loader image
Alunos e Professores
EDUKATU
Edukatu

A primeira rede de aprendizagem online e gratuita sobre consumo consciente do Brasil é mantida pelo Akatu desde 2013. Feita sob medida para professores e alunos do Ensino Fundamental (6 a 15 anos), conta com um espaço de troca de ideias entre escolas, professores e alunos, e oferece conteúdos exclusivos, lúdicos e interativos — textos, infográficos, jogos, vídeos, planos de aula e percursos pedagógicos — sobre os temas resíduos, água, energia, alimentos e ODS, entre outros. Digital, o Edukatu alcança os 4 cantos do Brasil: ele contribui na educação de crianças de todas as regiões do país e pode ser utilizado nas redes pública e privada de qualquer localidade — o Akatu, junto às Secretarias de Educação parceiras, fornece orientação técnica e capacitação para o consumo consciente e sustentabilidade aos professores de maneira presencial ou a distância. Conheça o Edukatu.

+ 350 mil pessoas impactadas

+ 160 mil alunos sensibilizados

+ 16 mil professores capacitados

+ 7 mil escolas alcançadas

APOIO PIONEIRO
Braskem
O Akatu nos traz uma ferramenta para trabalhar a dimensão humana da sustentabilidade de uma forma bem estruturada e facilmente escalável. O trabalho planejado e focado que temos feito nessas cidades tem sido extremamente importante para que a Braskem possa trazer o consumo consciente para as comunidades que estão no entorno de suas operações.

Lúcia Rodrigues, representante da área de responsabilidade social da Braskem em 2019

Apoio no desenvolvimento de conteúdos e na manutenção da plataforma

Apoio na disseminação do projeto

Olimpíada Pelo Clima
A iniciativa debateu a crise climática em escolas públicas de Ensino Médio e Ensino Fundamental da capital paulista em 2022, por meio de palestras, oficinas e atividades pedagógicas. A comunidade escolar foi estimulada a propor soluções para os problemas de seus territórios, criando projetos colaborativos de intervenção social sobre a questão climática. Ao todo, 11 projetos foram inscritos e 4 finalistas receberam materiais de incentivo para a implementação ou continuidade das atividades propostas.
15 oficinas realizadas

541 estudantes sensibilizados

APOIO

Formações sobre Agenda 2030 e ODS
O curso “Educação Ambiental na perspectiva da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” foi voltado a profissionais da Educação Básica da rede municipal de ensino em São Paulo e realizado em 2022. Cerca de 450 educadores participaram de encontros online e realizaram atividades da plataforma Edukatu com seus estudantes. A formação fez parte do projeto “Educação para o consumo consciente em escolas de São Paulo via Edukatu”.
50 encontros online

450 educadores capacitados

3.500 alunos sensibilizados

APOIO

PROJETO PRIORITÁRIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Ao longo do ano letivo de 2016, o Akatu levou o projeto Prioritário de Eficiência Energética a escolas de 10 cidades: Itanhaém, Guarujá, Francisco Morato, Limeira, Rio Claro, Tatuí, Registro, Andradina e Votuporanga no estado de São Paulo; e Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul. O objetivo foi sensibilizar e mobilizar professores, alunos e comunidade para o consumo consciente de energia elétrica. O projeto contou com atividades presenciais desenvolvidas nas escolas, conteúdos criados para a plataforma Edukatu e o Desafio Energia Todo Dia, concurso em que mais de 2.800 alunos e 260 professores se envolveram criando projetos sobre o tema. Além das ações nas escolas, o Akatu também desenvolveu ações de sensibilização para o consumo consciente de energia elétrica em 42 ONGs dessas cidades e junto aos colaboradores da Elektro, capacitando-os para atuar junto à comunidade.
Acreditamos que a educação é o melhor caminho para que as pessoas
transformem e melhorem suas vidas. Apenas com indivíduos mais conscientes teremos uma sociedade mais justa, uma economia mais forte e um meio ambiente equilibrado.

Felipe Zanola, gerente de P&D e Eficiência Energética da Elektro em 2016

2.311 professores capacitados

2.500 pessoas de ONGs sensibilizadas

500 colaboradores da Elektro sensibilizados

10 mil pessoas (alunos, pais, funcionários das escolas) impactadas

APOIO
Elektro
DESAFIO ESCOLAS SUSTENTÁVEIS
Um concurso pioneiro para estimular a transformação das escolas públicas do Brasil em termos de educação para o consumo consciente e a sustentabilidade, tanto do ponto de vista pedagógico como estrutural. Este foi o objetivo do Desafio Escolas Sustentáveis que, em 2019, financiou os cinco melhores planos de ação inscritos por escolas — um de cada região do país. As escolas executaram seus projetos em 2020 com o acompanhamento do Akatu. Alguns exemplos: construção de composteira e horta agroecológica; instalação de calhas e cisternas para reaproveitamento da água da chuva; criação de oficinas de bioconstrução e ecodesign com reaproveitamento de resíduos sólidos; oficinas de produção de sabão caseiro; instalação de um Ponto de Entrega Voluntária de Resíduos (PEV). Os projetos foram acompanhados de capacitação de professores e sensibilização de alunos para o consumo consciente e a sustentabilidade. O Desafio foi parte de um esforço global coordenado pelo Institute for Global Environmental Strategies (IGES) do Japão e pela One Planet Network (ONU) e financiado pelo Ministério do Meio Ambiente do Japão. Além do Brasil, também participam da ação Namíbia, África do Sul, Uganda, Camboja, Quirguistão, Filipinas, Vietnã e Suriname — neste último, o Akatu serviu como consultor para o desenvolvimento das atividades.
248 planos de ações inscritos

5 escolas contempladas

R$225 mil em financiamentos

Ficamos muito felizes com o desempenho do Akatu no Desafio Escolas Sustentáveis. Os planos vencedores são realmente interessantes e esperamos que ajudem as escolas a fazer a transição para estilos mais sustentáveis de vida.

Simon Gilby, pesquisador do IGES

PROGRAMA ESCOLAR FABER-CASTELL
Em 2004, o Akatu participou do Programa Escolar Faber-Castell, um dos mais duradouros da marca, com oficinas de sensibilização para o consumo consciente voltadas a professores do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas. Ainda para este público, o Akatu criou o calendário Datas Conscientes, disponibilizado com material de apoio para auxiliar atividades pedagógicas com alunos, e um texto sobre consumo consciente que foi distribuído para 6 mil escolas.
17 mil professores impactados
APOIO
Faber Castell
CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DO GRUPO MARISTA
Entre 2005 e 2007, o Akatu desenvolveu um projeto de capacitação para o consumo consciente de educadores do Grupo Marista. Professores e coordenadores da rede de quatro cidades — Vila Velha (ES), Natal (RN), Recife (BH) e Belo Horizonte (MG) — participaram de palestras e oficinas para se tornarem multiplicadores do consumo consciente e incorporarem o tema nas atividades em sala de aula, de modo a sensibilizar os alunos. O Akatu também avaliou, junto às escolas, as melhores maneiras de incluir o consumo consciente e a sustentabilidade em seu currículo. Além dos educadores, funcionários, alunos e pais também participaram de palestras de sensibilização do Akatu.
5,6 mil pessoas sensibilizadas entre alunos, pais e educadores
APOIO
Grupo Marista
A parceria com o Instituto Akatu para um amplo projeto de educação para o consumo consciente contribui decisivamente para uma resposta atualizada na formação das novas gerações para um desenvolvimento sustentável e ambientalmente responsável.

Prof. Dr. Manoel Alves, diretor-presidente do Grupo Marista em 2007

EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO CONSCIENTE E A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
De 2008 a 2010, o Akatu desenvolveu este projeto piloto para identificar a melhor metodologia de educação para o consumo consciente e a sustentabilidade para ser utilizada em larga escala em escolas públicas de todo o Brasil. O público-alvo do projeto eram alunos do Ensino Fundamental 2, fase em que as crianças começam a formar seus valores individuais e ter práticas mais autônomas de consumo. O Akatu esteve em escolas públicas do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Roraima capacitando educadores (professores, coordenadores pedagógicos e diretores) e desenvolvendo, junto com eles, atividades didáticas que abordavam os temas consumo consciente, água, gestão de resíduos, economia solidária ou desigualdade social, de acordo com a realidade local. Todas as ações levadas às salas de aula foram acompanhadas e avaliadas pelo Akatu.
15 escolas

206 professores capacitados

3 mil alunos sensibilizados

10 mil pessoas das comunidades
escolares impactadas

APOIO

Jovens e Comunidades
TROTE DA CIDADANIA
Trote da Cidadania
De 2004 a 2008, o Akatu foi parceiro da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) na realização do Trote da Cidadania pelo Consumo Consciente. Nas cinco edições do evento, o Akatu capacitou veteranos e professores sobre temas como consumo consciente e sustentabilidade para desenvolverem ações com os calouros na comunidade. Ao longo dos anos, alunos de mais de 30 cursos se envolveram no projeto abordando os temas consumo consciente, descarte de resíduos, aproveitamento integral de alimentos e substituição de descartáveis por duráveis. O projeto foi premiado pela Fundação Educar DPaschoal.
+ de 5 mil
alunos participantes

+ de 150 mil
pessoas da comunidade impactadas

Algumas ações desenvolvidas:

  • trabalho em conjunto com cooperativas de reciclagem da comunidade, aumentando quase 50% o volume de material recebido
  • atuação em instituições infantis com oficinas de brinquedo e teatro de fantoches feitos com materiais reciclados
  • campanha de comunicação sobre coleta seletiva e uso integral de alimentos
  • distribuição de 8 mil canecas no Restaurante Universitário para diminuir o uso de copos plásticos descartáveis
Com este trabalho é possível conscientizar os calouros e os veteranos de seu papel social, integrando-os entre si e também com a comunidade de Campinas.

William Kenji Tanaka, coordenador do trote em 2004

APOIO
Itaú
Vivo
CASA MAIS SUSTENTÁVEL
Com o apoio da CPFL Energia, por meio do Programa de Eficiência Energética da ANEEL e do Consórcio PCJ, o Akatu liderou, em 2020, o projeto de atualização e reformulação pedagógica, visual e tecnológica da Casa Mais Sustentável. Criada para apresentar à comunidade regional a existência de tecnologias e métodos construtivos mais sustentáveis, a casa serve à educação ambiental e recebe estudantes e educadores. Além dos reparos estruturais, houve uma reformulação do espaço para adequar às novas propostas pedagógicas, que tratam de temas como o uso racional e seguro de energia elétrica, o uso racional da água, o descarte adequado de resíduos e o respeito ao meio ambiente. As atividades lúdicas e interativas incentivam a reflexão, o diálogo e o engajamento dos visitantes, estimulando-os a adotar práticas mais sustentáveis em seu cotidiano.
A Casa Mais Sustentável foi pensada para os visitantes vivenciarem práticas de sustentabilidade que podem ser replicadas fomentando, assim, a discussão de hábitos que visam economia de energia e água no ambiente escolar e no dia a dia das famílias.

Paula Salomão Guimarães, analista de eficiência energética da CPFL Energia em 2020

APOIO
CPFL Energia
Consórcio PCJ
PROJETO REUSE
O Akatu desenvolveu, em 2021, um projeto para incentivar o descarte correto e a reciclagem de grandes resíduos sólidos à base de poliuretano na cidade paulista de Hortolândia. Realizado em parceria com a Dow e com o apoio da prefeitura do município e da Ortobom, o Reuse recolheu mais de 3,5 mil colchões e sofás — aproximadamente 84 toneladas de materiais. Em 2023 e 2023, em nova fase, o projeto focou na coleta domiciliar e na destinação adequada de geladeiras e freezers antigos, atendendo a Grande São Paulo e importantes centros urbanos do estado, como Campinas, Sorocaba e Piracicaba. O Reuse incluiu ações educacionais em mais de 30 escolas, mobilização comunitária, campanha de comunicação 360º, adequação de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) e a implementação de sistema de coletas em residências no interior paulista.
+3,5 mil
colchões e sofás recolhidos e tratados

84 toneladas
de materiais reaproveitados

31 escolas
participantes

+1,2 mil
alunos e professores sensibilizados

APOIO

DESAFIO REDUÇÃO DE CO2
Em 2017, o Akatu em parceria com a Dow, criou um desafio para engajar estudantes de ensino técnico a criarem projetos que contribuam para que o Brasil atinja a meta de reduzir suas emissões de gases de efeito estufa, colaborando com o combate do aquecimento global. No Desafio Redução CO2, equipes de professores e alunos das escolas técnicas dos cursos de Meio Ambiente e Química das cidades de Salvador (BA), Campinas e São Paulo (SP) inscreveram projetos sobre diferentes temáticas, como água, energia, alimentos, resíduos e transportes e logística. Mais de R$ 30 mil em prêmios foram distribuídos para apoiar a execução dos melhores projetos, em especial os que usaram o consumo consciente como ferramenta para reduzir as emissões.
A Dow divulgou as Metas de Sustentabilidade para 2025 e um de nossos compromissos para a próxima década é a construção de redes e parcerias para potencializar as práticas sustentáveis em diferentes setores. Para que este objetivo ambiental seja atingido, é necessária a mobilização de todos.

Júlio Natalense, líder de Sustentabilidade para a Dow na América Latina em 2017

+ 500
estudantes impactados

+ R$30 mil
em prêmios

APOIO
Dow
Lideranças e Colaboradores de Empresas
EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO CONSCIENTE NO WALMART

De 2007 a 2012, o Akatu desenvolveu e aplicou um programa de sensibilização, mobilização e engajamento dos colaboradores do Walmart Brasil para o consumo consciente. Com atividades exclusivas, que combinam a metodologia própria do instituto, a aplicação do Teste do Consumo Consciente e práticas do design thinking, o Akatu capacitou mais de 1 mil colaboradores para atuar como multiplicadores do consumo consciente. Eles disseminaram o conteúdo e aprendido e as práticas desenvolvidas em conjunto com o Akatu e sensibilizaram outros 82 mil colaboradores em todas as unidades da empresa nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste.

82 mil colaboradores sensibilizados

1.260 colaboradores capacitados
como multiplicadores

+ de 500 unidades envolvidas

APOIO
Walmart
PROJETO RACIONALIZE DO BRADESCO
Em 2016, o Akatu apoiou o Bradesco no Projeto Racionalize com o objetivo de promover a sensibilização de colaboradores para o consumo consciente, especificamente nos temas água, energia elétrica e resíduos. Mais de 80 funcionários participaram das oficinas do Akatu de formação de multiplicadores do consumo consciente, realizadas na sede do Bradesco em Osasco (SP). Posteriormente, eles tiveram o desafio de disseminar e multiplicar os aprendizados aos colaboradores de suas áreas. O projeto contou ainda com uma campanha interna de comunicação, com conteúdos em texto, vídeos e jogos.
83 colaboradores capacitados
como multiplicadores
APOIO
Bradesco
MOBILIZAÇÃO DE LIDERANÇAS DO GRUPO PÃO DE AÇÚCAR
Por meio de oficinas, o Akatu desenvolveu um projeto de sensibilização e mobilização de diretores e gerentes do Grupo Pão de Açúcar para o consumo consciente e a sustentabilidade. Realizadas em 2010, nas cidades de São Paulo, Campinas, Fortaleza e Brasília, as oficinas visavam tornar os líderes capazes de identificar oportunidades de incentivo a mudanças de comportamento de consumo em seus locais de trabalho e em suas residências.
185 diretores e gerentes mobilizados
APOIO
GPA
CONSUMO CONSCIENTE DO DINHEIRO E DO CRÉDITO NO HSBC
Entre 2008 e 2009, o Akatu esteve em agências do HSBC de seis cidades — Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Salvador e Recife — ministrando palestras e oficinas para sensibilizar, mobilizar e capacitar mais de 150 colaboradores como multiplicadores das práticas do consumo consciente do dinheiro e do crédito. Após as ações do Akatu, os multiplicadores disseminaram seus aprendizados para sensibilizar os demais colaboradores para o tema.
157 colaboradores capacitados como multiplicadores

+ de 1.600 colaboradores sensibilizados pelos multiplicadores

APOIO
HSBC
CAPACITAÇÃO DE MULTIPLICADORES NA MASISA
O Akatu desenvolveu, em 2014, uma capacitação de multiplicadores do consumo consciente e da sustentabilidade para a Masisa Brasil. Os 20 colaboradores selecionados para a formação participaram de oficinas presenciais de sensibilização e capacitação para atuarem como multiplicadores desses temas. Eles receberam materiais de apoio criados pelo Akatu exclusivamente para a Masisa: o Guia de Referência, com conteúdo teórico sobre sustentabilidade, consumo consciente e os negócios da empresa; e o Guia do Multiplicador, um passo a passo para colocar em prática atividades, disseminar conteúdos e sensibilizar outros colaboradores para o consumo consciente.
O entusiasmo dos meus colegas e futuros multiplicadores no treinamento só reforça minha convicção de que, nas empresas, temos uma enorme oportunidade de influenciar a transformação da nossa sociedade.

Yazmin Trejos, gerente de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Masisa Brasil em 2014

20 colaboradores capacitados como multiplicadores
APOIO
Masisa
PROJETO CUIDA MUNDO DA PORTO SEGURO
Ao longo de 2011, o Akatu desenvolveu um projeto de sensibilização e mobilização de colaboradores e prestadores de serviço da empresa para o consumo consciente. Por meio de oficinas e campanhas de comunicação, o projeto teve como objetivo principal capacitar prestadores que realizam serviços residenciais para que pudessem orientar os clientes atendidos sobre a importância do consumo consciente, oferecendo dicas que podem ser colocadas em prática no dia a dia em temas objeto da prestação de serviços.
151 colaboradores e prestadores de serviço capacitados como mobilizadores

+ 22 mil residências impactadas

APOIO
Porto Seguro