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26.03.18 às 10:49

Consumo consciente ganha destaque na Base Nacional Comum Curricular

O Akatu enviou sugestões sobre a Base Nacional Comum Curricular ao Conselho Nacional de Educação, que foram aceitas na sua maioria.

As recém definidas diretrizes que devem orientar os currículos escolares de escolas de Ensino Fundamental de todo o país preveem a presença de mais conteúdos sobre consumo consciente e sustentabilidade. O Instituto Akatu enviou sugestões ao Conselho Nacional de Educação (CNE), que foram aprovadas e inseridas na versão final da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em dezembro passado pelo Ministério da Educação (MEC). A BNCC é um documento previsto na Constituição de 1988 com o objetivo de organizar e determinar o conteúdo mínimo que deve ser ensinado em todas as escolas públicas e privadas do País.

Em 2017, o Akatu fez um estudo técnico da 3ª versão da Base e chegou à conclusão de que, embora o documento contivesse as temáticas relacionadas ao consumo consciente e à sustentabilidade em algumas áreas de conhecimento, elas estavam presentes de forma difusa. Era necessário que esses temas fossem abordados de forma mais específica nos currículos escolares. Por isso, o Akatu preparou uma série de sugestões com o objetivo de dar mais destaque a eles dentro das diretrizes propostas para o Ensino Fundamental (tanto nas competências gerais, quanto no ano a ano). As propostas foram enviadas ao Conselho Nacional de Educação (CNE) do MEC durante o processo de consulta pública e apresentadas em uma audiência pública em São Paulo, em agosto de 2017. A grande maioria das contribuições do Akatu foi incluída na versão final da BNCC, conforme pode ser visto abaixo. A versão final foi homologada em dezembro do mesmo ano.

Esta foi uma conquista muito importante para o Akatu, que vem trabalhando com essas temáticas nas escolas desde 2008, e, com maior alcance, desde 2013, quando foi criado o Edukatu – rede de aprendizagem sobre conceitos e práticas de consumo consciente e sustentabilidade para alunos e professores do Ensino Fundamental de todo o Brasil. Uma plataforma na internet, de acesso livre, contém conteúdos em formatos variados, tanto dirigidos a professores como aos alunos, separadamente para o Fundamental 1 e o Fundamental 2. Textos, infográficos, vídeos, jogos, planos de aula, percursos temáticos são oferecidos de maneira atrativa e de fácil utilização, tendo já sido utilizado por 3.000 escolas em todos os Estados brasileiros. Mais de 200 mil pessoas já foram impactadas por esse projeto, entre professores, alunos, familiares e demais integrantes das comunidades escolares.

O próximo desafio será colaborar com a implementação das novas diretrizes da BNCC junto aos planos pedagógicos das redes municipais, estaduais e particulares de ensino no País.

“Ter o consumo consciente e as diferentes questões relacionadas à sustentabilidade em destaque na BNCC é essencial para que essa preocupação esteja de fato presente no dia a dia das escolas de todo o país, facilitando a superação de eventuais desafios relacionados à abordagem interdisciplinar que o tema exige”, comenta Denise Conselheiro, Gerente da área de Educação do Instituto Akatu.

Principais contribuições do Akatu à BNCC

Crédito da foto: Luciana dos Santos Vilas Boas/Instituto Akatu

Uma das propostas mais importantes sugeridas pelo Akatu e acatadas na BNCC foi a inclusão da palavra “consumo consciente” em suas competências gerais, que são uma espécie de fio condutor de todo o documento. Mais precisamente, o termo foi incluído na sétima competência geral, com a redação: “argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo consciente em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta”.

Outra contribuição importante foi a inserção do tema nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental. O texto inicial não expressava de maneira clara as possibilidades de abordagem de temáticas relacionadas ao consumo consciente e à sustentabilidade para essas séries. Para o primeiro ano, foi sugerido o acréscimo de texto (destacado em negrito) na área de Ciências: “comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, seu descarte, e como usá-los de forma mais consciente“. Já para o ano seguinte, a proposta de inserção temática foi relacionada com a área de Geografia, sobre mobilidade: “comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir o seu uso mais consciente de modo a reduzir os riscos para a vida e para o meio”.

No Ensino Fundamental II, o Akatu também formulou propostasque vieram a ser acatadas. Para o sexto ano, por exemplo, a sugestão foi para a área de Matemática: “Interpretar e resolver situações que envolvam dados de pesquisas sobre contextos ambientais, sustentabilidade, consumo consciente, trânsito, entre outros, apresentadas pela mídia em tabelas e em diferentes tipos de gráficos e redigir textos escritos com o objetivo de sintetizar conclusões”. Já para o sétimo, oitavo e nono ano, a sugestão foi para a área de Ciências, abordando o consumo consciente e a produção sustentável como ações de combate às mudanças climáticas e ao aquecimento global.

Tal especificação da cobertura do consumo consciente na BNCC potencializa o uso do Akatu enormemente, levando à expectativa de que um número crescente de escolas fará uso sistemático e contínuo do Edukatu e de seus futuros desenvolvimentos.

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