loader image
29.03.19 às 11:12

Mude o destino do seu lixo!

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Mudar um hábito pode ser um grande desafio, mas vale a pena! Adotar um estilo de vida mais sustentável é um processo gradual, que passa por pequenas mudanças nas ações rotineiras em casa. Reduzir a geração de resíduos é um dos passos importantes para essa mudança.

Mais 78 milhões de toneladas de resíduos foram geradas no Brasil em 2016, ocupando espaço nos aterros sanitários e, consequentemente, contribuindo para a emissão de gases de efeito estufa.

Mais da metade confere resíduo orgânico, composto em grande parte por restos de alimentos. No nosso dia-a-dia este descarte pode não parecer muito significativo, mas você já pensou na quantidade de resíduo orgânico que a sua família gera ao longo do tempo, e o que acontece com ele depois de descartado?

Uma família de quatro pessoas, ao longo de 10 anos, é responsável pela geração de cerca de 8 toneladas de resíduos orgânicos. Esse peso é equivalente ao de oito carros populares!

É perfeitamente possível reduzir, e muito, a geração de resíduos, inclusive dos orgânicos. Você pode acessar algumas dicas de como reduzir seus resíduos com práticas do consumo consciente que evitam o desperdício de alimentos aqui.

De qualquer forma, a redução da produção de resíduos é gradual, e mesmo não sendo possível zerar a produção de resíduo orgânico, existem alternativas para a sua destinação, além dos aterros sanitários e lixões.

Como é importante reduzir a emissão de carbono de forma a combater o aquecimento global, uma possibilidade está exatamente na redução da geração de resíduo orgânico. Veja só como a redução na produção de resíduo orgânico pode compensar as emissões de carbono de 4 lâmpadas acesas por muito tempo:

Se uma família de quatro pessoas reduzir sua geração de resíduos orgânicos pela metade e compostar os que não puderam ser evitados, em 1 ano serão poupadas emissões similares às emitidas na geração de energia elétrica suficiente para essa mesma família manter 15 lâmpadas LED acesas 6h por dia, por mais de 10 anos.

Mas afinal, como funciona uma composteira doméstica?

É um sistema de caixas onde são colocados os restos de alimentos produzidos por uma ou mais residências e que, após serem submetidos a alguns processos biológicos, são transformados em adubo. Se usada corretamente, a composteira doméstica não atrai insetos e nem gera odores e, além de reduzir o impacto dos resíduos gerados por você e sua família, ainda pode gerar adubo para começar a fazer uma hortinha em casa!

É possível montar uma composteira em casa? Sim, e é um processo muito simples. O Composta São Paulo, é uma iniciativa urbana que ensina o passo-a-passo para montar uma composteira doméstica e como realizar o processo de compostagem em casa! Já o Morada da Floresta é um famoso conhecido no assunto que oferece oficinas, cursos e atividades relacionadas à compostagem para todos que quiserem conhecer um pouco melhor sobre esse processo.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também