loader image
03.11.21 às 14:01

Plante árvores e tenha energia elétrica para abastecer milhões de lares!

dica-arvores_feed
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Os benefícios das árvores são inúmeros: produzem flores e frutos que alimentam insetos, animais e humanos, servem de abrigo para diferentes espécies da fauna, auxiliam na infiltração de água no solo, contribuem para o conforto térmico, bloqueiam raios solares e suas folhas retém gases e partículas poluentes e ainda são capazes de capturar dióxido de carbono (CO2).

Se 1/3 dos brasileiros plantar 1 árvore cada, o total de CO2 equivalente que será capturado por elas ao longo de 1 ano* é similar às emissões decorrentes da geração de energia elétrica capaz de suprir a demanda diária de 4,8 milhões de residências brasileiras ao longo desse mesmo ano.

O plantio de árvores, portanto, tem um propósito fundamental quando se trata da questão da absorção de CO2 e é uma prática acessível a quase todas as pessoas. Porém, é preciso fazer o plantio de maneira adequada, já que nem todas as espécies se adaptam a qualquer lugar e a maioria delas requer cuidados como irrigação periódica e monitoramento de predadores. Antes de plantar uma árvore, busque informações em sites especializados ou instituições que fazem esse serviço.

*O cálculo considera a média de captura de CO2 por uma árvore adulta por ano, dado o montante que ela captura ao longo de 20 anos (que considera o período de crescimento até a fase adulta). 

Dados:

Absorção de uma árvore da Mata Atlântica (kg CO2/ano): 8,16 (Esalq-USP)

Consumo residencial de energia elétrica mensal (kWh): 162,2 (EPE)

Fator de emissão (tCO2/MWh): 0,0617 (MCTIC)

População brasileira (hab): 211.755.692 (IBGE)

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também