loader image
27.10.17 às 11:02

Um brasileiro consome de recursos naturais, na sua vida, 1 torre de 160 andares

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Você sabe o quanto você consome de recursos naturais do planeta? Para se ter uma ideia desse volume, o Instituto Akatu fez o seguinte cálculo:

Se o volume de todos os recursos naturais consumidos por cada brasileiro* durante toda a sua vida** fosse colocado em tambores de 1,80 metros de altura e 1 metro de base, e eles fossem empilhados um sobre os outros, alcançariam a altura do maior edifício do mundo, o Burj Khalifa, localizado em Dubai, com os seus 160 andares!

Nosso mundo é construído a partir de materiais ou matérias primas. O alimento que comemos, os edifícios que nos alojam, os veículos em que viajamos e os bens de consumo que fazem parte de nossas vidas, são todos feitos, incorporam e exigem para sua produção quantidades enormes de biomassa, combustíveis fósseis, metais e minerais não metálicos.

Essas matérias primas movimentam as economias nacionais e sustentam o desenvolvimento humano e bem-estar. Nossa dependência de materiais nos liga diretamente à natureza de que são extraídos e para que finalmente retornam como resíduos e emissões.

No entanto, em função do ritmo excessivo de produção e consumo que se estabeleceu em nossa sociedade, há um déficit ecológico desde 1970, em que as demandas de recursos naturais da humanidade excedem o que a Terra pode regenerar em um ano.

Atualmente, a Terra leva um ano e seis meses para regenerar o que as pessoas usam em apenas 1 ano. Isso por que há sobrepesca, excesso de emissões de dióxido de carbono, desgaste do solo e desmatamento em um ritmo predatório.

Para reverter essa situação, é preciso de governos, empresas e pessoas estejam empenhados. No caso das pessoas, é preciso buscar um estilo de vida mais sustentável, na medida do possível, que diminua os impactos negativos do seu consumo no meio ambiente e na sociedade.

Nas nossas tarefas cotidianas, há muitos detalhes que podem ser modificados para diminuir os impactos negativos do nosso consumo no meio ambiente. Administrar bem a compra de alimentos, de forma que nada acabe sobrando, é um exemplo. A agropecuária é uma das maiores fontes de emissão de gases de efeito estufa (GEE) no Brasil, causadores do aquecimento global, e grande consumidora de água.

Também é importante que as pessoas busquem economizar energia, principalmente nos períodos secos, quando é necessário acionar as usinas termoelétricas, que emitem mais GEE.

Clique aqui e veja algumas dicas de pequenas alterações de comportamento que podem fazer uma grande diferença. 

* Considerando a quantidade recursos naturais extraídos anualmente por cada brasileiro de 13 ton/ano (relatório do Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas, UNEP)

** Considerando a expectativa de vida do brasileiro de 75,5 anos (IBGE, 2015)

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também