loader image
06.10.22 às 18:00

Diálogos Braskem de Sustentabilidade debate consumo consciente e gestão de resíduos dia 13/10 em Montenegro (RS)

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Evento gratuito e aberto para a população é realizado por Braskem e Instituto Akatu em parceria com a ONG Mãos Verdes e o projeto Eco Pila

No dia 13 de outubro, quinta-feira, acontece a primeira edição do evento Diálogos Braskem de Sustentabilidade em Montenegro (RS), município da Região Metropolitana de Porto Alegre. A iniciativa da Braskem e do Instituto Akatu, ONG focada na sensibilização e mobilização da sociedade para o consumo consciente, é gratuita e aberta ao público, e acontece às 14h, na Estação da Cultura de Montenegro. O objetivo é compartilhar boas experiências sobre sustentabilidade e gestão de resíduos, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a conscientização da população na região.

“A promoção de eventos como o Diálogos de Sustentabilidade é fundamental para fortalecer o debate com as pessoas das comunidades e ampliar conceitos de preservação de nosso planeta, uma responsabilidade compartilhada entre indústria, varejo, governos e a sociedade”, valoriza Daniel Fleischer, Gerente de Relações Institucionais da Braskem no Rio Grande do Sul. Ele destaca que a empresa tem entre suas metas atingir 1,5 milhão de toneladas de resíduos plásticos retirados de aterros sanitários e do meio ambiente até 2030. “Mais do que números, são ações que trarão resultados positivos no desenvolvimento sustentável para todos”, completa.

A roda de conversa terá a participação de Jeferson Conceição, analista de Relações Institucionais da Braskem no Rio Grande do Sul; Michelle Ryter Teixeira, líder de projetos de educação do Instituto Akatu; Taís Führ, secretária municipal de meio ambiente em Montenegro; Alessandro Luiz Alves Soares, gerente de projetos da Mãos Verdes, cooperativa focada no fomento ao desenvolvimento socioambiental por meio da reciclagem; e João Batista Dias, diretor do projeto Eco Pila, iniciativa de economia sustentável da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montenegro/Pareci Novo (ACI).

“Vamos inspirar a população, a partir de exemplos simples e práticos ou projetos robustos,  sobre a importância do consumo consciente e da gestão adequada dos nossos resíduos, além dos impactos positivos que isso traz não só para nós, indivíduos, mas também para a sociedade, para a economia e para o meio ambiente”, destaca Michelle Ryter Teixeira, do Instituto Akatu. “Esse momento de troca de experiências e diálogo entre as instituições e a população é essencial para estreitar laços e unir esforços para melhorar a gestão de resíduos sólidos na região de Montenegro.”

Além do evento que acontece no dia 13 de outubro, o Instituto Akatu segue realizando formações sobre consumo consciente e sustentabilidade com professores da rede municipal de ensino em Montenegro e Triunfo, iniciativa que conta com apoio da Braskem desde 2018. Nas formações, os educadores recebem insumos sobre questões e conceitos socioambientais, sendo estimulados a aplicar as atividades pedagógicas disponibilizadas no Edukatu, programa de educação do Instituto Akatu, em sala de aula.

A iniciativa inclui ainda a cocriação de um curso autoformativo, em conjunto com educadores e assessores da rede estadual do Rio Grande do Sul, sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), consumo consciente e sustentabilidade, que será oferecido a todos os educadores da rede de ensino posteriormente. O objetivo é capacitar profissionais da educação para a sensibilização e a mobilização da comunidade escolar, empoderando jovens para a adoção de hábitos mais saudáveis e sustentáveis em seu dia a dia.

SERVIÇO

O que: Diálogos Braskem de Sustentabilidade – Montenegro (RS)

Quando: Dia 13/10, das 14h às 16h

Onde: Estação da Cultura de Montenegro – R. Osvaldo Aranha, 1246 – Centro, Montenegro (RS), 95780-000

Evento gratuito

Sobre a Braskem

Com uma visão de futuro global, orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha e receita líquida de R$ 52,3 bilhões (US$ 13,2 bilhões), a companhia exporta seus produtos para clientes em mais de 100 países.

Sobre o Edukatu

O Edukatu, programa de educação do Instituto Akatu, é a primeira rede de aprendizagem sobre os conceitos e práticas sobre consumo consciente e sustentabilidade para estudantes e profissionais de educação de todo o Brasil. Desde o seu lançamento, em 2013, o programa Edukatu já soma mais de 300 mil pessoas alcançadas, sendo mais de 44 mil estudantes, 16 mil professores e 7 mil escolas cadastrados na sua plataforma digital, totalmente gratuita. Saiba mais em www.edukatu.org.br

Sobre o Instituto Akatu

Criado em 15 de março de 2001, o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para um novo jeito de viver com consumo consciente e mais bem-estar para todos. As atividades do Instituto estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos e metodologias, pesquisas, jogos e eventos. O Akatu também atua junto a empresas que buscam caminhos para a nova economia, ajudando a identificar oportunidades que levem a novos modelos de produção e consumo – modelos que respeitem o ambiente e o bem-estar, sem deixar de lado a prosperidade. www.akatu.org.br

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também