loader image
14.10.19 às 16:28

Mantenha a torneira fechada ao se barbear e poupe água!

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Fazer a barba em casa faz parte da rotina de cuidados de muitos homens, porém, muitos possuem o hábito de manter a torneira aberta, mesmo quando não estão utilizando a água. A vazão de uma torneira de banheiro é de, aproximadamente, 11 litros por minuto! Esse volume pode não parecer muito, mas imagine quantas vezes um homem fará a barba ao longo de sua vida. Por isso, é importante perceber a necessidade de adotar medidas que economizem no uso da água, esse recurso natural tão precioso.

Para poupar o uso da água não é necessário deixar de fazer a barba, mas sim reduzir o tempo de torneira aberta durante o processo, o que não afetará o resultado e pode fazer uma enorme diferença para o meio ambiente e para a humanidade.

Se homens brasileiros reduzirem para 1 minuto o tempo de torneira aberta ao se barbear durante um mês, serão economizados mais de 29 bilhões de litros de água, o equivalente ao volume de mais de 11.700 (onze mil e setecentas) piscinas olímpicas cheias!

Dados:
– Vazão de uma torneira de banheiro (L/min): 10,8 (Sabesp)
– População brasileira masculina: 100.826.090 (Educa IBGE)
– População brasileira masculina acima de 15 anos (90%): 90.743.481 (Educa IBGE)
– População brasileira de homens que se barbeiam todos os dias: 6% (Philips)
– População brasileira de homens que se barbeiam pelo menos uma vez por semana: 62% (Philips)
– População brasileira de homens que se barbeiam uma vez por mês: 28,9% (Philips)
– Volume de uma piscina olímpica: 2.500.000 L (Faz Fácil)

Premissas:
O tempo médio de torneira aberta para o processo de barbear é de 3 minutos.

De acordo com o estudo da Philips “Hábitos de cuidado pessoal masculino”, 6% da população masculina se barbeia todos os dias, 62% se barbeia ao menos uma vez por semana e 28,9% se barbeia uma vez por mês (assume-se que 62% se barbeia em média 4 vezes por semana).

Com a média ponderada dessas frequências, tem-se aproximadamente 12 vezes por mês. Assim, assume-se como aceitável uma frequência de 15 vezes por mês, ou seja, dia sim, dia não.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também