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23.02.15 às 17:14

Edukatu premia professores de Alagoas e Salvador vencedores do Desafio “A Natureza das Coisas”

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Seis professores, três no Estado de Alagoas e outros três da cidade de Salvador (BA) receberam nesta semana a notícia de que foram vencedores do desafio “A Natureza das Coisas” do Edukatu – Rede de Aprendizagem para o Consumo Consciente, promovido pelo Instituto Akatu, em parceria com a Braskem. Porém, não foram só eles que ganharam: o desafio mobilizou 159 professores e 1.710 alunos inscritos, além de sensibilizar 1.288 pessoas das comunidades das escolas.

O desafio incentivou professores do ensino fundamental de escolas públicas e privadas dessas regiões a desenvolverem projetos relacionados às temáticas de consumo consciente, sustentabilidade e ciclo de vida dos produtos e colocá-los em prática por meio de um dos percursos do Circuito Natureza do Edukatu. Com o apoio da Aoka Tours, o primeiro colocado de cada região recebeu uma viagem com acompanhante para Inhotim (MG), sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil. Os professores poderão interagir com a cultura de outra região do País, especialmente por meio do contato com a arte, inspirar-se com novas vivências e projetos e ainda contribuir com o desenvolvimento sustentável da cidade.

A escola de cada professor vencedor do primeiro lugar recebe também uma oficina lúdica sobre temáticas relacionadas ao consumo consciente, a ser realizada pela equipe do Edukatu com todos os alunos. Já os professores classificados como segundo e terceiro lugares recebem um tablet e um kit de materiais didáticos, respectivamente.

Destinação adequada do lixo, escassez da água e uso de tecnologias foram temas dos projetos de Salvador

Em Salvador, Alexinaldo Lima Santos foi contemplado com o primeiro lugar no desafio pelo trabalho realizado com seus alunos na equipe “Consumo consciente, descarte eficiente”. O professor da Rede Sesi Bahia, unidade Itapagipe, conta que o projeto surgiu principalmente da necessidade de orientar quanto à destinação adequada dos resíduos sólidos secos e das sobras orgânicas. Para o professor, o desafio foi enriquecedor. “Achei empolgante e bastante dinâmica nossa participação. Nossos educandos relataram a satisfação em serem protagonistas desse desafio. Muitos foram transformados em disseminadores do projeto, levando-o para educandos menores”, comemora.

O segundo lugar da cidade foi para o professor Robson Nunes Oliveira, do Sesi Retiro. Com o debate sobre a escassez de água, na equipe “Amiga água”, os alunos criaram e distribuíram panfletos, desenhos e cartazes informativos e ainda organizaram palestras dentro da própria escola. Já a professora Ana Carla Dávila, da Escola Municipal Nossa Senhora dos Anjos, levou o terceiro lugar com as equipes “Copa dos Anjos” e “Tecnologia e sustentabilidade: parceria saudável”. Entre as atividades do grupo estavam uma feira de troca e uma gincana para recolher o lixo que não estava no lixo.

Em Alagoas, equipes aprenderam sobre escassez da água, integração da escola com a comunidade e produção agrícola

O primeiro lugar de Alagoas foi para a professora Maria Walkíria Cardoso, do Colégio Cristo Rei, do município de Maceió. O projeto da equipe “Um olhar midiático para a questão da água” divulgou sugestões de utilização das mídias para ajudar professores e interessados no tema “água” a se conscientizarem sobre a importância da preservação do recurso. A professora comenta que tem a intenção de continuar com o projeto em 2015, mas com uma seleção de atividades para cada turma. Dessa forma pretende aproveitar melhor os interesses e o tempo de cada aluno.

A professora responsável pela equipe “Projeto vida e sustentabilidade”, Maria Denair dos Santos, ficou em segundo lugar na seleção de Alagoas. A educadora da Escola Municipal Maria Iraci Teófilo de Castro, de Taquarana, conta que o projeto resgatou valores que orientam as relações entre educandos, comunidade e meio ambiente. O terceiro lugar do desafio discutiu formas mais equilibradas de produção agrícola e alternativas para tornar o ambiente e o cotidiano da escola mais sustentáveis. A professora Rosiete Josefa da Silva Santos coordenou a equipe “Um novo olhar sobre a Terra”, formada por diferentes séries da Escola Municipal Barão do Rio Branco, também em Taquarana. Os estudantes realizaram as atividades vencendo as limitações estruturais da sala de informática e de acesso à internet formando grupos, pois não havia computadores para todos.

Sobre o Edukatu
O Edukatu é um projeto de educação de crianças e jovens do Instituto Akatu criado em agosto de 2013 e realizado em parceria com a Braskem. É a primeira rede de aprendizagem sobre os conceitos e práticas do consumo consciente e sustentabilidade para alunos e professores do Ensino Fundamental de todo o Brasil. No espaço virtual disponível em www.edukatu.org.br há circuitos de aprendizagem cheios de desafios para os estudantes explorarem, conteúdos exclusivos (vídeos, reportagens, planos de aula, atividades e jogos), além de uma comunidade virtual para trocar ideias com outras escolas.

Sobre o Instituto Akatu
Criado em 15 de março de 2001 (Dia Mundial do Consumidor), o Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente. As atividades do Instituto estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos, pesquisas, jogos e metodologias. O Akatu defende o ato de consumo consciente como um instrumento fundamental de transformação do mundo, já que qualquer consumidor pode contribuir para a sustentabilidade da vida no planeta: por meio do consumo de recursos naturais, de produtos e de serviços e pela valorização da responsabilidade social das empresas.

Sobre a Braskem
A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Com 36 plantas industriais distribuídas pelo Brasil, Estados Unidos e Alemanha, a empresa produz anualmente mais de 16 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos. Maior produtora de biopolímeros do mundo, a Braskem tem capacidade para fabricar anualmente 200 mil toneladas de polietileno derivado de etanol de cana-de-açúcar.

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