loader image
15.01.24 às 13:44

Akatu trabalha ODS 7 (energia limpa e acessível) em escolas do Rio Grande do Sul

Mobilização em parceria com a Elera alcançou quase mil alunos do ensino público gaúcho

Em 2023, o Instituto Akatu desenvolveu uma mobilização com educadores e educadoras de algumas cidades do Rio Grande do Sul sobre consumo consciente, energia limpa e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em parceria com a Elera Renováveis.

O projeto foi voltado para educadores e educadoras das cidades Nova Bassano, Guaporé, Serafina Corrêa, Jaquirana, Bom Jesus, Monte Alegre dos Campos, Vacaria, Dois Lajeados, Fagundes Varela e São Francisco de Paula, que se inscreveram voluntariamente no curso de formação “ODS 7 – Promovendo o consumo consciente e a valorização de energias limpas nas escolas do Rio Grande do Sul”.

De início, foram realizados dois encontros online via Google Meet com a participação dos educadores e educadoras para apresentar a proposta de formação e trabalhar a temática central. Os participantes tinham 3 planos de aulas disponíveis sobre energia e ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) para abordar em sala de aula com as turmas. Ao todo, alcançamos 67 educadores participantes, 949 estudantes e 498 comunitários.

Em outubro de 2023, integrantes da equipe do Edukatu foram até a cidade de Nova Bassano – RS para entregar os certificados aos educadores participantes e, como reconhecimento por seu trabalho, desenvolver oficinas lúdicas com seus estudantes. Bianca, integrante da equipe de educação do Instituto Akatu, comenta: “As oficinas foram desenvolvidas para que os estudantes repensem o consumo de energia em casa e na escola. Vimos que todos se envolveram intensamente, trazendo comentários e dúvidas no desenvolvimento da proposta. Foi perceptível o ânimo e a vontade de fazer a diferença para o planeta dentro dos comportamentos e falas dos estudantes”.

Durante as ações presenciais, foram alcançados mais 354 estudantes. Uma das educadoras presentes foi a professora de biologia, Cristiane Rangel, que também participou da formação online e abordou o tema de energia com seus estudantes de acordo com a proposta de formação do Edukatu. Ela conta: “Acredito que o projeto se complementa com os conteúdos programados pela BNCC. A dinâmica da oficina fez os estudantes refletirem temas para além do que já trabalhamos em sala de aula. Eles conseguem questionar e trazer para a realidade local deles e também passaram a compreender todos os desafios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

Confira o vídeo que conta mais sobre esse projeto:

Ao todo, o projeto alcançou 1.370 estudantes e educadores. Denise Conselheiro, da área de educação do Instituto Akatu, destaca: “O projeto, realizado com o apoio da Elera, buscou promover abordagens personalizadas para estimular um aprendizado dinâmico e inclusivo por meio dos planos de aula. O tema é crucial, pois sensibiliza os estudantes a compreenderem os desafios energéticos do país, e também globais, e explorarem soluções sustentáveis no cotidiano escolar e fora dele. Abordar esse tema ajuda a promover a conscientização ambiental, por meio da responsabilidade compartilhada, e a preparar a atual e a próxima gerações para enfrentar os dilemas energéticos no contexto dos ODS”.

Desenvolver projetos sobre energias renováveis nas escolas é necessário para conscientizar e mobilizar os alunos para a importância da sustentabilidade e a reflexão sobre as fontes de energia. Essas iniciativas promovem a educação ambiental, estimulam o pensamento crítico e preparam as novas gerações para desafios relacionados à transição energética. Além disso, envolver os estudantes em projetos práticos contribui para o desenvolvimento de habilidades técnicas e científicas.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também