E para mensurar a eficácia de nossas intervenções, desenvolvemos, em 2003, o Teste do Consumo Consciente, ferramenta digital e única no Brasil que avalia o grau de consciência de um consumidor ou grupo de consumidores analisando e comparando seus valores e comportamentos no início e ao final de uma intervenção do Akatu.
+ 40 mil usuários alcançados pelo Teste do Consumo Consciente
+ 15 mil colaboradores de empresas utilizaram o Teste do Consumo Consciente
Tomokazu Imamura
Coordenador de Supply Chain da L’Oreal
Pesquisa Akatu 2018: Panorama do Consumo Consciente no Brasil
Além de investigar o grau de consciência do consumidor, indica os desafios, as motivações e as barreiras à prática do consumo consciente
Publicação feita em parceria com o Worldwatch Institute Brasil traz fatos, dados, análises e propostas para a construção de um mundo mais sustentável
De 2004, foi a primeira pesquisa a segmentar o consumidor brasileiro a partir do seu grau de consciência
Ferramenta digital e gratuita criada em 2003 para mensurar e avaliar o grau de consciência de um consumidor
Escutando Iniciativas de Economia Compartilhada
De 2015, o relatório feito em parceria com a Columbia Business School e o CSCP analisa modelos de negócios e barreiras enfrentadas por empresas para contribuir na criação de condições adequadas para uma economia compartilhada sustentável.
O Consumidor Brasileiro e a Sustentabilidade
A pesquisa de 2010 faz parte da série “Responsabilidade Social das Empresas”, realizada desde 2001 em parceria com o Instituto Ethos para identificar valores e opiniões dos consumidores em relação a sustentabilidade, consumo consciente e responsabilidade social empresarial.
A publicação traz os resultados do projeto Estilos de Vida 1.5°: Nossas Visões de Futuro, conduzido pelo Institute for Global Environmental Strategies em cinco países e liderado no Brasil pelo Akatu. O projeto mapeou gatilhos e barreiras dos moradores de São Paulo para a adoção de estilos de vida de baixo carbono.
Pesquisa Vida Saudável e Sustentável
Realizada de 2019 a 2022 em parceria com a GlobeScan — e com novas edições previstas —, mapeia atitudes e percepções do consumidor sobre práticas saudáveis e sustentáveis, indicando caminhos para que empresas se conectem com seus públicos.
Caminhos para Estilos Sustentáveis de Vida
A pesquisa de 2015 buscou identificar os gatilhos e as barreiras que, respectivamente, facilitam ou dificultam mudanças de comportamento relacionadas à adoção de hábitos sustentáveis.