loader image
10.05.19 às 17:01

Evite o uso do carro para fazer trechos curtos

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Após a revolução industrial, com a queima de combustíveis fósseis como petróleo e carvão, todas as atividades humanas passaram a causar a emissão de carbono. Esse processo leva ao acúmulo dos gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera, o que causa o aquecimento global.

Mas, há grandes oportunidades para contribuirmos com a redução das emissões ao pensar nos impactos de nosso consumo e mudarmos nossas escolhas, sejam de serviços ou de produtos.

Evitar o uso do carro para fazer trechos curtos, usando a bicicleta ou andando a pé – como ir até a padaria, mercado ou farmácia perto de casa – é uma das mudanças de hábitos que podem fazer uma enorme diferença positiva se praticada por muitas pessoas por um longo período. Essa atitude, além de reduzir a emissão de GEE, também pode contribuir para a diminuição da poluição atmosférica, que afeta a saúde e bem-estar de todos. Sem contar que a prática de exercícios físicos, como pedalar ou caminhar, contribui com a diminuição de riscos de diversas doenças, além de permitir a fuga do stress causado pelos congestionamentos.

Assim, fazer curtas caminhadas ou usar uma bicicleta, em vez do carro, pode fazer uma grande diferença para você e para o meio ambiente.

Se em cinco dias da semana você substituir, em um pequeno trecho (4 km no total de ida e volta), o uso do carro a gasolina pela caminhada ou pela bicicleta, ao longo de um ano evitará a emissão de uma quantidade de gases de efeito estufa (GEE) equivalente à emitida na geração de energia elétrica para manter 12 lâmpadas de LED acesas diariamente, durante 6 horas por dia, ao longo de 7 anos!

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também