Eletrodomésticos com selo Procel vão consumir ainda menos energia

A partir de 2011, geladeiras, máquinas de lavar e fogões terão normas mais rigorosas de eficiência energética e devem consumir menos energia elétrica

A designer Alessandra Vaz passa muito pouco tempo dentro de casa, onde mora sozinha. Ela lava roupa uma a duas vezes por semana e usa o microondas, no máximo, três vezes por semana. No final de cada mês, a conta de luz nunca passa de R$ 18,00. Isso porque todos os seus eletrodomésticos têm o selo Procel com classificação A, que garante a maior eficiência no consumo de energia.

“Tive a sorte de começar a morar sozinha justamente quando havia o incentivo fiscal do governo para produtos de linha branca e fiz questão de comprar ...

Consumo residencial de energia elétrica cresce quase 8%

Aquisição em larga escala de aparelhos eletrodomésticos, reflexo do aumento de trabalho formal e do acesso ao crédito, explica alta

Entre janeiro e maio de 2010, o consumo de energia elétrica nas casas brasileiras aumentou 7,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Neste começo de ano, as famílias brasileiras consumiram 45,2 mil gigawatts-hora (GWh), 26% do total da eletricidade gerada no pais.

As informações são da edição de junho do informativo mensal sobre o mercado de energia publicado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Segundo o informativo, nos primeiros cinco meses de 2010, o Brasil consumiu 173 mil GWh, um crescimento de 9,7% quando comparado ao igual período anterior.

O setor industrial, que segue ...

Imposto segue mais baixo para eletrodomésticos de menor gasto energético

Governo abre perspectivas de futuros incentivos para consumo eficiente de energia elétrica

Ao anunciar mais uma prorrogação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) menor sobre os produtos de linha branca — geladeiras, fogões, máquinas de lavar e tanquinhos —, o governo federal abriu perspectivas para novas medidas que estimulem investimentos em eficiência energética. “Quanto mais a contribuição para a poupança de energia, maior será o desconto que poderá ser dado em algum tributo. Não se espantem se futuramente tomarmos outras medidas tributárias que terão esse caráter", afirmou Guido Mantega, Ministro da Fazenda, em entrevista coletiva à imprensa sobre a prorrogação da redução de IPI.

Foi ...

Eficiência energética: quando menos é mais

Investimentos em redução do uso de energia ganham força na perspectiva de uma economia de baixo carbono

O temor crescente relacionado às mudanças climáticas e a necessidade de redução da dependência de combustíveis fósseis tem motivado não apenas o avanço na busca por alternativas de energia, mas também o seu uso mais eficiente. O reforço ao investimento em eficiência energética se dá até mesmo em países com recursos naturais abundantes, como o Brasil, que possuem um vasto histórico de desperdício de energia. O chuveiro elétrico é o exemplo mais notório. Presente na maioria das casas brasileiras, ele representa cerca de 10% da demanda nacional de energia.

“O Brasil tem um Produto Interno ...

Prédios recebem etiqueta de eficiência energética

Consumidor pode saber quais edifícios comerciais e públicos consomem menos energia

Como parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem, o Inmetro e a Eletrobrás lançaram a Etiqueta de Eficiência Energética de Edificações Comerciais, de Serviços e Públicos. É um sistema semelhante ao que avalia aparelhos domésticos, como chuveiros elétricos e geladeiras. O objetivo da etiqueta é incentivar projetos que levem em conta características de construções sustentáveis, aproveitando, por exemplo, iluminação e ventilação naturais. Isso reduz a necessidade do uso de iluminação artificial e de sistemas de ar condicionado.

A etiqueta avalia três aspectos dos edifícios: envoltório (a fachada e o entorno), sistema de iluminação e condicionamento de ...

Destaques

Categorias

Teste do Consumo Consciente

 

 

Você sabe como seu poder  de consumidor pode influenciar a sua vida e de todo o planeta?

 

O Teste do Consumo Consciente do Instituto Akatu responde a essa pergunta. Ele é uma ferramenta que avalia o grau de consciência de pessoas ou comunidades quando consomem e oferece caminhos para que todos possam se tornar consumidores mais conscientes, numa jornada em busca do bem-estar para você, a sociedade e toda a vida no planeta.

Descubra que tipo de consumidor você é!

 

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...