loader image
15.10.21 às 12:19

No Dia do Consumo Consciente, Instituto Akatu provoca as pessoas a descobrirem seu perfil de consumidor

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

ONG convida as pessoas a fazerem reflexão sobre seus hábitos com teste sobre o consumo

Indiferente, iniciante, engajado ou consciente? Afinal, que tipo de consumidor você é? No Dia do Consumo Consciente, celebrado neste dia 15 de outubro, o Instituto Akatu – principal ONG do país dedicada à sensibilização e à mobilização para o consumo consciente – provoca as pessoas a descobrirem, e fazerem uma reflexão, sobre qual desses perfis se encaixa melhor com a forma delas consumirem. Dessa maneira, todos podem identificar o impacto de suas atitudes cotidianas e dimensionar como é possível melhorar.

Assim, o Instituto Akatu convida as pessoas a fazer o Teste do Consumo Consciente, que analisa comportamentos e valores para avaliar o grau de consciência delas ao consumir algo -de água e energia elétrica em casa, passando pela maneira como você se desloca até o planejamento das compras.

“Conhecer seu nível de consciência é um passo essencial para a mudança de comportamento em favor do consumo consciente e de estilos de vida mais sustentáveis. Entender e mapear nossos hábitos de consumo e buscarmos nos tornarmos protagonistas de uma busca de melhorar os seus impactos nos leva a adotar práticas que podem ser simples, mas que, se repetidas por muito tempo ou por muitas pessoas, geram enorme impacto positivo para nós mesmos, a sociedade, a economia e o meio ambiente”, enfatiza Helio Mattar, diretor-presidente do Akatu.

Vale lembrar que os brasileiros estão cada vez mais interessados no assunto sustentabilidade. Na Pesquisa Vida Saudável e Sustentável 2020, promovida por Akatu e GlobeScan, 41% dos entrevistados concordaram totalmente com a frase “Eu quero reduzir muito o impacto que eu tenho no meio ambiente”, e 68% dos participantes disseram ser uma prioridade “viver de uma maneira que seja boa para você, boa para outras pessoas e boa para o meio ambiente”. Mas o caminho a ser percorrido ainda é longo. De acordo com a Pesquisa Akatu 2018, somente 4% dos brasileiros podem ser classificados como consumidores conscientes, aqueles com comportamento ativo, que de fato praticam os 5Rs da Sustentabilidade e que tomam suas decisões de consumo baseado no que é melhor para o coletivo e para o meio ambiente.

Confira os perfis de consumidores:

Consumidor indiferente: Ainda não leva em conta que evitar desperdícios traz benefícios diretos para si mesmo e para o seu bolso nem compreende os impactos de seus hábitos de consumo para o meio ambiente. Representa 38% da população brasileira.

Consumidor iniciante: Pratica o consumo consciente pensando em soluções para evitar desperdícios e economizar financeiramente, como desligar a luz ao sair de um cômodo ou fechar a torneira ao escovar os dentes, pois já compreende que seus atos de consumo geram impactos para si próprio e para seu bolso. Também é 38% da população brasileira.

Consumidor engajado: Percebe que o consumo consciente é mais que uma maneira de economizar — reconhece que seus hábitos de consumo geram consequências para si e para seu bolso, mas também para a sociedade e para o meio ambiente. Representa 20% da população brasileira.

Consumidor consciente: Tem comportamentos ativos, para além de práticas em casa, no trabalho e no lazer. Faz escolhas sabendo que as consequências de seus atos de consumo afetam não só a si próprio, mas também a sociedade, o meio ambiente e as futuras gerações, além de entender que influencia pessoas ao seu redor. Abrange 4% da população brasileira.

E se quiser mais dicas de consumo consciente, clique aqui.

Sobre o Instituto Akatu

Criado em 15 de março de 2001, o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para um novo jeito de viver com consumo consciente e mais bem-estar para todos. As atividades do Instituto estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos e metodologias, pesquisas, jogos e eventos. O Akatu também atua junto a empresas que buscam caminhos para a nova economia, ajudando a identificar oportunidades que levem a novos modelos de produção e consumo – modelos que respeitem o ambiente e o bem-estar, sem deixar de lado a prosperidade: www.akatu.org.br.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também