loader image
31.10.22 às 17:13

Instituto Akatu e Braskem incentivam a educação ambiental em Santo André (SP)

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Atividades sobre consumo consciente e gestão adequada de resíduos envolvem jovens e adolescentes do município por uma sociedade mais sustentável

Instituto Akatu e Braskem deram início a uma série de atividades com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável da região de Santo André (SP). Até o fim do ano serão realizadas diversas ações com adolescentes e jovens para impulsionar o consumo consciente e uma gestão mais adequada de resíduos. A iniciativa já é realizada em municípios e na rede pública de ensino de Alagoas, Bahia, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

“Na Braskem, acreditamos que a educação é o melhor caminho para capacitar a sociedade sobre o uso adequado e o consumo consciente. Com certeza essas atividades em parceria com o Akatu vão contribuir para que jovens e adolescentes entendam como a reciclagem é essencial para mantermos um mundo mais sustentável e que reaproveitamento do resíduo como matéria-prima gera novos produtos, além de outros benefícios como: redução no gasto de energia, redução dos gases de efeito estufa (GEE), além de gerar renda para a população”, comenta Sylvia Tabarin – gerente de relações institucionais da Braskem Sudeste.

No mês de outubro, a iniciativa impactou 35 crianças e jovens dos grupos de escoteiros do Polaris, Jaçatuba e Baden Powell. Na ocasião, foram realizadas atividades práticas sobre consumo consciente e gestão adequada de resíduos, por meio de vídeos, oficinas didáticas e dinâmicas, que estimularam os jovens a refletir sobre seus hábitos diários e sobre o impacto deles para os indivíduos, para a sociedade e para o meio ambiente. As atividades com os escoteiros continuam em novembro com a execução dos planos de ação desenvolvidos pelos diferentes grupos de jovens, que incluem ações de porta a porta com moradores, colagem de cartazes informativos nas escolas e postagens nas redes sociais.

“Os escoteiros criaram um plano de ação focado em mudar a realidade das suas comunidades, incentivando a redução de resíduos, a coleta seletiva e a reciclagem”, conta Michelle Ryter Teixeira, líder de projetos de educação do Instituto Akatu. “Foi muito importante eles perceberem como podem atuar como multiplicadores da sustentabilidade e do consumo consciente, causando impactos muito positivos na região onde moram.”

Entre as atividades realizadas, o Akatu, por meio do Programa Edukatu, também disponibiliza a plataforma online de aprendizagem sobre consumo consciente ativa desde 2013, que segue estimulando que professores e alunos desenvolvam atividades escolares sobre temáticas socioambientais.

Sobre a Braskem

Com uma visão de futuro global, orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha e receita líquida de R$ 52,3 bilhões (US$ 13,2 bilhões), a companhia exporta seus produtos para clientes em mais de 100 países.

Sobre o Edukatu

O Edukatu, programa de educação do Instituto Akatu, é a primeira rede de aprendizagem sobre os conceitos e práticas sobre consumo consciente e sustentabilidade para estudantes e profissionais de educação de todo o Brasil. Desde o seu lançamento, em 2013, o programa Edukatu já soma mais de 300 mil pessoas alcançadas, sendo mais de 44 mil estudantes, 16 mil professores e 7 mil escolas cadastrados na sua plataforma digital, totalmente gratuita. Saiba mais em www.edukatu.org.br

Sobre o Instituto Akatu

Criado em 15 de março de 2001, o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para um novo jeito de viver com consumo consciente e mais bem-estar para todos. As atividades do Instituto estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos e metodologias, pesquisas, jogos e eventos. O Akatu também atua junto a empresas que buscam caminhos para a nova economia, ajudando a identificar oportunidades que levem a novos modelos de produção e consumo – modelos que respeitem o ambiente e o bem-estar, sem deixar de lado a prosperidade. www.akatu.org.br

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também