loader image
31.10.22 às 17:16

Oficinas e atividades lúdicas estimulam consciência ambiental em crianças e adultos na Região Metropolitana de Salvador

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Ações de estímulo ao consumo consciente e à gestão adequada de resíduos aconteceram com crianças e adultos em Salvador, Dias d’Ávila, Candeias e Camaçari

Cerca de 90 pessoas, entre crianças e adultos, participaram de oficinas sobre reciclagem neste sábado, 29, na ONG Hora da Criança, no Rio Vermelho. A atividade foi seguida de uma roda de conversa com os pais e um piquenique sustentável, sensibilizando o grupo para o consumo consciente. A iniciativa faz parte da programação Diálogos Braskem de Sustentabilidade promovida pela Edukatu em parceria com a Braskem, com o objetivo de despertar na população uma reflexão sobre seus hábitos e as mudanças necessárias para contribuir para a preservação do meio ambiente.

Além da atividade em Salvador, outras ações com foco em consumo consciente, reciclagem e gestão adequada de resíduos foram realizadas para moradores de Dias d’Ávila, Candeias e Camaçari. No sábado, 29, moradores de Dias d’Ávila percorreram as ruas do bairro Leandrinho, convidando a população local a rever hábitos e a praticar ações mais sustentáveis.

“Conversamos com a população sobre a importância de separar adequadamente seus resíduos, não queimar o lixo, compostar os resíduos orgânicos quando possível e separar os resíduos secos para a reciclagem”, conta Michelle Ryter Teixeira, líder de projetos de educação do Instituto Akatu. A ação continua nas próximas semanas, com a sensibilização dos moradores do bairro por meio de uma campanha digital liderada pelos voluntários da associação de moradores.

Em Candeias, oficinas sobre resíduos e reciclagem e um concurso de fantasias fabricadas com materiais recicláveis sensibilizou os moradores do bairro de Passé para o consumo consciente. Já em Camaçari, 335 alunos da Escola Municipal Catu de Abrantes e do Centro Educacional Senhor de Passos participaram de uma gincana. Durante a atividade, eles responderam perguntas sobre a gestão de resíduos e reciclagem, reforçando o conhecimento deles nessa temática.

“Por meio de atividades lúdicas e interativas, queremos conscientizar a população para a importância das práticas sustentáveis. Desta forma, cada cidadão pode contribuir para mitigar o impacto do nosso consumo no meio ambiente”, pontua Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.

As atividades presenciais em Salvador, Dias D’Ávila e Candeias complementam as ações do Programa Edukatu, iniciativa do Akatu que disponibiliza uma plataforma online de aprendizagem sobre consumo consciente e está presente no estado da Bahia desde 2013, estimulando que professores e alunos desenvolvam atividades escolares sobre temáticas socioambientais e se tornem protagonistas de um futuro mais sustentável.

Sobre a Braskem

Orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para clientes em 71 países.

Sobre o Edukatu

O Edukatu, programa de educação do Instituto Akatu, é a primeira rede de aprendizagem sobre os conceitos e práticas sobre consumo consciente e sustentabilidade para estudantes e profissionais de educação de todo o Brasil. Desde o seu lançamento, em 2013, o programa Edukatu já soma mais de 300 mil pessoas alcançadas, sendo mais de 44 mil estudantes, 16 mil professores e 7 mil escolas cadastrados na sua plataforma digital, totalmente gratuita. Saiba mais em www.edukatu.org.br

Sobre o Instituto Akatu

Criado em 15 de março de 2001, o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para um novo jeito de viver com consumo consciente e mais bem-estar para todos. As atividades do Instituto estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos e metodologias, pesquisas, jogos e eventos. O Akatu também atua junto a empresas que buscam caminhos para a nova economia, ajudando a identificar oportunidades que levem a novos modelos de produção e consumo – modelos que respeitem o ambiente e o bem-estar, sem deixar de lado a prosperidade. www.akatu.org.br

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também