loader image
14.12.10 às 5:44

CPFL Cultura promove discussão sobre sustentabilidade e consumo em Campinas/SP

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Nas terças-feiras de abril, a série Invenção do Contemporâneo, realizada pela CPFL Cultura e exibida semanalmente na TV Cultura, contará com a curadoria de Helio Mattar, diretor presidente do Instituto Akatu Pelo Consumo Consciente, organização não governamental sem fins lucrativos com 9 anos de história. Assim, o encontro de intelectuais, por meio do módulo “A transformação do indivíduo para a construção da sociedade sustentável do futuro”, promoverá reflexões sobre a sustentabilidade e o meio ambiente na agenda das famílias e dos indivíduos.

Com a abertura de Helio Mattar, o conjunto de palestras se inicia no dia 6 com Lívia Barbosa, diretora de pesquisa do Centro de Altos Estudos da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), discutindo os fundamentos da sociedade de consumo e a sustentabilidade. Na semana seguinte, Sérgio Besserman, presidente da Câmara Técnica de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, trata do papel do consumidor na transição da sociedade insustentável para a sustentável.

No dia 20 de abril, é a vez de Silvio Meira, professor titular de Engenharia de Software do Centro de Informática da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e cientista chefe do CESAR (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife) fazer com que os participantes reflitam sobre o papel dos indivíduos na sociedade em rede e seu poder de gerar mudança. Thaís Corral, presidente do Conselho da Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Lideranças, encerra as discussões abordando o que faz as pessoas mudarem e qual o papel das lideranças para a sustentabilidade.

O programa Invenção do Contemporâneo aborda um complexo de temas cujas conseqüências vêm alterando as formas da vida no planeta e aponta para a necessária invenção de novas estratégias de vida, identificação de tendências, rumos e caminhos. O ponto de partida são as possibilidades e as impossibilidades da razão e da política no contemporâneo e as referências fundamentais estão na Filosofia, nas Ciências Sociais e nas Ciências Naturais. Tais reflexões originam programas da série Invenção do Contemporâneo, que a TV Cultura exibe às terças-feiras, 0h10, com reprises às quintas-feiras, 3h40. Alguns dos participantes nesses seis anos de reflexões foram Marcelo Gleiser, Marilena Chauí, José Arthur Giannotti, Luís Werneck Viana, Marco Aurélio Nogueira, Gabriel Cohn, Luiz Eduardo Soares, Leonardo Boff, Luis Gonzaga Belluzzo, João Manuel Cardoso de Melo, Luciano Coutinho, Paul Singer, Delfim Netto, Márcio Pochmman, Rogério Cezar de Cerqueira Leite, Eugenio Bucci e Sidnei Basile.

“Primando pela multiplicidade, pelo diálogo e pela diferença, o programa cultural da CPFL Energia busca cruzar as fronteiras dos públicos, das disciplinas e das ideologias para refletir e inventar o contemporâneo. As atividades criam oportunidades para o desenvolvimento de um olhar amplo e plural, instrumentalizando indivíduos e instituições a tratar de situações complexas – uma prática inclusiva, responsável e que contribui para a sustentabilidade”, comenta Augusto Rodrigues, diretor de comunicação da CPFL Energia.

“O modelo e o padrão de consumo de hoje são insustentáveis, tanto no aspecto ambiental como no social e econômico, por isso, o Instituto Akatu promove essas discussões no Café Filosófico com o intuito de contribuir para a transformação do indivíduo, imprescindível para a transformação da sociedade.”, explica Mattar. A iniciativa será transmitida ao vivo pelo site do Instituto Akatu: https://www.akatu.org.br.

 

Serviço:

Série Invenção do Contemporâneo

Terças-feiras de abril, às 19h

Local: CPFL Cultura (Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 – Chácara Primavera – Campinas-SP)

Entrada gratuita e por ordem de chegada.

Mais informações:www.cpflcultura.com.br / (19) 3756-8000

 

Data: 06/04/2010

Tema: “Consumo: por que a gente é assim?”

Palestrante: Lívia Barbosa

 

Data: 13/04/2010

Tema: “O consumidor e o indivíduo na era da transição”

Palestrante: Sérgio Besserman

 

Data: 20/04/2010

Tema: “O poder do indivíduo na sociedade em rede”

Palestrante: Silvio Meira

 

Data: 27/04/2010

Tema: “Mudança é uma questão de cultura (ou Um líder em cada esquina)”

Palestrante: Thaís Corral

 

Entrada gratuita por ordem de chegada (a partir das 18h).

Mais informações pelo telefone: (19) 3756-8000.

 

Instituto Akatu pelo Consumo Consciente

 

Criado em 15 de março de 2001 (Dia Mundial do Consumidor) no âmbito do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, o Instituto Akatu pelo Consumo Consciente é uma organização não governamental sem fins lucrativos que conscientiza e mobiliza a sociedade para o consumo consciente. A palavra “Akatu” vem do tupi e significa, ao mesmo tempo, “semente boa” e “mundo melhor”, traduzindo a ideia de que o mundo melhor está contido nas ações de cada indivíduo. Para o Instituto Akatu, o ato de consumo deve ser um ato de cidadania, por meio do qual qualquer consumidor pode contribuir para a sustentabilidade do planeta, seja com o consumo de recursos naturais, produtos e serviços ou pela valorização da Responsabilidade Social Empresarial. O consumidor consciente busca o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal, a preservação do meio ambiente e o bem estar da sociedade, refletindo sobre o que consome e prestigiando empresas comprometidas com a responsabilidade social. Contribuir para que o consumidor deixe de ser um espectador dos problemas derivados dos atos de consumo e passe a ser um agente das soluções é o principal objetivo do Instituto Akatu.

Mais informações à imprensa

CDN Comunicação Corporativa

Angela Pagliacci – 11 3643-2783 / angela.pagliacci@cdn.com.br

Kátia Pula – 11 3643-2951 / katia.pula@cdn.com.br

Vinícius Gonçalves – 11 3643-2777 / vinicius@cdn.com.br

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também