loader image
18.08.21 às 15:49

Troque os saquinhos plásticos por recipientes reutilizáveis

Dica-saquinho
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Ir às compras pode ter um grande impacto na geração de resíduos plásticos. Além das sacolas descartáveis para carregar as compras, existem também os saquinhos plásticos ofertados ao longo das gôndolas, principalmente de produtos a granel, como frutas, legumes, verduras e cereais, entre outros. 

Mas a adoção de hábitos simples de consumo consciente podem ajudar a reduzir essa geração de resíduos. Quando for ao mercado, à feira ou a lojas de produtos a granel, dispense o saquinho plástico preferindo o uso de alternativas duráveis, como sacos reutilizáveis específicos para frutas, verduras e legumes, que podem ser usados até para armazenamento dentro da geladeira, ecobags ou mesmo recipientes de vidro no caso de compra de cereais e sementes. 

Se 1/10 da população brasileira (21 milhões de pessoas) substituir a cada semana o uso de 5 saquinhos plásticos por recipientes reutilizáveis, ao final de um ano será evitado o uso de mais de 5,5 bilhões de saquinhos que, quando colocados lado a lado, cobririam mais de 2 cidades inteiras do tamanho de Belo Horizonte. 

E se uma família de 4 pessoas adotar esse mesmo hábito, ao final de um ano será evitado o uso de 260 de saquinhos plásticos que, dispostos um acima do outro, alcançariam a altura de quase 3 estátuas do Cristo Redentor — ou um prédio de 35 andares.

Dados:

– População brasileira: 211.755.692 habitantes (IBGE)

– Área de Belo Horizonte (km²): 314 (Embrapa)

– Altura do Cristo Redentor (m): 38 (Estados e Capitais)

– Altura de um andar de um prédio (m): 3 (UFJF)

– Largura e Comprimento de um saco plástico padrão (m): 0,3 e 0,4 (Embalagens VIP)

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também