loader image
22.03.21 às 16:40

No Dia Mundial da Água, Instituto Akatu mostra como 1 minutinho economiza de montão

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

O que dá para fazer em “apenas” 1 minuto? Muitos podem até achar que pouca coisa. Mas será mesmo? No Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, o Instituto Akatu, principal ONG do país dedicada à sensibilização e à mobilização para o consumo consciente, convida todos a contribuírem para o uso mais adequado desse importante recurso natural. Se a famosa expressão diz que “água é vida”, algumas ações diárias simples já ajudam a evitar o desperdício desse bem finito e tão precioso. E assim, um minutinho leva a uma economia de montão!

O consumo médio de água de um brasileiro  é de 154,1 litros por dia, acima dos 50 a 100 litros recomendados pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Ainda assim, mais de 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água tratada. Então, se cada um de nós fizer um uso mais consciente para evitar desperdícios e economizar água, contribuímos para conservar esse recurso natural tão valioso.  Poupando 1 minuto da torneira ou do chuveiro abertos em atividades diárias já é um bom início. E o Instituto Akatu mostra como:

  • 1 minuto a menos no uso de água ao escovar os dentes: em 10 anos, você terá economizado água suficiente para uma família (de 4 pessoas) escovar os dentes ao longo de 10 meses (25.920 litros) — considerando 3 escovações/dia!
  • 1 minuto a menos no uso de água ao lavar a louça do dia: em 10 anos, você terá poupado água suficiente para mais de 500 ciclos completos da máquina de lavar roupas (49.680 litros)!
  • 1 minuto a menos no uso de água no banho diário: em 10 anos, você terá economizado água suficiente para uma família (4 pessoas) tomar seu banho diário por 6 meses (21.960 litros)!
  • 1 minuto a menos no uso de água ao lavar as mãos 5 vezes em um dia (é só fechar a torneira por 20 segundos ao ensaboá-las): em 10 anos, você terá poupado água suficiente para suprir o consumo diário de uma outra pessoa por mais de 7 meses (34.560 litros)!
  • 1 minuto a menos no uso de água ao se barbear: em 10 anos, você terá economizado água suficiente para outras 2 pessoas se barbearem ao longo de 5 anos (19.440 litros) — considerando a frequência de se fazer a barba a cada 2 dias!

Vale lembrar que, apesar do planeta ser coberto por 2/3  de água, a maioria absoluta, ou 97,5%, é de mares e oceanos. Isso significa que apenas 2,5% da água na Terra é doce, e mais da metade disso sequer está disponível para o uso imediato, pois concentra-se em geleiras ou subsolos congelados. Para se ter uma ideia, se toda a água do mundo coubesse em uma garrafa PET de 2 litros,  somente três das mais de 42 mil gotas estariam disponíveis para o nosso consumo.

Além de a água ser um recurso natural limitado, fatores como o consumo inadequado, o desperdício e a poluição de fontes e mananciais representam um risco para a manutenção da vida no planeta. Por isso, um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 é justamente sobre Água Potável e Saneamento (ODS 6), cuja meta é assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos.

Então, agora, você já sabe o que dá para fazer em “apenas” 1 minuto? Veja mais dicas sobre o consumo consciente da água aqui.

Sobre o Instituto Akatu

Criado em 15 de março de 2001, o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para um novo jeito de viver com consumo consciente e mais bem-estar para todos. As atividades do Instituto estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos e metodologias, pesquisas, jogos e eventos. O Akatu também atua junto a empresas que buscam caminhos para a nova economia, ajudando a identificar oportunidades que levem a novos modelos de produção e consumo – modelos que respeitem o ambiente e o bem-estar, sem deixar de lado a prosperidade: www.akatu.org.br.

Veja também