loader image
06.07.21 às 19:23

Evite o desperdício de energia elétrica!

Fundamental para superarmos a crise hídrica e energética, o consumo consciente faz bem ao seu bolso, ao meio ambiente e ao país inteiro

O Brasil enfrenta uma séria crise hídrica e energética, agravada pelo menor nível de chuvas no país em 91 anos e pela consequente baixa vazão dos reservatórios de água para a geração hidrelétrica, nossa maior fonte de energia. Para evitar riscos de racionamento e até mesmo de apagões, o país ampliou o uso de termelétricas, opção menos sustentável (exige a queima de combustíveis fósseis que emite gases de efeito estufa) e mais cara. Sobrou para o meio ambiente e também para nós, consumidores: a partir de julho, o valor da bandeira vermelha terá aumento de 52% na conta de luz, justamente para bancar a operação das termelétricas. 

O momento reforça a necessidade da adoção de hábitos de consumo consciente.“Além de governos e empresas, é importante a população se conscientizar que também pode fazer a sua parte. Ao evitar o desperdício de energia elétrica no dia a dia, em nossas casas, economizamos na conta de luz, poupamos esse recurso e contribuímos para que o país supere a crise”, enfatiza Bruna Tiussu, gerente de comunicação do Akatu. Atitudes simples, como apagar as luzes ao sair do ambiente, reduzir o tempo de banho no chuveiro elétrico e tirar da tomada equipamentos que não estão em uso, proporcionam economia no final do mês e ainda podem ajudar a evitar racionamentos. Todo mundo sai ganhando.

Vale lembrar que não é a primeira vez que o Brasil passa por uma crise hídrica. Em 2001 e 2002, por exemplo, os racionamentos foram incorporados no cotidiano de moradores de várias cidades. Portanto, já sabemos: no pior dos cenários, pode faltar energia elétrica na tomada e água na torneira. 

A crise hídrica é uma oportunidade para o país repensar seus modelos de produção e de consumo. Afinal, tudo está interligado: a falta de chuvas que acarreta a seca dos reservatórios é, de certa forma, reflexo do aumento das queimadas e do desmatamento, além de consequência da crise climática e do aquecimento global. 

Evitar o desperdício e fazer um uso consciente de energia elétrica, portanto, deve ir além de um cenário de crise ? são comportamentos que precisamos adotar todos os dias do ano, faça chuva ou faça sol. 

Confira sete dicas para economizar energia elétrica: 
  1. Aproveite ao máximo a luz natural do dia. Evite acender lâmpadas sem necessidade e lembre-se de desligá-las ao sair de um ambiente. Vale ressaltar que esta prática também aumenta a vida útil das lâmpadas. 
  1. Mantenha a casa iluminada sem desperdiçar energia: substitua as lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED, que têm maior vida útil e são mais eficientes energeticamente. Apesar de mais caras, as lâmpadas de LED compensam devido à menor necessidade de troca em comparação às fluorescentes, além da redução no valor da conta de luz.
  1. Reduza o seu banho diário em 1 minuto e economize energia para carregar muitas vezes o celular: o chuveiro elétrico costuma ser o maior consumidor de energia de uma casa, ao lado do ar-condicionado. Apesar do frio em boa parte do país, evite banhos longos no chuveiro elétrico. 
  1. Cuidado com o consumo em modo stand-by: não deixe a TV ligada à toa e tire o computador da tomada quando não estiver em uso. O mesmo vale para os demais eletrônicos e eletrodomésticos, uma vez que o modo stand-by consome energia sem percebermos. 
  1. Evite passar roupa desnecessariamente: acumule o máximo possível de peças para usar a máquina de lavar e o ferro de passar. Se possível, pendure as roupas em cabides para que elas sequem e desamassem naturalmente. Dependendo do tipo de tecido, a peça pode até dispensar o ferro de passar e ir direto para o guarda-roupa. 
  1. Evite abrir a porta da geladeira à toa: o ar quente obriga o motor do equipamento a gastar mais energia elétrica para resfriá-la novamente. Na hora de colocar ou retirar os alimentos, faça tudo de uma só vez, e não guarde recipientes quentes, pois isso também aumenta o consumo de energia. E verifique se a borracha da porta da geladeira está em boas condições, pois ela isola o interior do refrigerador e evita maior consumo de eletricidade.
  1. Fique atento ao comprar um eletrodoméstico: procure o selo Procel ou a etiqueta do Inmetro, que indicam os aparelhos energeticamente mais eficientes. Também vale a pena avaliar a substituição de equipamentos antigos por novos, em geral mais eficientes no consumo de energia. 

Para mais dicas de consumo consciente de energia, clique aqui.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também