loader image
27.12.22 às 12:02

Programa Edukatu envolve mais de 1.650 alunos em atividades práticas sobre sustentabilidade na rede pública de ensino em Duque de Caxias (RJ)

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Ações contaram com a participação de cerca de 350 professores que trabalharam temáticas como gestão de resíduos e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Ao longo de 2022, mais de 1650 alunos e cerca de 350 professores de Duque de Caxias (RJ) foram impactados positivamente pelas ações do Programa Edukatu. O programa de aprendizagem sobre consumo consciente e sustentabilidade desenvolvido pelo Instituto Akatu e apoiado pela Braskem realizou formações em 9 escolas da rede municipal de ensino e vários encontros online com a rede estadual para apoiar a realização de atividades em gestão adequada de resíduos e desperdício de alimentos, impulsionando a participação da comunidade e o desenvolvimento sustentável na região.

“As ações realizadas em parceria com o Instituto Akatu reforçam nossos compromissos em ampliar os impactos positivos decorrentes da atuação da Braskem, principalmente nas comunidades onde atuamos. Trabalhar temáticas como consumo consciente, reciclagem, entre outros temas igualmente importantes, ajudam a despertar a conscientização ambiental e o compromisso com a sustentabilidade”, salienta Sylvia Tabarin, Gerente de Relações Institucionais da Braskem.

Para a professora Roseli Duarte, Secretária Municipal de Educação de Duque de Caxias, o Programa Edukatu foi de suma importância na rede municipal de ensino. “Através de um percurso formativo, os professores puderam compartilhar experiências educativas sobre as práticas do consumo consciente e sustentabilidade através de projetos inter e multidisciplinares”, valoriza.

A Secretaria de Estado de Educação, por meio da Superintendente de Projetos Estratégicos, Roberta Piñon, também exalta a iniciativa. “Trabalhamos, cada vez mais, o tema da educação ambiental e do consumo consciente, visando a sustentabilidade em nossas unidades escolares”, comenta. “Parcerias como essas são de suma importância para os alunos aprenderem de forma ativa sobre temas atuais e necessários para a sociedade e o ecossistema.”

Confira os  destaques do programa em 2023:

E.M. Professora Mariana Nunes Passos:

A escola localizada no Meio da Serra, na zona rural de Duque de Caxias, superou obstáculos como a falta de uma sala de informática bem estruturada e a falta de equipamentos para todos. Sob a liderança da professora Adriane Ayub Correa Satyro, alunos do 5º ano tiveram contato com os conteúdos pedagógicos do Edukatu a partir de celulares e tablets cedidos por pais e professores especialmente para as atividades em temáticas socioambientais. “A gente foi se ajudando. Foi uma interação muito legal e já estamos conversando para dar continuidade a essa proposta, que trouxe mais informações e novas dinâmicas para a sala de aula”, conta a professora Adriane.

Além de integrar a plataforma Edukatu com o currículo escolar, a E.M. Professora Mariana Nunes Passos intensificou seu programa de separação de recicláveis e de compostagem, em iniciativa que conta com a participação de toda a comunidade escolar e do entorno.

CIEP 340 – Professora Laís Martins:

A CIEP 340 possui uma horta utilizada para trabalhar temáticas como sustentabilidade, consumo consciente, alimentação saudável e desperdício de alimentos com os alunos. A instituição também possui um laboratório onde o papel é reciclado a partir de materiais coletados e separados pelos próprios alunos. Além disso, a escola tem projetos ligados ao lixo zero e aborda temas conectados com a sustentabilidade na rádio da escola. Ao longo do ano letivo, alunos do 9º ano também realizaram projetos audiovisuais sobre consumo consciente e gestão de resíduos, e uma feira de trocas foi realizada.

“O Edukatu realizou uma grande formação com os nossos professores, o que proporcionou um grande crescimento para a escola e para os nossos alunos. E, na parte de informática, foi muito interessante poder ter contato com as temáticas do programa e poder crescer com a agenda da sustentabilidade junto à comunidade escolar”, afirmou a professora Dilza dos Santos.

Instituto de Educação Governador Roberto Silveira:

A escola trabalhou a sustentabilidade com os alunos a partir de várias frentes. Os alunos produziram cartazes abordando os 5 Ps da Sustentabilidade (Paz, Pessoas, Planeta, Prosperidade e Parcerias) e realizaram feiras de trocas. Temáticas como alimentação saudável e sustentável também foram abordadas na horta da escola, adaptada para atender todos os alunos de forma inclusiva. Um grande mutirão de pintura da área da horta envolveu alunos, pais e comunidade escolar. Em paralelo, atividades pedagógicas do programa Edukatu foram trabalhadas com os alunos de forma impressa e online.

Novas atividades dentro do programa já estão sendo planejadas para o próximo ano letivo em Duque de Caxias e em outras cidades do país. Ao longo de quase 10 anos, o programa Edukatu já alcançou mais de 300 mil pessoas, incluindo 44 mil estudantes e 16 mil professores de todas as regiões brasileiras.

Sobre a Braskem

Com uma visão de futuro global, orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha e receita líquida de R$ 52,3 bilhões (US$ 13,2 bilhões), a companhia exporta seus produtos para clientes em mais de 100 países.

Sobre o Edukatu

O Edukatu, programa de educação do Instituto Akatu, é a primeira rede de aprendizagem sobre os conceitos e práticas sobre consumo consciente e sustentabilidade para estudantes e profissionais de educação de todo o Brasil. Desde o seu lançamento, em 2013, o programa Edukatu já soma mais de 300 mil pessoas alcançadas, sendo mais de 180 mil estudantes sensibilizados, além de 18 mil professores e 8 mil escolas cadastradas na sua plataforma digital, totalmente gratuita. Saiba mais em www.edukatu.org.br

Sobre o Instituto Akatu

Criado em 15 de março de 2001, o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para um novo jeito de viver com consumo consciente e mais bem-estar para todos. As atividades do Instituto estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos e metodologias, pesquisas, jogos e eventos. O Akatu também atua junto a empresas que buscam caminhos para a nova economia, ajudando a identificar oportunidades que levem a novos modelos de produção e consumo – modelos que respeitem o ambiente e o bem-estar, sem deixar de lado a prosperidade. www.akatu.org.br

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também