loader image
19.12.18 às 15:56

Você sabe os impactos dos resíduos que você e a sua família geram?

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

A cada ano que passa os brasileiros geram maiores quantidades de resíduos sólidos todos os dias e mais municípios enviam o lixo gerado pela população aos lixões, ao passo que a coleta seletiva ainda é precária.

Diante desse cenário nos deparamos com um problema crescente que, se não começar a ser tratado urgentemente, no futuro poderá atingir proporções irreversíveis, prejudicando não só o meio ambiente, mas também a todos nós, que teremos de conviver com essas enormes muralhas de lixo.

Cada brasileiro produz mais de 1 quilo de lixo todos os dias. Considerando uma família de quatro pessoas, os resíduos gerados ao longo de suas vidas ocupariam quatro apartamentos de 50 m2* lotados de lixo do chão até o teto.

Pode não parecer muito, mas seguindo essa lógica, somente para ‘guardar’ os resíduos gerados ao longo das vidas de cinco famílias como essa, seria necessário um prédio de dez andares inteiro, com dois apartamentos de 50 m2 por andar.

Para ‘guardar’ todo o volume de resíduos gerados somente pela população da cidade de São Paulo, seriam necessários quatro vezes mais prédios residenciais** do que os já existentes no município – isso sem contar os apartamentos necessários para as pessoas de fato viverem!

Imagine o quanto custa para a sociedade retirar, transportar, tratar e armazenar todo esse resíduo! A redução desse problema exige um esforço concentrado não só dos governos, do setor privado e das organizações do terceiro setor, mas também de toda a sociedade que tem importante papel como consumidores e geradores de resíduos.

O consumo consciente contribui para que as pessoas adotem novas práticas em suas rotinas que impactam melhor o meio ambiente e a sociedade. Em relação aos resíduos, tais ações podem fazer com que os consumidores repensem suas compras, evitando que grande parte desse resíduo seja gerado ou pelo menos reduzido, além de incentivar a reutilização dos produtos para outros fins antes descartá-los e ainda promover a cultura da reciclagem.

Saiba como separar seus resíduos para a reciclagem aqui.

*com 2,5 metros de pé direito

**cada um com 10 andares, 2 apartamentos por andar, com 50 m2 por apartamento, com 2,5 metros de pé direito

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também