loader image
Pesquisas, publicações e ferramentas
CONSUMO CONSCIENTE E SUSTENTABILIDADE
Desde sua fundação, o Akatu investe em pesquisas e ferramentas para melhor compreender o comportamento e o nível de consciência dos consumidores brasileiros. De 2001 pra cá, muita coisa evoluiu: nossas pesquisas e publicações acompanham a incorporação de hábitos de consumo consciente na sociedade e são peças-chave para o direcionamento de nossas próprias ações e de empresas e governos que desejam protagonizar a construção de um futuro mais sustentável.

E para mensurar a eficácia de nossas intervenções, desenvolvemos, em 2003, o Teste do Consumo Consciente, ferramenta digital e única no Brasil que avalia o grau de consciência de um consumidor ou grupo de consumidores analisando e comparando seus valores e comportamentos no início e ao final de uma intervenção do Akatu.

23 pesquisas e publicações realizadas sobre o tema

+ 40 mil usuários alcançados pelo Teste do Consumo Consciente

+ 15 mil colaboradores de empresas utilizaram o Teste do Consumo Consciente

Pelo Teste do Consumo Consciente criado pelo Akatu consegui refletir muito mais sobre os meus próprios impactos. Me fez pensar sobre como posso compensar a emissão de carbono que eu causo e refletir sobre a necessidade de sempre andar de carro e, muitas vezes, sozinho.

Tomokazu Imamura
Coordenador de Supply Chain da L’Oreal

Parceiros

Conheça algumas de nossas pesquisas, publicações e ferramentas:
Pesquisa Akatu 2018

Pesquisa Akatu 2018: Panorama do Consumo Consciente no Brasil
Além de investigar o grau de consciência do consumidor, indica os desafios, as motivações e as barreiras à prática do consumo consciente

Estado do Mundo 2013
Estado do Mundo 2013: A Sustentabilidade ainda é possível?
Publicação feita em parceria com o Worldwatch Institute Brasil traz fatos, dados, análises e propostas para a construção de um mundo mais sustentável
Descobrindo o Consumidor Consciente uma nova visa?o da realidade brasileira
Descobrindo o Consumidor Consciente
De 2004, foi a primeira pesquisa a segmentar o consumidor brasileiro a partir do seu grau de consciência
Teste do Consumo Consciente
Teste do Consumo Consciente
Ferramenta digital e gratuita criada em 2003 para mensurar e avaliar o grau de consciência de um consumidor
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL E NOVOS NEGÓCIOS
Atuar como um agente indutor de práticas mais socialmente responsáveis pelas empresas é um dos objetivos do Akatu, uma vez que entendemos o poder multiplicador e a magnitude de efeitos das ações empresariais para o desenvolvimento sustentável e sua contribuição para a adoção de hábitos de consumo consciente por parte da sociedade. Nossas pesquisas e publicações deste tema são uma maneira de contribuir com caminhos e insights às empresas, a partir de dados que mostram os desejos e expectativas dos consumidores em relação a elas.
Parceiros

Conheça algumas de nossas pesquisas e publicações:
Economia Compartilhada

Escutando Iniciativas de Economia Compartilhada
De 2015, o relatório feito em parceria com a Columbia Business School e o CSCP analisa modelos de negócios e barreiras enfrentadas por empresas para contribuir na criação de condições adequadas para uma economia compartilhada sustentável.

Suma?rio de Concluso?es

O Consumidor Brasileiro e a Sustentabilidade
A pesquisa de 2010 faz parte da série “Responsabilidade Social das Empresas”, realizada desde 2001 em parceria com o Instituto Ethos para identificar valores e opiniões dos consumidores em relação a sustentabilidade, consumo consciente e responsabilidade social empresarial.

ESTILOS DE VIDA SAUDÁVEIS E SUSTENTÁVEIS
Hábitos de consumo consciente estão diretamente ligados ao desejo de adotar estilos de vida mais saudáveis e sustentáveis. Por isso, o Akatu realiza pesquisas para compreender melhor o modo de pensar do consumidor em relação a práticas mais saudáveis e sustentáveis, o que o motiva e o impede de adotá-las, e de que modo empresas e governos podem agir para facilitar a adoção de tais práticas.
Parceiros

Conheça algumas de nossas pesquisas e publicações:
São Paulo in 2030
Sao Paulo in 2030: Envisioning 1.5-Degree Lifestyles
A publicação traz os resultados do projeto Estilos de Vida 1.5°: Nossas Visões de Futuro, conduzido pelo Institute for Global Environmental Strategies em cinco países e liderado no Brasil pelo Akatu. O projeto mapeou gatilhos e barreiras dos moradores de São Paulo para a adoção de estilos de vida de baixo carbono.
Vida saudável e sustentável 2021

Pesquisa Vida Saudável e Sustentável
Realizada de 2019 a 2022 em parceria com a GlobeScan — e com novas edições previstas —, mapeia atitudes e percepções do consumidor sobre práticas saudáveis e sustentáveis, indicando caminhos para que empresas se conectem com seus públicos.

Caminhos para Estilos Sustenta?veis de Vida (2015)

Caminhos para Estilos Sustentáveis de Vida
A pesquisa de 2015 buscou identificar os gatilhos e as barreiras que, respectivamente, facilitam ou dificultam mudanças de comportamento relacionadas à adoção de hábitos sustentáveis.