loader image
27.09.18 às 14:55

Reduza seu banho diário em 1 minuto e economize energia para carregar muitas vezes o celular!

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Dados do Ministério do Meio Ambiente e de outros órgãos apontam que o chuveiro elétrico é o eletrodoméstico responsável pela maior parte do consumo de energia de uma residência. Ele pode chegar a consumir mais energia do que a geladeira, e é o aparelho de maior potência para uso doméstico. Trata-se de uma invenção brasileira utilizada quase exclusivamente pelo Brasil e por países da América Latina. (Fonte: Jornal da Unicamp, 2014.)

Tipicamente, um chuveiro, nas regiões Sudeste e Sul, tem cerca de quatro mil watts de potência. Para ter uma ideia, um forno de micro-ondas apresenta potência de mil watts e uma geladeira, cerca de 300 watts. Logo, o chuveiro é o responsável por uma parcela muito significativa do consumo residencial de energia elétrica. (Fonte: Jornal da Unicamp, 2014)

Os chuveiros também possuem diferentes opções de aquecimento e utilizá-las corretamente, de acordo com as estações do ano, ajuda a economizar energia. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, quando o clima permitir, manter o chuveiro elétrico na posição ‘Verão’ (água morna) pode consumir até 30% a menos de energia do que na posição ‘Inverno’ (água quente).

De qualquer forma, a atitude mais relevante para reduzir o consumo de energia elétrica do chuveiro elétrico é estar atento a quanto tempo você fica no banho.

Por exemplo, ao diminuir o seu banho diário de chuveiro elétrico em um minuto, ao final de um mês você terá economizado energia elétrica suficiente para carregar 750 vezes seu celular durante uma hora.

Há uma série de atitudes que podem ser tomadas para reduzir o consumo de energia elétrica do chuveiro. Antes de adquirir um aparelho, compare o selo Procel de produtos equivalentes – ou seja, com potências e vazões similares – e que atendem a sua necessidade. O selo indica quais aparelhos são mais econômicos e apresentam melhor eficiência energética, ou seja, que precisam de menos energia elétrica para cumprir determinada função, como esquentar a água para o banho.

*Partindo da premissa de que o tempo médio de ‘carga’ do celular é de 60 min e considerando suficiente uma carga de 60 min diários para manter o celular funcionando, ininterruptamente.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também