loader image
14.10.19 às 15:49

Fique atento a vazamentos e evite o desperdício de água

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Uma torneira pingando pode ser um dos grandes vilões do gasto de água em casa sem que você perceba e, além de contribuir com o desperdício de um recurso tão precioso para a manutenção da vida na Terra, o “pinga-pinga” da torneira contribui para o aumento da sua conta de água no final do mês. Por exemplo, uma torneira que, ao ser fechada, mantém um filete de 4mm de água correndo, desperdiça 442 litros de água por dia! (Sabesp)

Mas esse problema é bem fácil de ser resolvido e não demanda nenhum gasto exorbitante. Você mesmo pode acabar com esse desperdício trocando o vedante da torneira, popularmente chamado de “courinho”, e que pode ser encontrado, para torneiras em geral, por pouco mais de R$ 2,00 em qualquer loja de ferragens ou materiais de construção. Se, ao trocar o vedante, sua torneira continuar pingando, pode ser que você precise trocar o reparo – peça que participa da contenção da água em torneiras que, para abrirem por completo, devem dar mais de uma volta – nesse caso, consulte um encanador para descobrir qual a solução mais indicada.

Além disso, é importante atentar a alterações incomuns no valor da conta de água, observar umidade em paredes e ao redor de registros, torneiras e válvulas. Em muitos casos, a manutenção é simples e a economia será imensa.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também