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Consultorias empresariais
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE SUSTENTABILIDADE
Ao longo de 2021 e 2022, o Instituto Akatu e a ABRAFATI, Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas, desenvolveram um sistema de autoavaliação de sustentabilidade exclusivo para o segmento de tintas e vernizes no país. A ferramenta permite avaliar o status das empresas em relação às práticas ambientais, sociais e de governança, ao mesmo tempo em que promove a melhoria contínua nesses aspectos, fomentando a definição de procedimentos, o desenvolvimento de ações setoriais e a criação de soluções inovadoras pelas empresas do setor.
APOIO
ABRAFATI
Pega Leve
O Akatu participou da concepção e do desenvolvimento do programa pioneiro da Coca-Cola Brasil para inibir o consumo nocivo de álcool por jovens. Em 2022, foram levantados dados sobre o comportamento de consumo de bebidas alcoólicas, os gatilhos para o consumo exagerado e os caminhos para mudanças de comportamento. O Akatu também criou e testou, por meio de pesquisas qualitativas e quantitativas, mensagens de comunicação para sensibilizar e mobilizar o público-alvo do programa para o consumo consciente.
APOIO
Coca-Cola Brasil
PLANEJAMENTO DE ESTRATÉGIAS DE SUSTENTABILIDADE PARA A YPÊ
Ao longo de todo 2017, o Akatu prestou uma consultoria de sustentabilidade à Ypê. Os objetivos foram: estabelecer processos, indicadores e metas para orientar ações de sustentabilidade; definir o posicionamento da marca; seus próximos passos para o desenvolvimento de produtos com atributos de sustentabilidade a partir da análise de oportunidades e riscos; bem como desenhar o plano de marketing e comunicação da marca.
1.800 colaboradores envolvidos

35 entrevistas com a alta liderança

3 pesquisas internas

APOIO
Ypê
CÁLCULOS DE SUSTENTABILIDADE PARA TIM
Anualmente, a TIM faz o seu inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e, em 2017, neutralizou todas as suas emissões diretas. Para ajudar as pessoas a entenderem melhor o que essa quantidade significa, o Akatu prestou consultoria à empresa no desenvolvimento de cálculos que ajudam a traduzir o impacto da ação em mensagens simples que foram usadas em peças de comunicação internas e externas.
CONCURSO CULTURAL SACO DE IDEIAS
APOIO
TIM
WORKLABS DE COMUNICAÇÃO COM FABER-CASTELL E UNILEVER
Em 2016, o Akatu realizou worklabs sobre comunicação para a sustentabilidade com as empresas Unilever e Faber-Castell. O objetivo do worklab é identificar oportunidades de inserção de temas do consumo consciente e da sustentabilidade nas ações de comunicação e marketing das marcas. Customizada para o negócio da empresa, envolve a análise de produtos, serviços e campanhas junto a agências e áreas responsáveis pela comunicação.
CONTEÚDOS DE CONSUMO CONSCIENTE PARA AÇÃO DO PONTOFRIO
Em 2015, o Pontofrio lançou o hotsite Ponto Verde para estimular o consumo consciente por meio da oferta de uma seleção de produtos com menor impacto ambiental. O Akatu foi parceiro na iniciativa desenvolvendo conteúdos exclusivos para o site para orientar o consumidor sobre a importância do consumo consciente e ajudá-lo a refletir sobre o impacto de suas escolhas antes, durante e depois da compra.
APOIO
pontofrio
CONSUMO CONSCIENTE EM TREINAMENTO DO GRUPO PÃO DE AÇÚCAR
Em 2014, a equipe de recursos humanos do Grupo Pão de Açúcar recebeu uma consultoria do Akatu para alinhar conceitos de consumo consciente e sustentabilidade a serem utilizados em treinamentos de colaboradores. O objetivo era desenvolver conteúdos eficazes para a utilização em diferentes ferramentas, meios de comunicação e formações.
20
colaboradores do RH envolvidos
APOIO
GPA
DESCARTE DE RESÍDUOS COM CARREFOUR, TETRA PAK E COCA-COLA
Ao longo de três meses, em 2010, uma embalagem vazia de sucos Del Valle garantiu R$ 0,30 de desconto na compra de outro suco em dez lojas do Carrefour de São Paulo. A ação, criada por meio de uma consultoria do Akatu para o Carrefour, a Tetra Pak (fabricante da embalagem) e a Cola-Cola (fabricante dos sucos), teve como objetivo estimular práticas de consumo consciente como a destinação correta de resíduos e sua reciclagem. Todas as embalagens coletadas foram doadas a cooperativas de reciclagem.
O principal objetivo do programa é fomentar um ciclo perfeito de aproveitamento dos resíduos, de maneira que, processados adequadamente, retornem à cadeia produtiva como insumos, protegendo o meio ambiente.

Marco Simões, vice-presidente de Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil em 2010

APOIO

CONSUMO CONSCIENTE EM EMBALAGENS DO CARREFOUR
Em 2010, o Akatu trabalhou em parceria com o Carrefour desenvolvendo conteúdos sobre consumo consciente para as embalagens dos produtos da marca com atributos de sustentabilidade. Além das informações exigidas por lei, os rótulos dos produtos ganharam dicas Akatu para estimular os consumidores a adotarem práticas mais sustentáveis na hora da compra, no uso e no descarte dos produtos.
O projeto foi realizado respeitando a nossa realidade e mobilizando funcionários, clientes e fornecedores para novos hábitos de consumo. O Akatu demonstrou capacidade de ajuste, cooperação e criação de soluções transformadoras por meio de uma abordagem pragmática e criativa.

Renata Moura, diretora do Carrefour Brasil em 2010

APOIO
Carrefour
ASSISTÊNCIA TÉCNICA PARA COMUNICAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE DOS PRODUTOS

O Akatu, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), realizou uma assistência técnica a oito empresas brasileiras para auxiliá-las no entendimento e na utilização das Diretrizes para o Fornecimento de Informações da Sustentabilidade dos Produtos para facilitar escolhas com melhor impacto pelos consumidores. As Diretrizes foram desenvolvidas pelo projeto Advance SCP no âmbito do Programa de Informação ao Consumidor para Produção e Consumo Sustentáveis (CI-SCP) da One Planet Network, e o Akatu apoia a sua divulgação no Brasil.

APOIO

Campanhas para sensibilização
MOVIMENTO CUIDE
Lançado na edição outono/inverno 2004 da São Paulo Fashion Week, o Movimento Cuide foi um chamado para a ação: as peças criadas pela agência Leo Burnett mostraram que o ato de consumo é um ato de cidadania e solidariedade, podendo ser usado para construir um mundo melhor. Elas foram veiculadas na Rede Globo, Canal Futura, SBT, Record, Band e MTV, em trens da CPTM, em cinemas da rede Cinemark, outdoors, painéis rodoviários, postais eletrônicos e cartões telefônicos. “Favela”, uma das peças da campanha, recebeu o Leão de Ouro no Festival de Cannes 2004, na categoria Press & Outdoors, e um prêmio especial concedido pela ONU no Festival de Nova York de 2006. O Cuide esteve novamente presente na edição primavera/verão 2004/2005 da SP Fashion Week com a venda das sacolas-símbolo do movimento.
30 salas da rede Cinemark veicularam vídeos

75 pontos de outdoor em São Paulo exibiram peças

500 mil cartões telefônicos da Telefônica exibiram mensagens

180 milhões de pessoas impactadas

R$ 7,1 milhões em veiculação pro-bono em mídia

ÁGUA PEDE ÁGUA
A crise hídrica sofrida pelo Estado de São Paulo em 2014 foi o mote da campanha publicitária criada em parceria com a agência Taterka. O movimento #ÁguaPedeÁgua mobilizou a sociedade para a adoção de hábitos de uso consciente de água e para o compartilhamento de atos que evitam o desperdício deste recurso natural. Contou com site, peças para TV, rádio, cinema, redes sociais e veículos impressos e digitais além de ações como as realizadas no Sesc Jabaquara, na sede do Carrefour e no escritório Pinheiro Neto Advogados.
120 milhões de pessoas alcançadas

600 colaboradores do Pinheiro Neto Advogados impactados

R$ 13 milhões em veiculação pro-bono em mídia

APOIO
Carrefour
SOU MAIS NÓS

Em 2004, o Akatu lançou o programa Sou Mais Nós com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de hábitos de consumo consciente em seu dia a dia. Neste ano, foi lançado o Guia Sou Mais Nós, publicação que apresenta 14 ações simples que levam a minimizar os impactos negativos do consumo de água, da energia e da geração e descarte de resíduos, entre outros. Também fizeram parte do programa, que seguiu ativo até 2008, oficinas realizadas em empresas para seus colaboradores, além da distribuição do guia e da realização de atividades pedagógicas em escolas, para professores e alunos, e comunidade escolar.

Sou Mais Nós
100 mil guias distribuídos para professores e alunos

5 mil escolas beneficiadas

1 milhão de alunos sensibilizados

8 mil guias distribuídos colaboradores do BankBoston e Banco Real

APOIO

Rede Globo
Bank Boston
Banco Real
#HappyHourConsciente
Lançada em julho de 2020, a campanha Happy Hour Consciente tem o objetivo de sensibilizar as pessoas — em especial os mais jovens — para o consumo consciente de bebidas alcoólicas e promover estilos de vida mais saudáveis. Veiculada nas redes sociais do Akatua campanha alerta para os riscos do consumo abusivo de álcool, combate mitos e destaca os benefícios da moderação. A iniciativa contou com a participação do médico psiquiatra Jairo Bouer na produção de áudios e vídeos. E, em 2021, ganhou um hotsite.
#HappyHourConsciente
3,8 milhões de alcance (até janeiro/22)

12 milhões de impressões (até janeiro/22)

APOIO

Instituto Diageo
INSTAMISSION
Em 2015, o Akatu firmou uma parceria com o Instamission para lançar a missão Fotografe Escolhas que Melhoram o Mundo. A ação resultou em 1.221 fotos enviadas por usuários do Instagram ao longo de uma semana. Deste total, o Akatu elegeu 10 imagens para serem publicadas em seu perfil no dia 15 de março, celebrando o Dia do Consumidor.
1.221 fotos enviadas por usuários do Instagram

27 mil pessoas impactadas pela ação

OVO CURIOSO
Uma campanha nas redes sociais do Akatu que falou, com muito bom humor e conteúdo exclusivo, dos mitos e verdades sobre o ovo. Realizada em 2017, com apoio do Grupo Pão de Açúcar, a iniciativa respondeu a 12 questões sobre o ovo dando dicas para sensibilizar o consumidor a ser mais consciente na utilização deste ingrediente para então alcançar uma alimentação mais saudável.
APOIO
GPA
#NOVOPF

Em 15 de outubro de 2019, Dia do Consumo Consciente, o Akatu lançou o movimento #NovoPF. Criada em parceria com a agência Wunderman Thompson, a campanha que teve o chef Rodrigo Oliveira (Restaurante Mocotó) como embaixador, estimula a reflexão sobre o desperdício de alimentos a partir de um ângulo inovador: olhando para um símbolo do Brasil, o Prato Feito. O site do movimento traz dados sobre o desperdício de alimentos e uma nova proposta de PF nos tamanhos P, M e G, com quantidades balanceadas e pensadas para se evitar perdas. As peças foram veiculadas na grade da Rede Globo e da TV Record, na rádio Record, em telas de elevadores e pontos comerciais por meio de uma parceria com a Elemidia, e nas redes sociais do Akatu. Conheça o movimento #NovoPF.

3 milhões de pessoas impactadas no dia do lançamento

30 mil visualizações no site em um ano

R$ 3 milhões em veiculação pro-bono em mídia

CONCURSO CULTURAL SACO DE IDEIAS
Em 2009, foi criado o Dia do Consumo Consciente: 15/10. Para marcar a data e ampliar a compreensão dos conceitos e práticas de consumo consciente, o Akatu lançou o Concurso Cultural Saco de Ideias, propondo que as pessoas gravassem vídeos curtos respondendo à pergunta: “O que você pode fazer para reciclar, reutilizar, recusar ou reduzir o uso de sacolas plásticas?”. Os três vídeos selecionados foram veiculados no Canal Futura.
APOIO
Carrefour
CONCURSO CULTURAL SACO DE IDEIAS
Intervenções para mobilização
MAIS É MENOS
Em 22 de setembro de 2009, Dia Mundial Sem Carro, o Akatu lançou a campanha Mais É Menos. Ao inverter a máxima “menos é mais”, ela destacou que mais consumo sem consciência traz como consequência uma menor disponibilidade de algum recurso natural. Desenvolvida pela agência Lew’Lara\TBWA, a campanha contou com ações interativas que possibilitaram a mobilização do consumidor: neste Dia Mundial Sem Carro, o Parque do Ibirapuera exibiu um carro feito de lona, com 5 metros de comprimento e 2 de altura, conectado a um arco-íris completamente “esvaziado”. O inflável passava a mensagem de que o maior uso de automóveis significa menos ar limpo para todos. A campanha ainda teve hotsite, peças veiculadas em mais de 20 canais de TV, 40 veículos impressos e mais de 100 sites.
40 mil
visitantes na instalação do Parque do Ibirapuera

R$ 3,5 milhões
em veiculação pro-bono em mídia

UMA CASA, MIL OLHARES
O estilo de vida das famílias brasileiras das décadas de 50 a 90 reproduzidas em uma casa, sob a ótica do consumo e da sustentabilidade. Este foi o mote da exposição realizada pela Kraft Food em 2011, em parceria com o Akatu e a Evoluir: Educação e Sustentabilidade. A casa de 100 m², dividida em seis ambientes, tratou de temas como reaproveitamento de alimentos, descarte de resíduos e uso de energia elétrica e água. Ficou exposta no Parque do Ibirapuera e no Shopping Eldorado, em São Paulo, viajando também para Bauru, Piracicaba, Curitiba, Rio de Janeiro e Recife e Vitória de Santo Antão (PE). Como parte do projeto, o Akatu também formou 500 educadores de São Paulo para tratar o tema da sustentabilidade em sala de aula.
120 mil
visitantes das regiões Sudeste, Sul e Nordeste

500 educadores
de São Paulo formados

10 mil alunos
do Ensino Fundamental de SP impactados pela formação

APOIO
Kraft
HOMEM-CARRO NA AVENIDA PAULISTA
No dia 22 de setembro de 2011, Dia Mundial Sem Carro, o Akatu realizou uma intervenção urbana: um homem-carro marcou presença na Avenida Paulista, em São Paulo, ocupando pontos de ônibus, calçadas e faixas de pedestres. Com uma estrutura que simulava um carro em tamanho real, a atividade teve como objetivo fazer o público perceber o espaço que o modal ocupa para levar apenas uma pessoa. O mote “se um carro incomoda muita gente, imagine 7 milhões” (frota de São Paulo), ajudou a conscientizar que a mobilidade urbana também é uma questão de consumo consciente.
SEMANA DA MOBILIDADE
De 16 a 22 de setembro de 2012, o Akatu participou de atividades coletivas para marcar a Semana da Mobilidade em São Paulo. Na ação Vaga Viva, o local em que os carros ficam estacionados foi transformado em uma “sala de estar no meio do mato”, com conversas e jogos. O Akatu realizou um Varal de Ideias para provocar as pessoas a pensarem sobre estilos de vida mais sustentáveis respondendo à pergunta: “Como é a SP dos seus sonhos?”. Já a ação Praia na Paulista ocupou a Praça do Ciclista com tendas e atividades durante o Dia Mundial sem Carro. Cadeiras de praia, cangas, boias e guarda-sóis estavam à disposição do público, que pôde experimentar um jogo do Akatu sobre consumo consciente e estilos de vida mais sustentáveis.
+ 1.000
pessoas impactadas