loader image
26.12.22 às 9:15

Você conhece os benefícios da economia circular e da sustentabilidade?

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Programa Edukatu envolve pela primeira vez a comunidade de Santo André (SP) para promover o desenvolvimento sustentável da região

Um dos pilares da economia circular é o reaproveitamento de produtos ou materiais para produzir novos itens, minimizando impactos ambientais como as emissões de gases de efeito estufa e o desperdício de recursos naturais como água, energia elétrica e matérias-primas. Este foi um dos temas trabalhados pelo Programa Edukatu em 2022 em Santo André, junto   com os moradores do município.

“Este ano, expandimos o programa para além dos muros das escolas, alcançando as comunidades de Santo André. E, para o próximo ano, queremos levar todo esse aprendizado adquirido e consolidar atuais e novas parcerias, para levarmos cada vez mais longe a conscientização ambiental para a população”, comenta Michelle Ryter Teixeira, líder de projetos de educação do Instituto Akatu. Entre as atividades desenvolvidas estiveram oficinas, ações lúdicas e campanhas digitais de mobilização em conjunto com escoteiros e com o Programa Qualidade de Vida, do Sesi Santo André envolvendo mais de 300 pessoas.

“Ficamos muito satisfeitos com o trabalho desenvolvido em parceria com o Instituo Akatu, agora com os moradores de Santo André. Esse tipo de ação reforça cada vez mais o compromisso da Braskem com as pessoas e para a sustentabilidade. Queremos cada vez mais despertar a conscientização ambiental na população e esse tipo de ação vem contribuir com nosso objetivo”, salienta Sylvia Tabarin, Gerente de Relações Institucionais da Braskem.

Conceitos como economia circular e gestão adequada de resíduos foram trabalhados de diversas maneiras, com atividades pedagógicas e debates abertos ao público, reforçando a importância de um consumo mais consciente e mais sustentável. O programa reforçou, junto a pessoas de todas as idades, os benefícios de ações simples, como a separação adequada de resíduos, a redução do consumo de plásticos de uso único e o impulsionamento da reciclagem, fatores fundamentais para impulsionar uma economia em sintonia com o meio ambiente e que seja benéfica para todos nós.

As atividades do programa continuam em 2023, reforçando o compromisso da Braskem e do Instituto Akatu de trabalharem a educação ambiental com a comunidade escolar e com os moradores de Santo André e região. Em quase 10 anos de existência, o Edukatu já sensibilizou mais de 350 mil pessoas, sendo 160 mil alunos e 16 mil educadores.

Sobre a Braskem

Com uma visão de futuro global, orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha e receita líquida de R$ 52,3 bilhões (US$ 13,2 bilhões), a companhia exporta seus produtos para clientes em mais de 100 países.

Sobre o Edukatu

O Edukatu, programa de educação do Instituto Akatu, é a primeira rede de aprendizagem sobre os conceitos e práticas sobre consumo consciente e sustentabilidade para estudantes e profissionais de educação de todo o Brasil. Desde o seu lançamento, em 2013, o programa Edukatu já soma mais de 300 mil pessoas alcançadas, sendo mais de 180 mil estudantes sensibilizados, além de 18 mil professores e 8 mil escolas cadastradas na sua plataforma digital, totalmente gratuita.  Saiba mais em www.edukatu.org.br

Sobre o Instituto Akatu

Criado em 15 de março de 2001, o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para um novo jeito de viver com consumo consciente e mais bem-estar para todos. As atividades do Instituto estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos e metodologias, pesquisas, jogos e eventos. O Akatu também atua junto a empresas que buscam caminhos para a nova economia, ajudando a identificar oportunidades que levem a novos modelos de produção e consumo – modelos que respeitem o ambiente e o bem-estar, sem deixar de lado a prosperidade. www.akatu.org.br

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também