loader image
23.09.22 às 11:14

6 dicas para uma rotina mais sustentável no escritório

Está de volta ao trabalho presencial? Conheça simples práticas de consumo consciente para adotar já!

Com o avanço da vacinação no Brasil e com as reduções das medidas de isolamento social, muitas empresas estão retornando —  ou já retornaram — ao escritório presencialmente ou adotaram o modelo híbrido. Cerca de 57% das companhias brasileiras têm alternado entre a casa e o escritório, 33% podem retornar ao modelo tradicional e apenas 10% permanecerão totalmente em home office, destaca o Índice de Confiança Robert Half, divulgado em junho. 

Pensando nisso, preparamos um guia do colaborador consciente, com 6 dicas simples e práticas para você retornar às atividades presenciais gerando o menor impacto possível para si mesmo, para a sociedade e para o meio ambiente. O cuidado começa no momento de sair de casa e vai até as ações (aparentemente) mais banais no local de trabalho. Adotando o consumo consciente, você inspira seus colegas a fazerem o mesmo. Vamos lá?

Sempre que possível, vá de metrô, de ônibus ou de bike 

Pode ser tentador ir de carro ou usar aplicativo de transporte compartilhado para ir até o escritório. Mas, sempre que possível, dê preferência ao transporte público, como o metrô ou o ônibus. Se você mora pertinho do trabalho, outra alternativa ainda mais saudável é ir de bike ou a pé. Que tal? 

Os veículos automotores movidos à gasolina ou a diesel liberam CO2, principal gás de efeito estufa — sem contar no preço do combustível, não é mesmo? Se a distância é longa ou o transporte público é deficiente, você também pode organizar uma carona com os colegas. Assim, diminuímos a quantidade de automóveis nas ruas, as emissões de gases que aceleram a crise climática e você ainda tem a chance de economizar. 

Experiência Akatu: No Akatu, só três pessoas usam o carro de forma individual para ir ao trabalho. Como o nosso escritório fica perto da Avenida Paulista, em São Paulo, nosso time usa muito o metrô. E quem mora mais longe vem de ônibus fretado. Essa é uma forma de minimizar os impactos do nosso deslocamento.

Prepare e leve marmitas!

É tão bom comer uma comidinha caseira, não acha? Levar marmitas, frutas e cereais ao escritório é uma excelente alternativa, não apenas para matar a fome. 

Ao preparar a sua própria comida, priorizando alimentos mais saudáveis para garantir uma dieta balanceada, você tem mais chance de reduzir os desperdícios, além de priorizar o seu bem-estar e economizar. Afinal, comer em restaurantes pode pesar no bolso e forçar gastos além do esperado.  

Experiência Akatu: quando vamos ao escritório, uma vez por semana, pelo menos 30% do time Akatu leva sua marmita e faz a refeição na copa. Se o seu escritório não tem uma estrutura para almoço, converse com os colegas e organize uma pequena copa!

Tenha em mãos um copinho reutilizável ou a sua garrafinha

Deixe sempre na bolsa, na mochila ou na sua bancada de trabalho seu copo reutilizável ou a sua garrafinha de água. Evitar o uso de copos plásticos descartáveis, de uso único, é diminuir a geração  de resíduos. 

Já imaginou se todos os colaboradores da sua empresa pegarem um copinho descartável todas as vezes que forem beber água? Essa prática é insustentável: desperdiça recursos naturais, matéria-prima e ainda gera muitos resíduos desnecessários. Lembre-se: menos descartáveis e mais duráveis, sempre! 

Experiência Akatu: em nosso escritório não há copinhos descartáveis. Todo mundo usa a sua própria garrafinha ou um copo de vidro na hora de ir ao bebedouro ou para pegar um café. 

Descarte corretamente os resíduos 

Preste atenção em cada embalagem, restos de alimentos e itens de escritório que são descartados no ambiente de trabalho.

Separe-os corretamente entre orgânicos e recicláveis e destine este último grupo para a reciclagem. Se no local onde você trabalha não tiver lixeiras separadas para cada tipo de resíduo, dê essa sugestão ao departamento de recursos humanos.

Experiência Akatu: no nosso escritório temos uma lixeira para os  resíduos orgânicos e outra para os recicláveis, que são entregues à coleta seletiva semanalmente.

Minimize as impressões 

Antes de imprimir um documento no escritório, reflita se você realmente precisa deste material impresso. Se há uma alternativa virtual, vale considerá-la!

Ainda que grande parte do papel sulfite venha de árvores de reflorestamento, evitar impressões desnecessárias é racionalizar no uso de recursos naturais na produção do papel (água e energia, por exemplo) e evitar a geração de resíduos. Só imprima se realmente for necessário e utilize esse papel ao máximo, de preferência dos dois lados.

Experiência Akatu: Nosso time raramente usa a impressora, que fica desligada e fora da tomada por dias. Toda a troca de contratos é online e só documentos extremamente importantes e sem alternativa virtual são impressos.

Economize energia elétrica

Podemos poupar energia elétrica no local de trabalho com simples atitudes: aproveite ao máximo a luz natural, evite acender lâmpadas sem necessidade e lembre-se de apagar as luzes ao sair do ambiente. Essas práticas aumentam a vida útil das lâmpadas e economizam energia elétrica. 

Tire da tomada aparelhos ociosos, como impressoras, projetores e televisores, pois mesmo em modo “stand-by” eles consomem energia. No final do expediente, lembre-se de deixar todos eles, computadores também, fora da tomada — especialmente se sua equipe não está indo todos os dias para o escritório. 

Experiência Akatu: em nosso escritório, o último a sair é responsável por apagar todas as luzes e por tirar todos os aparelhos da tomada, como impressora, computadores, máquina de café e bebedouro. Siga esse exemplo!

Confira mais dicas para economizar energia aqui

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também