loader image
11.01.07 às 0:00

Fiesp organiza Prêmio de Conservação e Reuso de Água

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), apoiadora institucional do Instituto Akatu, está realizando o 2º Prêmio Fiesp de Conservação e Reuso de Água. As inscrições encerraram-se no dia 30 de janeiro. A premiação destina-se a todas as industrias sediadas em São Paulo, com o objetivo de divulgar as políticas executadas pelas empresas paulistas a favor do desenvolvimento sustentável. Além disso, segundo a própria Fiesp, o evento procura estimular ações de uso eficiente da água e práticas para a redução do consumo e desperdício, sempre ressaltando os benefícios ambientais, econômicos e sociais gerados por essas medidas. Prêmios como esse sempre informam aos consumidores grau de comprometimento das empresas com temas relacionados ao meio ambiente. Quanto mais informação um consumidor dispõe sobre as empresas, melhores condições têm de avaliar os impactos que a produção causam na economia e no meio ambiente. Assim, pode escolher com consciência na hora da compra de um produto, estimulando outras empresas a adotarem comportamentos sócio-ambientais responsáveis.   Cada empresa pode inscrever apenas um projeto e deve estar de acordo com a divulgação das políticas propostas, respeitados os aspectos comerciais ou estratégicos que impliquem em vantagens competitivas setoriais. Os projetos devem ser encaminhados ao […]
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), apoiadora institucional do Instituto Akatu, está realizando o 2º Prêmio Fiesp de Conservação e Reuso de Água. As inscrições encerraram-se no dia 30 de janeiro.

A premiação destina-se a todas as industrias sediadas em São Paulo, com o objetivo de divulgar as políticas executadas pelas empresas paulistas a favor do desenvolvimento sustentável. Além disso, segundo a própria Fiesp, o evento procura estimular ações de uso eficiente da água e práticas para a redução do consumo e desperdício, sempre ressaltando os benefícios ambientais, econômicos e sociais gerados por essas medidas. Prêmios como esse sempre informam aos consumidores grau de comprometimento das empresas com temas relacionados ao meio ambiente. Quanto mais informação um consumidor dispõe sobre as empresas, melhores condições têm de avaliar os impactos que a produção causam na economia e no meio ambiente. Assim, pode escolher com consciência na hora da compra de um produto, estimulando outras empresas a adotarem comportamentos sócio-ambientais responsáveis.

 

Cada empresa pode inscrever apenas um projeto e deve estar de acordo com a divulgação das políticas propostas, respeitados os aspectos comerciais ou estratégicos que impliquem em vantagens competitivas setoriais. Os projetos devem ser encaminhados ao Departamento de Meio Ambiente da Fiesp apenas com as medidas efetivamente implantadas na empresa para a conservação e reuso da água (confira o regulamento aqui).

De acordo com a pesquisa “Responsabilidade Social Empresarial: O que o consumidor consciente espera das empresas”, realizada pelo Instituto Akatu, a implantação de programas de uso racional de água e energia pelas empresas é considerada, pelos consumidores, uma das ações mais importantes. Segundo a pesquisa, a prática é considerada uma “convergência positiva” entre consumidores e empresas”.

Em São Paulo, o setor industrial é o terceiro maior grupo consumidor de água. Segundo dados divulgados pela Fiesp em 2006, se todas as indústrias brasileiras reutilizassem a água que compram das concessionárias, a economia gerada chegaria a 1,65 bilhão de litros por dia -. Isto equivale a um terço do consumo diário da Grande São Paulo (dados de dezembro/2000 da Sabesp). Porém, no Brasil, apenas 1% das indústrias faz o reaproveitamento da água.

Na primeira edição da premiação, a empresa vencedora foi a Covolan Jeanswear, que reduziu em 70% o volume de água captada em poços artesianos, mantendo sua produção.

Se você quiser seguir o Akatu no Twitter, clique aqui.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também