19.09.22 às 12:16

Evento de sustentabilidade vai debater sobre gestão de resíduos em Marechal Deodoro

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

O Diálogos Braskem de Sustentabilidade é uma parceria da Braskem e do Instituto Akatu com o Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e ONGs locais

Para sensibilizar e informar comunidades e estudantes de Marechal Deodoro sobre a importância da destinação adequada dos resíduos e da coleta seletiva dos materiais recicláveis, o Instituto Akatu e a Braskem promovem o Diálogos Braskem de Sustentabilidade. O evento é gratuito e será realizado, nesta quinta-feira (22), no auditório do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) — Campus Marechal.

Quem comparecer ao evento terá a oportunidade de ouvir os representantes de entidades parceiras, como o Instituto MandaVer e a ONG Nosso Mangue, sobre as experiências práticas de sustentabilidade e gestão de resíduos, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a conscientização da população. O evento conta ainda com a parceria da Secretaria Municipal do Meio Ambiente do Município.

Além da roda de conversa, será realizada uma ação porta a porta pelo município, com apoio de jovens lideranças de 8 a 15 anos do Núcleo de Cidadania Adolescente, instituição vinculada ao Selo UNICEF. Na sequência, esses mesmos jovens vão implementar um plano de ação que eles ajudaram a cocriar, para sensibilizar e mobilizar outros jovens do município para a gestão sustentável de resíduos sólidos.

A troca de experiências práticas é o foco principal do evento. Segundo Régia Melo, analista de Relações Institucionais da Braskem, o desenvolvimento de projetos como esse ajudam a integrar cada vez mais a sociedade e o meio ambiente. “Nós buscamos promover a conscientização e a preservação ambiental. Iniciativas como esta conseguem transformar a realidade local demonstrando, na prática, como realizamos nossos projetos e os resultados positivos que eles trazem”, afirma ela.

Estão confirmadas as participações de Denise Conselheiro, gerente de educação do Akatu, ONG focada na sensibilização e mobilização dos brasileiros para o consumo consciente; Fabiano Duarte Machado, professor do Instituto Federal de Alagoas (IFAL); Lisania Pereira da Silva Pascoal, presidente do Instituto Mandaver; Matheus Gonzalez, secretário municipal de Meio Ambiente de Marechal Deodoro; e Mayris Nascimento, fundadora da ONG Nosso Mangue.

“O evento terá um enfoque bem prático, mostrando como as pessoas podem incorporar hábitos mais sustentáveis em seu dia a dia e impactar positivamente o seu entorno”, explica Denise Conselheiro, gerente de Educação do Akatu. “Queremos promover o diálogo com as comunidades locais e disseminar projetos socioambientais e boas práticas, estimulando a multiplicação dessas ações nos territórios”, conclui.

Em paralelo ao evento Diálogos Braskem de Sustentabilidade, o Instituto irá realizar a formação presencial de professores de 8 escolas da rede municipal de educação infantil, capacitando educadores para a abordagem de temáticas relacionadas ao consumo consciente e à sustentabilidade em sala de aula, nesta terça-feira (20) e quarta-feira (21). A formação dá continuidade a uma série de atividades já desenvolvidas por Braskem e Akatu em Marechal Deodoro desde 2021, com objetivo de sensibilizar e mobilizar a população para temas como consumo consciente, gestão adequada de resíduos, alimentação saudável e Agenda 2030.

Serviço
O que: Diálogos Braskem de Sustentabilidade
Quando: Dia 22/9, às 14h30
Onde: Auditório do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) — Campus Marechal.
Endereço: R. da Matança (Rua Lourival Alfredo), 176 — Poeira, Mal. Deodoro — AL, 57160-000
Evento gratuito

Sobre o Edukatu

O Edukatu, programa de educação do Instituto Akatu, é a primeira rede de aprendizagem sobre os conceitos e práticas sobre consumo consciente e sustentabilidade para estudantes e profissionais de educação de todo o Brasil. Desde o seu lançamento, em 2013, o programa Edukatu já soma mais de 300 mil pessoas alcançadas, sendo mais de 44 mil estudantes, 16 mil professores e 7 mil escolas cadastrados na sua plataforma digital, totalmente gratuita. Saiba mais em www.edukatu.org.br

Sobre o Instituto Akatu

Criado em 15 de março de 2001, o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para um novo jeito de viver com consumo consciente e mais bem-estar para todos. As atividades do Instituto estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos e metodologias, pesquisas, jogos e eventos. O Akatu também atua junto a empresas que buscam caminhos para a nova economia, ajudando a identificar oportunidades que levem a novos modelos de produção e consumo — modelos que respeitem o ambiente e o bem-estar, sem deixar de lado a prosperidade. Confira.

Veja também