Uma torneira pingando pode ser um dos grandes vilões do gasto de água em casa sem que você perceba e, além de contribuir com o desperdício de um recurso tão precioso para a manutenção da vida na Terra, o “pinga-pinga” da torneira ainda contribui para o aumento da sua conta de água no final de um mês.
Uma torneira de cozinha que, ao ser fechada, continua com um gotejamento rápido*, desperdiça 960 litros de água por mês. Essa quantidade de água é similar à ingerida diariamente por uma pessoa ao longo de um ano e três meses**! Se todas as residências brasileiras tivessem um pinga-pinga como esse, em pouco mais de 3 dias seria desperdiçada uma quantidade de água suficiente para encher os 6,2 bilhões de litros da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro.
Mas esse problema é bem fácil de ser resolvido e não demanda nenhuma reforma na sua cozinha ou no seu banheiro ou gastos exorbitantes. Você mesmo pode acabar com esse desperdício em casa, simplesmente trocando o vedante da torneira, popularmente conhecido como “courinho”, e que pode ser encontrado para torneiras em geral por pouco mais de R$ 2,00*** em qualquer loja de ferragens ou materiais de construção. Se ao trocar o vedante sua torneira continuar pingando, pode ser que você precise trocar o reparo – peça que participa da contenção da água[1] em torneiras que, para abrirem por completo, devem dar mais de uma volta[2] – e, nesse caso, consulte um encanador para descobrir qual a solução mais indicada.
* gasto de 32 litros por dia (Sabesp)
** supondo que cada pessoa beba 2 litros de água por dia
*** vedante para torneiras em geral da Leroy Merlin