheça a Casa + Sustentável, espaço educativo para a promoção do consumo consciente revitalizado com o apoio do Instituto Akatu

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Casa-modelo do Consórcio PCJ em Americana (SP) foi totalmente modernizada com apoio da ONG referência em consumo consciente no Brasil

A Casa + Sustentável, espaço educativo localizado em Americana (SP), foi totalmente modernizada com apoio do Instituto Akatu e desde a semana passada está disponível para visitação virtual. O projeto é uma iniciativa do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) em parceria com a CPFL Energia e o Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (PEE/Aneel). O tour virtual pode ser acessado em www.agua.org.br/casamaissustentável.

Coube ao Instituto Akatu, principal ONG do país dedicada à sensibilização e à mobilização para o consumo consciente, prestar apoio ao projeto e ser o responsável por liderar a reforma estrutural e pedagógica do espaço. Agora, a Casa + Sustentável possui 12 ambientes, com instalações interativas que convidam o público a aprender sobre o uso racional de recursos naturais, sobre a gestão de resíduos e sobre o consumo sustentável de alimentos, entre outros temas.

O projeto arquitetônico liderado pelo Akatu incluiu reparos estruturais e uma reformulação completa para a Casa + Sustentável se adequar às novas propostas pedagógicas. Foram criados, por exemplo, uma horta didática, uma sala de cinema e ambientes interativos que exploram por meio de jogos e atividades lúdicas temas como fontes de energia, sistemas de conversão de energia, desperdício zero e uso racional de água. A modernização contemplou ainda a reformulação elétrica, hidráulica e do sistema de separação de resíduos e compostagem.

“A Casa + Sustentável é fruto de uma grande e bem sucedida parceria que uniu nove instituições de diferentes áreas em torno de um objetivo comum: transformar esse espaço educativo e a experiência que ele oferece aos visitantes, proporcionando uma aprendizagem mais plural, lúdica, interativa, significativa e duradoura”, conta Fernando Martins, coordenador de projetos de educação do Akatu. 

Inaugurada em 2009 com o nome de Casa Modelo, a instalação fica situada dentro da sede do Consórcio PCJ em Americana, a cerca de 130 km de São Paulo. Ela foi construída com a intenção de apresentar novas formas de construção mais sustentáveis e agora é capaz de receber até 88 pessoas por dia, em uma imersão em educação socioambiental. 

“São muitas atrações, novas e interativas, que certamente vão chamar a atenção de crianças e adolescentes, assim como de outros públicos, como, por exemplo, os interessados em construção e decoração sustentável”, destaca Jussara Cordeiro, subsecretária executiva do Consórcio PCJ. 

Para o projeto de revitalização, o Akatu contou com a expertise de parceiros importantes como a CW3 Consultoria Organizacional, a Dentro da História, a Agência GR8 e a Morelli & Lima Construtora e Arquitetura e Engenharia.

A expectativa é que as visitas presenciais na casa aconteçam a partir de janeiro de 2022, com o avanço da vacinação e o controle do coronavírus no estado de São Paulo. 

Fotos para divulgação (crédito Consórcio PCJ/Yvan Yamamoto:
https://drive.google.com/drive/folders/1taybV-Xi4M6f7S_dISsaZd-kR6FiMzU6?usp=sharing

Sobre o Instituto Akatu

Criado em 15 de março de 2001, o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para um novo jeito de viver com consumo consciente e mais bem-estar para todos. As atividades do Instituto estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos e metodologias, pesquisas, jogos e eventos. O Akatu também atua junto a empresas que buscam caminhos para a nova economia, ajudando a identificar oportunidades que levem a novos modelos de produção e consumo – modelos que respeitem o ambiente e o bem-estar, sem deixar de lado a prosperidade: www.akatu.org.br.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também