loader image
18.11.21 às 15:13

Não perca a Green Friday! Instituto Akatu instiga as pessoas a evitarem compra supérfluas na Black Friday e participa do Dia de Doar

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

ONG dá dica para os consumidores avaliarem sua forma de consumir em data repleta de promoções

Pode ser difícil medir, mas certamente “desconto”, “preço baixo”, “não perca” e “Black Friday” são palavras e expressões bastante ouvidas pelas pessoas nos últimos dias. Afinal, é só chegar essa época do ano que todos são bombardeadas pelas promoções. Mas vale a pena entrar nessa onda e até fazer aquela compra tentadora, porém, supérflua? Com essa pergunta em mente, o Instituto Akatu — principal ONG do país dedicada à sensibilização e à mobilização para o consumo consciente — convida os consumidores a aproveitarem a Green Friday e provoca-os a evitarem aquelas compras desnecessárias. Afinal, se toda forma de consumo traz consequências para o meio ambiente e a sociedade, imagine então, o que acontece em uma data como essa. É quando o “barato” de hoje pode sair caro amanhã.

A Green Friday é um movimento criado para substituir o consumismo provocado pela Black Friday pelo consumo consciente, aquele focado no que é necessário e exclui excessos e desperdícios, além de gerar um melhor impacto para nós mesmos, a natureza e a sociedade. Para isso, é fundamental entender o que é necessário e o que é supérfluo. E é nesse ponto que entra em cena os Primeiros Passos, iniciativa recém-lançada pelo Akatu para os consumidores trilharem a jornada rumo à sustentabilidade em cinco temas: água, alimentos, biodiversidade, crise climática e resíduos. Então, quais são os primeiros passos para evitar exageros na Black Friday?

Reflita sobre a necessidade da compra: considere impactos para seu bolso, para o meio ambiente e para a sociedade. Evite o consumo por impulso, pense sobre os motivos que despertam o seu desejo de compra e se há algo que a torna de fato necessária.

Repense uma compra online: antes de finalizar sua compra, dê um tempo, ocupe-se de outra coisa e retome a compra somente se concluir que se trata de uma necessidade real.

Evite salvar seus cartões nas plataformas: para compras online, não mantenha os cartões de crédito já salvos nas plataformas de vendas, pois isso facilita a compra e torna mais provável uma aquisição desnecessária.

Caso decida fazer uma compra, busque produtos com menor pegada de carbono: você pode comparar as emissões associadas à produção de itens similares na plataforma CoClear e, assim, poderá optar por aquele cujo impacto negativo é menor.

Evite que emoções negativas sejam o motivo das compras: cultive outros métodos para lidar com essas emoções, como passar um tempo com amigos e familiares ou qualquer outro hobby. Lembre-se que a experiência vale mais que s bens materiais.

De quem comprar? prefira empresas que aderem ao movimento que propõe um consumo mais consciente e sustentável por meio da oferta de produtos que geram menos impactos negativos ao meio ambiente e à sociedade.

Controle suas finanças pessoais: aprender a lidar com o seu próprio dinheiro é essencial para conseguir escapar mais facilmente de uma compra por impulso. Apps como o GuiaBolso e o Organizze ajudam você a evitar compras desnecessárias e limitar gastos.

Dia de Doar

E para engajar ainda mais os consumidores na busca por um consumo mais consciente, o Instituto Akatu se une a diversas organizações sociais no Dia de Doar, iniciativa que promove um país mais solidário e incentiva pessoas e empresas a apoiarem causas e organizações sociais no período da Black Friday. Para contribuir, basta acessar a plataforma de doação do Akatu. As contribuições, a partir de R$ 20, serão direcionadas ao Edukatu – plataforma de aprendizagem gratuita que leva conteúdos exclusivos sobre consumo consciente e sustentabilidade para mais de 7 mil escolas e 42 mil alunos em todo o país. O valor arrecadado será usado para: a realização de oficinas de capacitação de professores, a produção de novos conteúdos educativos e o engajamento de novas turmas do Ensino Fundamental.

Criado em 2012 nos Estados Unidos, o Dia de Doar é realizado sempre na terça-feira após a Black Friday e acontece neste ano em 30/11. Esse movimento global reúne 85 países e conecta pessoas a causas, convidando todos a contribuírem para a construção de uma sociedade mais sustentável e justa que tanto queremos. Participe aqui.

Sobre o Instituto Akatu

Criado em 15 de março de 2001, o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para um novo jeito de viver com consumo consciente e mais bem-estar para todos. As atividades do Instituto estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos e metodologias, pesquisas, jogos e eventos. O Akatu também atua junto a empresas que buscam caminhos para a nova economia, ajudando a identificar oportunidades que levem a novos modelos de produção e consumo — modelos que respeitem o ambiente e o bem-estar, sem deixar de lado a prosperidade: www.akatu.org.br.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também