DA IDEIA À FUNDAÇÃO
2001
No Dia do Consumidor (15/03), o Instituto Akatu é fundado oficialmente.
FOCO INICIAL
2001
MÉTRICAS, CONTEÚDOS E PEDAGOGIAS
2002
Akatu dá início a sua linha de pesquisas para mensurar o grau de consciência dos consumidores.
2003
Lançamento do Teste do Consumo Consciente, ferramenta on-line de autoavaliação do grau de consciência do consumidor.
2004
Criação da Metodologia Pedagógica do Akatu, com estratégias próprias que norteiam todos os conteúdos e atividades do instituto.
CONSOLIDAÇÃO DAS ÁREAS DE ATUAÇÃO
2005
Atividades do Akatu passam a ser direcionadas a duas áreas principais: comunicação e educação.
BUSCA POR IMPACTO
2006
2007
Akatu começa a participar de eventos, realizar campanhas publicitárias e aumentar sua presença junto à imprensa para dar visibilidade à causa do consumo consciente.
AKATU 2.0
2011
2012
Lançamento e apresentação na Rio +20 do Decálogo da Produção Responsável e do Consumo Consciente (mais tarde atualizado para os 15 Caminhos para a Sustentabilidade).
A SOCIEDADE DO BEM-ESTAR, COM ESCALA
2013
Lançamento do Edukatu, rede de aprendizagem para o consumo consciente on-line e gratuita voltada a professores e alunos do Ensino Fundamental 1 e 2.
2014
Lançamento das 6 Perguntas do Consumo Consciente, roteiro prático para orientar os hábitos do dia a dia.
2014
Akatu passa a integrar o Programa de Informação ao Consumidor e o Programa de Estilos Sustentáveis de Vida e Educação da UNEP.
MERGULHO NO DIGITAL
2017
2019
Realização da primeira edição do Desafio Escolas Sustentáveis, concurso que financiou cinco planos de ação para promover a sustentabilidade em escolas públicas.
2020
Akatu, Rede Globo e Conservação Internacional lançam a campanha Menos é Mais. No mesmo ano, Akatu lidera a renovação da Casa+Sustentável.
2021
Akatu completa 20 anos e lança seu novo site oficial e o guia online Primeiros Passos, nas temáticas água, alimentos, biodiversidade, crise climática e resíduos.