loader image
Pesquisas, publicações e ferramentas
CONSUMO CONSCIENTE E SUSTENTABILIDADE
Desde sua fundação, o Akatu investe em pesquisas e ferramentas para melhor compreender o comportamento e o nível de consciência dos consumidores brasileiros. De 2001 pra cá, muita coisa evoluiu: nossas pesquisas e publicações acompanham a incorporação de hábitos de consumo consciente na sociedade e são peças-chave para o direcionamento de nossas próprias ações e de empresas e governos que desejam protagonizar a construção de um futuro mais sustentável.

E para mensurar a eficácia de nossas intervenções, desenvolvemos, em 2003, o Teste do Consumo Consciente, ferramenta digital e única no Brasil que avalia o grau de consciência de um consumidor ou grupo de consumidores analisando e comparando seus valores e comportamentos no início e ao final de uma intervenção do Akatu.

23 pesquisas e publicações realizadas sobre o tema

+ 40 mil usuários alcançados pelo Teste do Consumo Consciente

+ 15 mil colaboradores de empresas utilizaram o Teste do Consumo Consciente

Pelo Teste do Consumo Consciente criado pelo Akatu consegui refletir muito mais sobre os meus próprios impactos. Me fez pensar sobre como posso compensar a emissão de carbono que eu causo e refletir sobre a necessidade de sempre andar de carro e, muitas vezes, sozinho.

Tomokazu Imamura
Coordenador de Supply Chain da L’Oreal

Parceiros

Coca-Cola Coca-Cola Brasil Grupo Boticário Grupo Boticário Cargill Cargill Natura Natura Unilever Unilever GPA GPA Nestlé Nestlé Faber-Castell Faber Castell Dako Dako Santander Santander Walmart Brasil Walmart Bunge Bunge Itaú Unibanco Itaú Brasil Kirin UNEP UNEP Unesco Unesco Fundação Volkswagen Fundação Volkswagen  Fundação Avina Fundación Avina Ford Foundation Ford Foundation The Worldwatch Institute The Worldwatch Institute
Conheça algumas de nossas pesquisas, publicações e ferramentas:
Pesquisa Akatu 2018

Pesquisa Akatu 2018: Panorama do Consumo Consciente no Brasil
Além de investigar o grau de consciência do consumidor, indica os desafios, as motivações e as barreiras à prática do consumo consciente

Estado do Mundo 2013
Estado do Mundo 2013: A Sustentabilidade ainda é possível?
Publicação feita em parceria com o Worldwatch Institute Brasil traz fatos, dados, análises e propostas para a construção de um mundo mais sustentável
Descobrindo o Consumidor Consciente uma nova visão da realidade brasileira
Descobrindo o Consumidor Consciente
De 2004, foi a primeira pesquisa a segmentar o consumidor brasileiro a partir do seu grau de consciência
Teste do Consumo Consciente
Teste do Consumo Consciente
Ferramenta digital e gratuita criada em 2003 para mensurar e avaliar o grau de consciência de um consumidor
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL E NOVOS NEGÓCIOS
Atuar como um agente indutor de práticas mais socialmente responsáveis pelas empresas é um dos objetivos do Akatu, uma vez que entendemos o poder multiplicador e a magnitude de efeitos das ações empresariais para o desenvolvimento sustentável e sua contribuição para a adoção de hábitos de consumo consciente por parte da sociedade. Nossas pesquisas e publicações deste tema são uma maneira de contribuir com caminhos e insights às empresas, a partir de dados que mostram os desejos e expectativas dos consumidores em relação a elas.
Parceiros

Nestlé Nestlé Carrefour Carrefour Bradesco Bradesco Instituto Ethos Instituto Ethos Santander Santander Walmart Brasil Walmart Fundação Kellog WKKF Infraero Infraero Copagaz Copagaz Faber-Castell Faber Castell Fundação Volkswagen Fundação Volkswagen Phillips Phillips Valor Econômico Valor Econômico Columbia Business School Fumin (BID) Fumin (BID)
Conheça algumas de nossas pesquisas e publicações:
Economia Compartilhada

Escutando Iniciativas de Economia Compartilhada
De 2015, o relatório feito em parceria com a Columbia Business School e o CSCP analisa modelos de negócios e barreiras enfrentadas por empresas para contribuir na criação de condições adequadas para uma economia compartilhada sustentável.

Sumário de Conclusões

O Consumidor Brasileiro e a Sustentabilidade
A pesquisa de 2010 faz parte da série “Responsabilidade Social das Empresas”, realizada desde 2001 em parceria com o Instituto Ethos para identificar valores e opiniões dos consumidores em relação a sustentabilidade, consumo consciente e responsabilidade social empresarial.

ESTILOS DE VIDA SAUDÁVEIS E SUSTENTÁVEIS
Hábitos de consumo consciente estão diretamente ligados ao desejo de adotar estilos de vida mais saudáveis e sustentáveis. Por isso, o Akatu realiza pesquisas para compreender melhor o modo de pensar do consumidor em relação a práticas mais saudáveis e sustentáveis, o que o motiva e o impede de adotá-las, e de que modo empresas e governos podem agir para facilitar a adoção de tais práticas.
Parceiros

Ambev Ambev WWF-Brasil WWF-Brasil Natura Natura Nestlé Nestlé Unilever Unilever Grupo Malwee Ipsos Ipsos UNEP UNEP Itaú Unibanco Itaú Bradesco Bradesco Coca-Cola Coca-Cola Brasil Bunge Bunge Danone Danone Faber-Castell Faber Castell GPA GPA Klabin Klabin Nespresso Nespresso GlobeScan GlobeScan
Conheça algumas de nossas pesquisas e publicações:
Pesquisa Vida Saudável e Sustentável com Globescan (2019)

Pesquisa Vida Saudável e Sustentável
Realizada em 2020 e 2019 em parceria com a GlobeScan Brasil e Global, mapeou atitudes e tendências dos consumidores na adoção de práticas saudáveis e sustentáveis, indicando caminhos para as empresas construírem maior conexão com seus públicos.

Caminhos para Estilos Sustentáveis de Vida (2015)

Caminhos para Estilos Sustentáveis de Vida
A pesquisa de 2015 buscou identificar os gatilhos e as barreiras que, respectivamente, facilitam ou dificultam mudanças de comportamento relacionadas à adoção de hábitos sustentáveis.

Estilos Sustentáveis de Vida

Estilos Sustentáveis de Vida: Resultados de uma Pesquisa com Jovens Brasileiros
Jovens de 18 a 35 anos foram entrevistados na pesquisa de 2009 realizada em parceria com a UNEP e cujo objetivo foi avaliar de que maneira este público têm incorporados ou está disposto a seguir estilos sustentáveis de vida.

Quer ouvir essa página? É só dar o play abaixo!