loader image
27.12.22 às 15:12

Oficinas de educação ambiental levam sustentabilidade para escolas públicas em Camaçari (BA)

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Ações do programa Edukatu, iniciativa do Instituto Akatu e Braskem, incluíram atividades pedagógicas sobre gestão adequada de resíduos e consumo consciente

Cerca de 500 alunos de seis escolas da rede pública de ensino de Camaçari participaram das oficinas de educação ambiental, realizadas pelo Edukatu em 2022. Promovido pelo Instituto Akatu, com patrocínio da Braskem, o programa retomou às atividades presenciais este ano, com o objetivo de sensibilizar os estudantes sobre o consumo consciente e a importância dos cinco “R´s” da Sustentabilidade: Repensar; Recusar; Reduzir; Reutilizar; e Reciclar.

Entre as temáticas abordadas estão a gestão adequada de resíduos e a importância da preservação da natureza, questões trabalhadas por meio dos conteúdos pedagógicos da plataforma de aprendizagem do Edukatu. “As oficinas foram muito positivas, despertando o interesse imediato dos alunos para questões ambientais de uma forma leve e lúdica”, conta Michelle Ryter Teixeira, líder de projetos de educação do Instituto Akatu, que acompanhou de perto a evolução do programa em Camaçari e outros municípios da Região Metropolitana de Salvador.

Para a gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, Magnólia Borges, o desenvolvimento de atividades de consumo consciente e sustentabilidade com crianças e jovens desperta uma nova postura social para o futuro. “Quando vamos à escola trabalhar esses temas propomos que os alunos se tornem uma nova geração que será protagonista nas ações de pensar e agir em prol do meio ambiente”.

As atividades promovidas em Camaçari contemplaram estudantes, com idade entre 4 e 14 anos, das instituições: Escola Municipal Clube de Mães; Centro Educacional Senhor dos Passos; Escola Municipal Cosme de Farias; Escola Municipal Catu de Abrantes; Escola Municipal Engenheiro Ruy Bacelar; e Escola Zumbi dos Palmares. Em quase 10 anos de existência, o Edukatu já sensibilizou mais de 350 mil pessoas, sendo 160 mil alunos e 16 mil educadores.

Sobre a Braskem

Orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para clientes em 71 países.

Sobre o Edukatu

O Edukatu, programa de educação do Instituto Akatu, é a primeira rede de aprendizagem sobre os conceitos e práticas sobre consumo consciente e sustentabilidade para estudantes e profissionais de educação de todo o Brasil. Desde o seu lançamento, em 2013, o programa Edukatu já soma mais de 350 mil pessoas alcançadas, sendo mais de 160 mil estudantes, 16 mil professores e 7 mil escolas cadastrados na sua plataforma digital, totalmente gratuita. Saiba mais em www.edukatu.org.br

Sobre o Instituto Akatu

Criado em 15 de março de 2001, o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para um novo jeito de viver com consumo consciente e mais bem-estar para todos. As atividades do Instituto estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos e metodologias, pesquisas, jogos e eventos. O Akatu também atua junto a empresas que buscam caminhos para a nova economia, ajudando a identificar oportunidades que levem a novos modelos de produção e consumo – modelos que respeitem o ambiente e o bem-estar, sem deixar de lado a prosperidade. www.akatu.org.br

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também