loader image
06.06.22 às 13:12

Instituto Akatu desenvolve temas de educação ambiental em Marechal Deodoro (AL)

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Parceria com a Braskem promove atividades sobre consumo consciente, Agenda 2030, gestão adequada de resíduos e alimentação saudável para a comunidade escolar e jovens lideranças comunitárias

Maceió, 6 de junho de 2022 — O Dia Mundial do Meio Ambiente foi celebrado em 5 de junho, data significativa para impulsionar a importância da preservação dos ecossistemas para a manutenção da vida do planeta. Pensando no processo de conscientização da sociedade, o Instituto Akatu, a Braskem e a Secretaria Municipal de Educação de Marechal Deodoro reafirmam a parceria para disponibilizar, através de plataforma digital e atividades presenciais, conteúdos pedagógicos sobre sustentabilidade, consumo consciente e economia circular para comunidade escolar e a jovens lideranças comunitárias.  

Este ano, o foco do projeto será consumo consciente, gestão adequada de resíduos, alimentação saudável e Agenda 2030, com o objetivo de sensibilizar e mobilizar crianças e jovens para a construção de uma sociedade mais sustentável, sem excessos ou desperdícios. Ainda em 2022, o projeto amplia sua atuação, atendendo, além da comunidade escolar, às jovens lideranças, que vão atuar como multiplicadores do consumo consciente e da sustentabilidade em suas comunidades.   

“É de extrema importância a introdução de temas sobre sustentabilidade ainda na fase infantil. A criança cresce consciente e forma conceitos que inclusive podem influenciar mudanças de comportamentos relacionados ao meio ambiente”, afirma Régia Melo, analista de Relações Institucionais da Braskem.  

Em 2021, o Programa Edukatu realizou atividades de sensibilização de educadores e estudantes de Marechal Deodoro, com ênfase em consumo consciente de plástico para alunos do Ensino Fundamental e alimentação saudável para estudantes da Educação Infantil. Mais de 60 educadores se capacitaram e realizaram diversas atividades com seus alunos, utilizando os conteúdos e as ferramentas disponibilizadas gratuitamente na plataforma digital Edukatu, maior rede online de aprendizagem sobre consumo consciente do país.  

“A Secretaria Municipal de Educação reitera a importância de trabalhar continuamente a conscientização sobre a importância das temáticas relacionadas ao meio ambiente. Nos dois anos anteriores, obtivemos sucesso nessa parceria mesmo com todas as limitações impostas pela pandemia”, ressalta Jamerson Santos, representante da SEMED Marechal. “Agora, em 2022, com a proposta de trabalharmos temáticas que incluem a Agenda 2030 e com a expansão do projeto para jovens lideranças, estamos no caminho certo no enfrentamento das problemáticas socioambientais. Todos os anos contamos com a participação efetiva dos professores e alunos. Temos certeza de que nessa perspectiva alcançaremos bons resultados!”  

Sobre o Edukatu

O Edukatu, programa de educação do Instituto Akatu, é a primeira rede de aprendizagem sobre os conceitos e práticas sobre consumo consciente e sustentabilidade para estudantes e profissionais de educação de todo o Brasil. Desde o seu lançamento, em 2013, o programa Edukatu já soma mais de 300 mil pessoas alcançadas, sendo mais de 44 mil estudantes, 16 mil professores e 7 mil escolas cadastrados na sua plataforma digital, totalmente gratuita. Saiba mais aqui.  

Sobre o Instituto Akatu

Criado em 15 de março de 2001, o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para um novo jeito de viver com consumo consciente e mais bem-estar para todos. As atividades do Instituto estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos e metodologias, pesquisas, jogos e eventos. O Akatu também atua junto a empresas que buscam caminhos para a nova economia, ajudando a identificar oportunidades que levem a novos modelos de produção e consumo — modelos que respeitem o ambiente e o bem-estar, sem deixar de lado a prosperidade. Confira.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também