08.09.22 às 9:03

Iniciativa de economia circular de geladeiras e freezers do Instituto Akatu chega à Grande São Paulo e a outras regiões do estado

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Reuse tem o objetivo de mobilizar a população para o consumo consciente e impulsionar a destinação adequada de resíduos sólidos

Se você tem um freezer ou geladeira ocioso ou em más condições de uso e mora nas regiões de São Paulo, Campinas, Sorocaba e Jundiaí, pode contar com um serviço gratuito de coleta desses aparelhos e ainda ganhar descontos na compra de um eletrodoméstico remanufaturado. O projeto Reuse, iniciativa de economia circular realizada por Instituto Akatu e Dow, com apoio da Indústria Fox, expandiu sua área de atuação e agora abrange municípios paulistas que, juntos, somam quase 30 milhões de habitantes.

Desenvolvido como um projeto piloto, um dos objetivos do Reuse é sensibilizar e mobilizar a população para o descarte adequado de freezers e geladeiras, minimizando os impactos negativos desses resíduos para o meio ambiente e para a sociedade. O projeto inclui atividades em escolas e comunidades de alguns municípios na região de Jundiaí, além da gestão e da logística de coleta e tratamento dos resíduos, impulsionando a destinação adequada, a reciclagem e a economia circular de aparelhos antigos.

Com a expansão da logística reversa, o Reuse passa a atender moradores da Grande São Paulo e de importantes centros urbanos no interior paulista, como Campinas, Sorocaba, Mogi das Cruzes, Piracicaba, Limeira, Bragança Paulista, entre outros. A coleta gratuita de freezers e geladeiras pode ser agendada no site do projeto (edukatu.org.br/reuse) ou pelo telefone/WhatsApp (11) 4671-0531. Além disso, o item destinado para a reciclagem garante um cupom de desconto no valor de R$150 para a compra de um eletrodoméstico remanufaturado em loja online parceira da iniciativa.

Criado para sensibilizar a população para o consumo consciente e contribuir para economia circular de produtos que contêm espumas de poliuretano (PU), em 2021 o Reuse recolheu e reciclou mais de 3,5 mil colchões e sofás de Hortolândia, município a 110km de São Paulo. Cerca de 84 toneladas de materiais foram retirados do meio ambiente e destinados para cooperativas de reciclagem, onde foram limpos e separados de forma adequada. O projeto também realizou atividades em cerca de 30 escolas do município, sensibilizando alunos e professores sobre a importância do consumo consciente e da gestão sustentável de resíduos.

Sobre o Instituto Akatu Criado em 15 de março de 2001, o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para um novo jeito de viver, com consumo consciente e mais bem-estar para todos. As atividades do Akatu estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos e metodologias, pesquisas, jogos e eventos. O Akatu também atua junto a empresas que buscam caminhos para a nova economia, ajudando a identificar oportunidades que levem a novos modelos de produção e consumo que respeitem o ambiente e o bem-estar, sem deixar de lado a prosperidade. Saiba mais aqui.

Sobre a Dow A Dow (NYSE: DOW) combina alcance global; escala e integração de ativos; inovação focada e expertise em ciência dos materiais; liderança em frentes de negócio; e em ESG (meio ambiente, social e governança) para alcançar crescimento lucrativo e possibilitar um futuro mais sustentável. Sua ambição é se tornar a empresa de ciência dos materiais mais inovadora, centrada no cliente, inclusiva e sustentável do mundo. O portfólio diferenciado de plásticos, intermediários industriais, revestimentos e silicones da Dow oferece uma grande variedade de produtos e soluções de base científica a clientes em segmentos de mercado de alto crescimento, como embalagens, infraestrutura, mobilidade e aplicações para o consumidor. A Dow opera 104 unidades fabris em 31 países e emprega cerca de 35.700 pessoas. Em 2021, gerou aproximadamente US$ 55 bilhões em vendas. Referências à Dow ou à Companhia significam a Dow Inc. e suas subsidiárias. Para obter mais informações, acesse o site ou siga @DowNewsroom no Twitter.

Sobre a Indústria Fox Fundada em 2009, a Indústria Fox atua em reciclagem industrial com destaque na captação e tratamento de gases CFCs no Brasil, foi a primeira fábrica de produção reversa de refrigeradores na América do Sul e se tornou referência em gestão e solução de armazenagem, tratamento de gases CFCs, manutenção, reforma e reparo de equipamentos. A empresa se posiciona com programas próprios de economia circular, eficiência energética, além de processos de remanufatura e análises técnicas qualitativas de produtos e componentes. Com isso, é a única no Brasil a unir os três pilares de reciclagem, remanufatura e eficiência energética. Tudo isso alinhado com novas tecnologias e desenvolvimento de economia circular e indústria 4.0. Serviço

Veja também